quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Minhocas de estimação

Uma boa opção para apartamentos e casas com pouco espaço disponível é a vermicompostagem. Não se assuste com o “vermi”, na verdade são minhocas.
No minhocário caseiro, minhocas se encarregam de transformar os restos da sua cozinha em húmus, aquele mesmo que você compra em supermercados e lojas de jardinagem.
É tudo muito simples: três caixas plásticas empilháveis, uma tampa, um pouco de terra ou humus só pra começar e um tanto de minhocas, cerca de meio litro. Duas das caixas devem ter furos no fundo, aproximadamente de meio centímetro de diâmetro, que podem ser feitos facilmente com uma furadeira doméstica.
.

Fundo das caixas do meio e de cima

E então tudo começa assim:

Caixa de baixo (sem furos no fundo, para armazenar o chorume)
.
A caixa de baixo fica sempre vazia. É ela quem vai recolher o líquido gerado durante a compostagem. Esse líquido, também conhecido como chorume, no caso da compostagem de materiais orgânicos é também muito rico em nutrientes, e, assim como o material sólido gerado, pode ser usado para adubas suas plantas. Você pode usá-lo para regá-las ou borrifá-lo nas folhas a cada 15/20 dias. Uma rápida observação sobre chorume: o que é gerado por lixões e aterros sanitários é altamente prejudicial para o meio ambiente por ser resultado de uma mistura descontrolada de materiais orgânicos, inorgânicos e muitas vezes tóxicos.
.
Caixa do meio
.
Na caixa do meio a mágica começa a acontecer. Quando inaugurar seu minhocário, você deve cobrir o fundo da caixa do meio com um pouco de terra (para as minhocas se sentirem em casa!), colocar as minhocas (no final do post falo mais sobre elas), depois colocar por cima o material orgânico (que aqui chamaremos de material úmido) e misturar a ele duas partes do material seco.
Um detalhe que acelera todo o processo de decomposição: quanto mais picados estiverem os materiais, tanto úmidos quanto secos, mais rápido você vai ter seu húmus pronto.
Assim:
Flores despetaladas, cascas de banana e laranja, talos de verduras e alguns guardanapos usados picados

Folhas secas inteiras

As mesmas folhas secas, agora picadas
.
Todos os materiais das fotos acima, úmidos e secos, misturados na caixa do meio

Conforme for gerando lixo úmido em casa você vai abastecendo o minhocário.
O que pode ser colocado nele:

Material úmido: restos de vegetais como talos não utilizados, cascas de frutas e legumes, filtro de café com a borra, saquinhos de chá, sobras de alimentos cozidos ou estragados (arroz, feijão, macarrão...), casca de ovo picada, podas de plantas do jardim, flores estragadas, etc.

Material seco: folhas secas de árvores e plantas, guardanapos de papel usados, papel toalha, jornal, etc.

Como tudo acontece?
O que garante uma boa decomposição, sem gerar cheiro ruim nem atrair insetos, é o correto balanceamento entre o úmido (nitrogênio) e o seco (carbono). Sempre que colocar seu lixo orgânico na caixa do meio você deve respeitar a proporção de uma parte de material úmido para duas de material seco, que pode ser composto só de folhas ou principalmente de folhas com um pouco de diferentes tipos de papel, como os citados acima. O minhocário pode ser abastecido todos os dias, desde que respeitadas essas proporções. Ter uma pá ou um ancinho sempre à mão ajuda na hora de cavar um buraquinho pra depositar o material um dia num canto, outro dia no outro...
No começo você pode ficar um pouco inseguro, cheio de dúvidas e perguntas, mas com o passar dos dias vai perceber que você mesmo consegue responder suas questões. A principal delas é a umidade. O normal e desejável é que o minhocário não produza cheiro ruim. Mesmo. Zero cheiro ruim. Aliás, muito pelo contrário. É muito comum abrir a tampa na hora de abastecer e sentir aquele gostoso cheiro de terra molhada pela chuva. Então se o seu minhocário ameaçar ficar fedido é fácil saber o que está acontecendo: muito material úmido para pouco seco. É o erro mais comum. Então basta acrescentar um pouco de folhas secas para compensar e passar a calcular com mais atenção a proporção uma parte de úmido para duas de seco no dia a dia.

