segunda-feira, 16 de julho de 2012

Reconheça firmas e descarte baterias


Para quem pensa que o interior anda a passos mais lentos do que as grandes capitais, a notícia é que em Holambra, uma pequena cidade de 11 mil habitantes próxima a Campinas, já são muitas as iniciativas de mudanças de hábitos e atitudes sustentáveis.

O cartório da cidade - que aliás já ganhou prêmio pela qualidade do atendimento - supostamente não tem a função de coletar materiais descartados, mas tomou a iniciativa de oferecer aos seus clientes a oportunidade de entregar baterias usadas e celulares aposentados para que sejam encaminhados ao destino correto.

Com este tipo de iniciativa do comércio fica cada vez mais fácil organizar o descarte de lixo da população, que tem à disposição diversas opções de pontos de entrega de seus rejeitos. Sem falar que a simples presença de um coletor de baterias também faz sua parte educativa.

Se você é proprietário ou empregado de um comércio com grande circulação de clientes ou frequenta um lugar assim, que tal sugerir a adoção de iniciativas como essa? Facilitar a logística do descarte de lixo e material reciclável também é uma maneira de fazer a sua parte.

5 comentários:

  1. Grande sugestão! O Santander recolhe este tipo de resíduo e muitos dizem que sua responsabilidade social é apenas para angariar clientes. Que seja! O benefício ultrapassa as fronteiras da empresa. Como já disse Pierre Weil, "pense globalmente, aja localmente". Valeu, Juliana! Um abraço. Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela querida,
      concordo plenamente com você, o benefício ultrapassa as fronteiras da empresa. Não tenho nada contra nem a favor desse banco, mas tenho restrições a quem diz que a responsabilidade social das empresas é apenas para angariar clientes. Será que todas elas são somente interesseiras? Será que não existe nenhuma Angela ou Juliana trabalhando nelas, com reais preocupações ambientais e educacionais?
      Um abraço forte,
      Juliana.

      Excluir
  2. O Estado de São Paulo - 15 de julho de 2012

    Indústrias das cidades vizinhas, queimadas e proliferação de veículos ameaçam a qualidade do ar em Holambra
    Na cidade em que as ruas, as praças e até as placas de trânsito têm nome e forma de flores, o ar que se respira não é tão puro como se imagina. Holambra, a capital das flores, entrou na pior faixa de classificação de qualidade do ar neste ano, segundo a Cetesb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Anônimo, como diz o título da reportagem, nem a cidade das flores escapa do problema da poluição do ar. Holambra tem o charme e as vantagens de uma cidade do interior mas, por ser refúgio de quem quer escapar dos problemas das grandes cidades, tem tido grande aumento do número de carros e ainda sofre com queimadas da agricultura e poluição de indústrias das cidades vizinhas.
      É uma pena, não ?
      Um abraço e seja sempre benvindo (na Holambra e no De Verde Casa),
      Juliana.

      Excluir
  3. Tem razão, Juliana. Os bons são em maior número. Bj. Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.