sexta-feira, 20 de julho de 2012

Estreando com um clássico


O De Verde Casa está de visual novo, e nada melhor que estrear com Rachel Carson, para dar sorte. A pesquisadora americana é uma espécie de mãe para os ambientalistas de todo o mundo. Seu livro Primavera silenciosa, lançado em 1962, deu início a uma verdadeira revolução em defesa do meio ambiente que resultou na proibição do DDT, inseticida cancerígeno, e instigou mudanças históricas nas leis que dizem respeito aos recursos naturais.

A preocupação apaixonada de Carson com o futuro do planeta reverberou poderosamente por todo o mundo, e seu livro foi determinante para o lançamento do movimento ambientalista. É leitura obrigatória para todos os que querem entender melhor como era o mundo antes da humanidade conhecer suas responsabilidades ambientais e quais foram os efeitos dos erros cometidos pela falta de consciência ecológica dos governos. Cheio de histórias e embasamento científico, o texto conta os erros e acertos ao longo dos tempos e, apesar dos 50 anos de idade, é absolutamente atual. Raramente um único livro altera o curso da história, mas, sem nenhum exagero, Primavera silenciosa fez exatamente isso.

É mais um daqueles títulos que fura a fila de leituras da mesa de cabeceira, e com toda razão.

3 comentários:

  1. Realmente esse livro é muito importante, leitura obrigatória! Parabéns pelo novo layout, está lindo! :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o novo visual, ficou clean e elegante. Não conheço o livro sugerido. Vou lê-lo, parece muito bom. Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Carina e Angela,
    que bom que gostaram!
    Beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.