Aparência do material da caixa do meio, ainda em abastecimento. A textura ainda é "grossa" porque a decomposição está apenas começando.

.
Mudança de andar
Bem, então um dia você vai ter enchido completamente a caixa do meio. Essa é a hora de passar essa caixa cheia para cima e colocar a que estava em cima, vazia, no meio. Aí então suas minhocas ficam no andar superior trabalhando para produzir o seu húmus enquanto você começa a encher a caixa do meio. Pelos furos do fundo da caixa de cima (lembre-se, a do meio e a de cima tem que ser furadas) o excesso de chorume vai escorrer, deixando seu adubo sequinho, e as minhocas vão se transferir para a caixa do meio conforme forem percebendo que você começou a enchê-la com “comida nova”.
Depois de aproximadamente 50 dias de repouso todo o material da caixa de cima vai estar transformado em húmus e você poderá usá-lo nos seus vasos, no jardim, na horta...
.
Aparência do materia da caixa de cima depois de 50 dias de repouso. Tudo já foi decomposto e a textura é bem mais fina que no início do processo.
.
Algumas minhocas ainda vão estar por aí, o que é ótimo para as plantas, mas a maioria delas já vai ter se mudado para a caixa do meio nesse período. E se por acaso nesse momento você não tiver uso para o húmus disponível, você pode dá-lo de presente para os amigos, em saquinho caprichado com laço e etiqueta contando como você produziu aquilo, claro! Quando sua caixa do meio estiver novamente cheia será hora de passá-la pra cima, e a de cima vazia para o meio, e tudo começa outra vez.
.
Caixa de cima cheia, pronta para iniciar os 50 dias de repouso.

Conjunto das 3 caixas com a tampa superior

O que não pode colocar:
- carne de qualquer espécie. Não é o alimento preferido das minhocas, tem decomposição lenta e pode atrair moscas
- excesso de frutas cítricas. O sumo é ácido e atrapalha um pouco o processo. Uma dica é deixar cascas de frutas como limão, laranja e abacaxi secarem por alguns dias antes de irem para o minhocário
- papel higiênico usado. Apesar do tema também ser DEJETOS, não misturemos os capítulos! Papel higiênico, aliás, pode ser jogado direto na privada mesmo. Vide post aqui.

Medos:
- as minhocas certamente tem mais medo de você do que você delas. Elas não avançam, não mordem nem correm atrás de ninguém, portanto se você está com receio, tome coragem e encare. Com o tempo passa a ser a coisa mais natural do mundo, acredite. Eu também já tive um pezinho atrás. Além do quê, você não vai ficar pegando em minhocas todos os dia e elas não fogem do minhocário para passear pela sua casa. Aliás, muitas vezes você mal as vê, porque quando levanta a caixa de cima para abastecer a do meio as minhocas que estão na superfície logo se escondem. Elas são fotofóbicas, não gostam de luz, então se enterram rapidinho.
- o minhocário em equilíbrio (e isso é fácil conseguir) não atrai ratos, baratas, formigas nem moscas. Também não tem cheiro ruim NENHUM, acredite.

Detalhes:
- se precisar viajar, não se preocupe, você não precisará de uma vermi-sitter! As minhocas podem ficar até três meses sem receber comida. Diminuem sua atividade e ficam dentro do minhocário numa boa até você retomar a rotina.
- com o minhocário em funcionamento as minhocas se reproduzem quando percebem que há muita oferta de comida para poucos indivíduos. É comum encontrar pequenas bolinhas amareladas misturadas ao composto. São os ovos. E quando percebem que a população está grande demais para pouca comida e espaço, a reprodução é interrompida. Inteligente, não?

Características e dimensões:
- para uma casa que produz aproximadamente meio litro de lixo úmido por dia (produção de duas pessoas, em média), um sistema de caixas de 30 X 40 X 15 cm de altura é o suficiente.
- para uma casa de três a cinco pessoas, que produzam um litro de resíduo orgânico por dia, as caixas devem ter aproximadamente 45 X 60 X 30 cm de altura.
- as caixas podem ser de plástico ou madeira, o que você achar mais conveniente. As minhas são de plástico reciclado, e normalmente esse material é produzido na cor marrom.
- é importante que a caixa de cima tenha uma tampa, para evitar que insetos depositem ovos no composto.
- alguns minhocários tem uma torneirinha na caixa de baixo para a coleta do chorume. Eu não acho necessário, simplesmente tiro as duas de cima e viro a caixa de baixo fazendo o líquido escorrer pela quina.

