terça-feira, 31 de julho de 2012

Os 5 primeiros passos da formiguinha consciente


As duas perguntas que mais tenho respondido em entrevistas para matérias de jornais e revistas são:
  • Quais são as atitudes sustentáveis imprescindíveis que as pessoas devem adotar urgentemente?
  • Como cada um de nós pode fazer a sua parte?
Convicta que estou, respondo sempre começando com:

Antes de mais nada, é fundamental sentir-se parte de um todo (e não dono de tudo) e entender que temos responsabilidades para com nossas ações, porque todas elas têm efeitos e consequências no meio ambiente. É preciso ter consciência da necessidade de mudança de atitude para então comprometer-se com ela, porque sem um sério comprometimento, logo a falta de hábito, algumas dificuldades e um pouco de preguiça põem a perder toda a disposição de mudar.

Depois, faço uma listinha básica de atitudes urgentes que devem ser adotadas por cada formiguinha do planeta:

  • CONSUMO CONSCIENTE. O valor em dinheiro não pode ser mais o único critério de desempate na escolha de bens de consumo. É preciso avaliar também, no momento da compra, critérios de produção, escolha de matéria-prima, eficiência e aproveitamento do material da embalagem, reciclabilidade e a real necessidade do produto
  • RACIONALIZAÇÃO DAS COMPRAS DE ALIMENTO. Mais da metade do lixo produzido no Brasil é composto por matéria orgânica, e grande parte dela é de restos de alimento. Estima-se que residências e restaurantes joguem fora cerca de 40% de toda a comida que adquirem. É importante fazer compras menores, mais planejadas e aproveitar melhor os produtos
  • USO RACIONAL DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA. Pensar na melhor maneira de usar a água cada vez que se abre a torneira, apagar luzes e desligar equipamentos que não estão sendo utilizados são os primeiros passos para a economia desses recursos. Substituir lâmpadas incandescentes e aparelhos de alto consumo de energia elétrica também são ações importantes
  • SEPARAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. Empenho na separação do que pode ser reciclado deve virar um hábito. É cada vez maior o número de usinas de reciclagem de papel, vidro, metal e plástico, esses materiais têm grande valor no mercado e a população deve fazer a sua parte encaminhando corretamente embalagens e produtos usados, além de cobrar dos municípios a coleta seletiva de lixo
  • MUDANÇA DE HÁBITOS DE TRANSPORTE. Abrir mão do automóvel e usar o transporte público pelo menos alguns dias da semana pode ajudar bastante a redução do uso de combustíveis fósseis e consequentemente as emissões de gás carbônico nas cidades. É comum que a população que se locomove diariamente de carro tenha resistências com relação a essa mudança por questões de praticidade e conforto, mas em alguns casos é bastante frequente que, depois de experimentá-la, descubra-se que o transporte público não é tão ruim e incômodo quanto se pensava

Para quem não está acostumado com nenhuma das atitudes sugeridas acima esse pode parecer um pacotão difícil de carregar, mas uma coisa é certa: uma vez que as mudanças de hábitos se tornem atitudes normais e estejam completamente inseridas no dia a dia, é um caminho sem volta.
Ou você tem algum conhecido ex-consciente e ex-comprometido?

9 comentários:

  1. Grande Juliana. Seu trabalho é muito bonito. Você é uma formiga gigante e a cada pequeno toque que você dá, alguém irá mudar seus hábitos e proteger nosso lindo planetinha azul.
    Fico orgulhosa de poder lhe dizer que já aplico os cinco passos aqui sugeridos e ainda procuro 'convencer' mais gente a fazer o mesmo. Muitos usam a desculpa de que a cidade de Belo Horizonte só tem coleta seletiva nos bairros ditos 'nobres', quando, de fato, deveria contemplar toda a Grande BH. Mas, mesmo não tendo disposição para separar o lixo e levá-lo aos locais de coleta já separado, como fazemos aqui em casa, é possível fazer alguma coisa através do consumo consciente, evitando embalagens não recicláveis; produtos com excesso de embalagens, uma dentro da outra; e reduzindo a aquisição de produtos sem compromisso com o meio ambiente e os que não sejam realmente necessários. Aqui vale a máxima MENOS É MAIS. Um abração, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela querida,
      seus comentários têm me feito uma formiga ainda mais forte e mais disposta a trabalhar! rsrsr Tudo que uma blogueira precisa é de uma leitora como você, assídua e sempre super carinhosa.
      Meus muitos agradecimentos, també com muito carinho.
      Um beijo grande,
      Juliana.

      Excluir
  2. Ju, ótimo post! Eu sempre digo que se você não consegue colocar em prática todos os itens acima, comece por um deles. Depois de transformar um deles em hábito, fica mais fácil adotar os outros, né?

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Carol! E eu concordo com você: tantas coisas a gente já faz e nem se da conta, afinal já se acostumou... adotar uma de cada vez é a melhor maneira de ir se adaptando!
    Beijo!
    Juliana.

    ResponderExcluir
  4. Flanzie,
    é muito boa a sensação de estar fazendo a nossa parte, não é?
    Obrigada pela visita!
    Um beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  5. Que tipo de praga pode afetar o cultivo de coentro, o popular cheiro verde?

    ResponderExcluir
  6. Estou cultivando Orta no quintal de minha casa e estou sofrendo com um tipo de mosca muito pequena que está matando o cheiro verde.

    ResponderExcluir
  7. Estou cultivando Orta no quintal de minha casa e estou sofrendo com um tipo de mosca muito pequena que está matando o cheiro verde.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.