quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Biodiversidade no quintal

Não usar nenhum tipo de veneno no jardim significa deixar que a vida aconteça como ela é.
Está certo que como não vivemos mais em um ambiente equilibrado, com todas as espécies lutando em igualdade de condições, muitas vezes seu jardim passará por surtos de lagartas, ou de pulgões, ou tantas outras pragas que quase não tem mais nas cidades seus predadores naturais.
Por outro lado, você vai notar que uma quantidade enorme de vida nova, diferente, bichos que você jamais imaginou existirem, passam a frequentar suas plantas e enriquecer a biodiversidade do seu quintal.
Resta a você tentar manter o equilíbrio de forma balanceada para deixar acontecer de tudo um pouco. Catar 70% das lagartas de uma planta ao invés de jogar veneno e matar todas é uma forma de ter lindas borboletas no jardim depois de algumas semanas.
Essa criatura da foto, por exemplo, enfeitada de luzinhas azuis... Imagine-a com asas!
Apareceu aqui no meu quintal, é minha e ninguém tasca! Vou tentar acompanhá-la ao longo dos dias pra descobrir que borboleta ela vai virar.

6 comentários:

  1. Vc por acaso sabe qual a espécie desta lagarta que encontrou em seu quintal?Em meu quintal aparecem MTAS nessa época do ano e preciso saber se é "venenosa" ou não, por causa dos meus cães...Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nanda,
    não tenho ideia da espécie da lagarta nem se ela é venenosa, mas eu acho que é possível que ela queime. Digo isso pelo jeitão desses pelos/espetos, sei lá...
    Também tenho cachorros, tenho gatos, e como nunca tive nenhum surto grande de nenhuma espécie, não esquento muito a cabeça com isso. Imagino que a pelagem os proteja um pouco, mas claro que é sempre um risco.
    Um beijo e obrigada pela visita. Volte sempre!
    Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Olá,tudo bem?
    Nossa,apareceram muitas dessas em minha trepadeira Unha de Gato.
    Você conseguiu ver a metarmofose?
    Tentrei procurar algo sobre essa espécie,mas não encontrei nadinha.
    Beijos
    Feliz 2011 !!!

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe como será a borboleta/mariposa dessa lagarta?

    ResponderExcluir
  5. Essa é uma lagarta da especie de borboleta Junonia evarete . já criei varias lagartas de borboletas e esta é uma delas . Os machos dessa especie possui uma coloração azulada nas asas posteriores , já as fêmeas são marrons ... Esta lagarta não é venenosa eu já peguei varias na mao ... Espero ter ajudado .

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    É Junônia Coenia , não é venenosa e, são super dóceis de manipular, eu tenho várias aqui em casa e, já salvei algumas , já criei borboleta e, já cuidei de borboleta com asa 'quebrada' ... se quiserem ver, tenho no meu blogue :

    http://blogdatin.blogspot.com.br/search/label/Junonia%20Coenia

    É uma borboleta , mas aqui em casa, elas vem por causa dessa planta chamada Cymbalaria Muralis , que é uma espécie de hera , que não é comum por aqui ... quando tem lagartas e a hera acaba, porque elas devoram mesmo, às vezes elas morrem e, eu não consigo fazer nada... certa vez comprei vários tipos de plantas para tentar achar uma substítuta, então por isso vim, gostaria de saber, qual tipo de planta elas se alimentam em seu quintal? Abraço !

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.