Sobre as minhocas:
- As minhocas mais adequadas para um minhocário em caixas são as dos tipos Vermelha da Califórnia e Gigante Africana. As explicações que encontrei são que são mais rápidas na decomposição do material e se adaptam bem a esse sistema estanque. Nunca experimentei outro tipo, mas talvez você possa tentar... As minhas, as Vermelhas da Califórnia, eu encontrei pela internet em produtor que fornece para pesqueiros. Encomendei pelo telefone e retirei numa loja de plantas em São Paulo.

Sobre comprar pronto:
Se tudo isso te parecer de difícil realização você pode pesquisar na internet empresas que vendem minhocários prontos. Minha sugestão é a Minhocasa, empresa sediada em Brasília-DF, com representante em São Paulo e vendas pelos Correios para todo o Brasil.
Animou-se? Então comece logo a fazer o seu dever de casa!

566 comentários:

  1. Olá!

    Gostaria de uma dica sobre aonde comprar essas caixas que vc utilizou para fazer o minhocário!
    Estou tentando achá-las faz tempo e não consigo! Mas eu mesmo quero comprar as caixas e fazer os furos, pois o minhocário da Minhocasa é muito caro!
    Se puder, me ajudaria muito se vc me falasse aonde conseguiu as suas caixas. Sou de São Paulo e meu e-mail é yarakm@yahoo.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure as caixas da " marfinite"

      Excluir
    2. I was searching for loan to sort out my bills& debts, then i saw comments about Blank ATM Credit Card that can be hacked to withdraw money from any ATM machines around you . I doubted thus but decided to give it a try by contacting {Blankatmoffice@gmail.com} they responded with their guidelines on how the card works. I was assured that the card can withdraw $5,000 instant per day & was credited with$50,000,000.00 so i requested for one & paid the delivery fee to obtain the card, after 24 hours later, i was shock to see the UPS agent in my resident with a parcel{card} i signed and went back inside and confirmed the card work's after the agent left. This is no doubts because i have the card & has made used of the card. This hackers are USA based hackers set out to help people with financial freedom!! Contact these email if you wants to get rich with this Via: Blankatmoffice@gmail.com or WhatsApp Via +1 (504) 500-0537..

      Excluir
  2. Olá! Muito obrigada pela visita.
    Comprei minhas caixas na Marfinite do Ipiranga, em São Paulo.
    O site geral da Marfinite é www.marfinite.com.br, mas esta loja, especificamente, tem um site próprio: www.marfiniteipiranga.com.br
    Todos os produtos feitos em plástico marrom, que eles chamam de cor Café, são feitos com plástico reciclado, normalmente aparas que sobram da fabricação dos outros.
    Boa sorte com seu minhocário, volte para contar suas experiências e seja sempre muito bem vinda ao De Verde Casa.
    Um abraço,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse seu tutorial de como fazer a casa de minhocas, alem da dificuldade que estou tendo em ancontrar os recipientes adequados para esse bioma tive algumas duvidas, em outros sites que li sobre esse tipo de vermicompostagem sempre dizem que tem de fazer furos pequenos na tampa para entrar ar, e mencionam um pano permeável entre a segunda e terceira caixas, que é até plausivel pois senão as minhocas e a terra cairam para a terceira caixa. Como você fez para que essa queda não ocorra?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Anônimo,
    Eu não uso o pano permeável. Às vezes acontece de encontrar uma ou outra minhoca passeando pela caixa de baixo, mas ela pode voltar pelo mesmo furo por onde saiu e tudo bem. O único problema é que se a terceira caixa (a do chorume, que é líquido) estiver cheia, a minhoca pode se afogar. Mas como o ideal é sempre coletar o líquido e não deixar que se acumule muito, não tenho perdido minhocas afogadas. Uma outra coisa que ajuda é colocar uma pedra ou um tijolo no fundo da terceira caixa encostado num dos cantos, assim funciona como uma ilha, se por acaso a caixa encher demais.
    Quanto à terra sair pelos furos, isso também não acontece por aqui. Os buraquinhos tem cerca de 5mm, no máximo, (podem até ser menores, eu é que exagerei) e como o composto lá dentro está sempre um pouco úmido, mesmo com a movimentação das minhocas na caixa ele não cai.
    E, por último, nenhum dos modelos de composteira em que me baseei tem furos na tampa, então também não os fiz. Acho que podem ser entrada de moscas ou bichos que gostem de frequentar substâncias em decomposição, apesar de que o sistema quando bem equacionado não exala cheiro, então prefiro uma tampa realmente fechada. E se você cuidar para alimentar a composteira sempre com uma parte de matéria úmida para duas de matéria seca (ou até um pouco mais), não há necessidade de ter furos para evaporação, pois o composto terá a umidade equilibrada. Para mim é esse o segredo: cuidar para não ter umidade demais. Assim você evita cheiro, mofo, fungos, chorume em excesso e problemas na decomposição. É melhor sempre errar pra mais matéria seca do que pra menos.
    E se surgirem outras dúvidas, estou à disposição.
    Um abraço e seja sempre bem vindo ao De Verde Casa,
    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal, os fungos também são agentes decompositores.

