sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Colírio

Ramphocelus bresilius - Tiê Sangue macho
Reserva Guainumbi, São Luiz do Paraitinga - SP
setembro de 2010
Foto de Luiz Felipe R. Valentini

Picumnus cirratus - Pica Pau anão barrado
São José dos Campos - SP, setembro de 2010
Foto de Luiz Felipe R. Valentini

As primeiras semanas da primavera são as melhores do ano para sair por aí observando pássaros. A prática, batizada de Birdwatching, é considerada um hobby dos mais ecológicos e ganha cada vez mais adeptos mundo a fora. Já existem, inclusive, pacotes especiais de viagem voltados especificamente para amantes dessa atividade. É possível viajar pelo planeta com grupos formados para observar aves.
De longe, numa olhada rápida, todos os voadores parecem meio iguais, mas munido de uma câmera fotográfica com um pouco de zoom, um binóculo e uma certa dose de paciência você será surpreendido por pequenos seres graciosos, de colorido especial e hábitos curiosos.
Mesmo nos grandes centros urbanos é possível encontrar uma grande variedade de espécies em parques bastante arborizados, e se você mora perto de pequenas florestas, daí tem um prato cheio para aproveitar.
As dicas para não voltar frustrado para casa são:

- saia a campo nas primeiras horas do dia. Aves acordam com o nascer do sol e logo cedo começam a procura por comida. É nessa hora que se mostram mais
- use roupas discretas, de cores como verde e bege, por exemplo, que camuflem você na vegetação
- ficar parado por algum tempo num lugar estratégico como as proximidades de uma árvore frutífera ou um local com água aumentam suas chances
- preste atenção nos pios e cantos e tente seguí-los
- se encontrar um ninho, mantenha-se o mais distante possível e apenas observe. NUNCA mexa nos ovos. Por razões óbvias

Há pouco menos de dois anos, observadores e fotógrafos de aves amadores e profissionais do país começaram a rechear um site criado especificamente para armazenar os registros de espécies feitos principalmente no Brasil. Hoje já são mais de 5.000 colaboradores e 1.633 espécies registradas em 162.405 fotos disponíveis no site, além de mais de 10.000 registros de sons de aves. Até espécies raríssimas dadas como extintas já foram descobertas por essa turma de apaixonados.
Para curtir lindas imagens, incríveis criaturas voadoras e descobrir a que nível de seriedade pode chegar um hobby, acesse o Wikiaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.