      Excluir
  5. Bom dia, meu nome é Paulo eu adorei esse post e todo o site eu não conhecia e me amarrei nele virei seu fã meus parabens pelo seu trabalho, eu vô instituir a vermecompostagem aqui em casa também, só queria saber qual o nome do modelo da caixa que você usou, aqui na minha cidade eu não achei nada parecido e sabendo o nome do modelo tentarei encontrar na net, quanto você pagou pelas caixas +/-?

    ResponderExcluir
  6. tenho uma grande duvida na proporçao da materia organica em relaçao a terra,queria saber quantos % tenho que colocar de terra e quantos % tenho que coloca de materia organica em um tambor de 60 litros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que colocar material seco de forma evitar umidade em excesso e facilitar a oxigenação evitando assim cheiro desagradável !

      Excluir
  7. Gabriel,
    na minha opinião é mais eficiente colocar material seco (folhas ou folhas + papel jornal, por exemplo) ao invés de terra, porque assim você consegue um bom equilíbrio de carbono (material seco) e nitrogêncio (material úmido), o que garante uma decomposição rápida e inodora.
    Quanto às proporções, é sempre uma parte de material úmido para duas de material seco, bem misturados.
    Se quiser, você pode encher todo o tambor de uma vez só e então deixá-lo iniciar a decomposição sem acrescentar mais nada. Neste caso você colocará dentro dele 20 litros de material úmido + 40 l de material seco.
    Ou então vá enchendo o tambor aos poucos e quando ele estiver completo você o deixa em repouso e inicia um novo tambor enquanto o primeiro completa a decomposição. Neste caso os volumes podem variar: num dia sua casa produziu 2 litros de material úmido, então você acrescenta a ele 4 litros de mat. seco e joga tudo no tambor. No dia seguinte você tem só 1 litro de mat. úmido, jogue no tambor com mais 2 de mat. seco, e assim por diante, até enchê-lo.
    Qualquer outra dúvida, não deixe de escrever.
    E obrigada pela visita!
    Um abraço,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  8. então é por este motivo que meu projeto esta dando errado...eu so estou colocando o material umido(nitrogenio)e falta o material seco(carbono).Entao eu poderia estar colocando ao inves de terra o capim seco,ou qualquer tipo de folha de jornal?

    ResponderExcluir
  9. Sim, Gabriel, é fundamental colocar duas partes de material seco para cada uma de material úmido, senão a decomposição não acontece e tudo apodrece.
    Você pode sim usar capim seco e um pouco de jornal, mas quanto mais variado for o material seco mais rico será o adubo produzido no final. O mesmo acontece com o material úmido: a variedade dele também enriquece o produto final.
    Só não é indicado colocar apenas jornal por ser um material industrializado, com tinta, etc. Um pouco tudo bem, mas acrescente principalmente folhas secas, e se possível variadas.
    Você pode juntar folhas verdes do chão e esperar que elas sequem, para então usar na composteira. É assim que eu faço.
    Qualquer outra dúvida, apareça!
    Um abraço,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  10. muito obrigado por tirar minhas duvidas...
    mas tenho uma ultima duvida
    eu tenho que misturar a materia que eu produzi no dia com a materia que ja esta no tambor,ou é so jogar por cima?

    ResponderExcluir
  11. Eu não misturo porque tenho minhocas na minha composteira e elas fazem a mistura por mim.
    Na verdade misturar não é fundamental, você pode ir só depositando em um dia em cima do outro, mas uma mexida ou outra de vez em quando oxigena a coisa toda e isso ajuda na decomposição. Tem gente que faz simples montes no chão, em cima de uma parte de terra do quintal, e de tempos em tempos "tomba" o monte, pra parte de baixo ir pra cima e a de cima ir pra baixo. Sempre ajuda.
    Um abraço e volte sempre,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Seu blog é muito legal, parabéns! Adorei a idéia do minhocário, vou providenciar o material, já que adoro fazer minhas próprias coisas. Mas uma pergunta do Gabriel, aí em cima, me encucou: como a tinta do jornal é muito cheia de metais pesados, como ficaria isso? Penso que pode contaminar a terra, as plantas, não sei. O que vcs acham?
    Abraços e obrigada!

    Kenia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kenia,
      não sei exatamente as consequências da tinta do jornal. Ela tem chumbo, sim, mas não sei dos efeitos dessa contaminação.
      Se um dia aprender algo sobre isso, por favor volte aqui para nos contar.
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  13. Olá Juliana,meu minhocario esta indo bem ,apos suas dicas....
    mas gostaria de saber uma coisa,sobre a venda do humus,você ja conseguiu vender o humus pronto?
    gostaria de saber também,se a serragem pode ser colocado na mistura também ?
    um abraço,espero sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel,
      nunca nem tentei vender humus, uso todo o meu.
      Serragem pode sim ser adicionada à mistura, sempre mantendo as proporções, e quanto maior a variedade de materias secos e molhados, melhor.
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  14. Juliana,
    Show de bola. Valeu por todas as informações e pela paciência em ajudar. A minha composteira já tá voando há 30 dias +/-. Eu tinha visto que depois de encher a do meio, o novo lixo iria para a caixa de cima e as minhocas subiriam. Achei estranho pq o chorume da superior iria pingar sobre a do meio mas é assim que ensinam lá no UOL. A outra dúvida é sobre a oxigenação. Ouvi dizer que tinha que mexer diariamente e eu estava fazendo isso. Tenho percebido que o fundo da caixa do meio fica sempre úmido demais e é onde as minhocas preferem ficar. Devo trazer ese material todo pra cima? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orison,
      eu prefiro deixar a caixa que "descansa" em cima porque o chorume dela vai caindo sobre a de baixo, que está sempre ganhando matéria seca, e vai secando. Quando deixei essa caixa no meio ela nunca secou, justamente porque o chorume da de cima caía sobre ela.
      Sobre revolver o conteúdo todos os dias, eu não acho necessário. A umidade fica embaixo mas é lá que estão os furinhos, então o excesso acaba indo para a última caixa. Mas mexer também não estraga. Eu só tenho pena de ficar dando cambalhota nas minhocas toda hora...
      Um abraço!
      Juliana.

      Excluir
  15. Olá Juliana, adorei o seu blog!
    Iniciei a compostagem com minhoca nestas caixas de 3 andares há 45 dias. Fiz os furos, no inicio parece que estava dando certo, mas eu imagino que utilizei pouca meteria seca em relação a úmida e também fiz furos na tampa pq estava dando gotinhas na tampa. Hoje já estou com uma caixa cheia, mas está com fungo e mosquinhas. Adicionei mais materia seca agora, mas não sei se tem salvação...Acho que estragou. Gostaria da sua opinião, acha que vale misturar matéria seca a este composto e aguardar? Não sei se as minhocas estão vivas....Não sei o que fazer...Grata, Clarice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarice, que bom que gostou do blog.
      Descobrir se as minhocas estão vivas é fácil, basta revolver a terra com uma pá e ver se elas se mexem. Colocar bastante matéria seca e aguardar é sempre bom, pode ser que o composto se estabilize.
      Os furos na tampa é que não são uma boa ideia, porque por aí sempre vão entrar moscas e outros bichinhos, e eles colocarão ovos lá dentro.
      Mas já passou muito tempo e só hoje vi seu comentário. Acho que ele ficou perdido por aqui, peço desculpas.
      Se quiser voltar para contar o que aconteceu no fim das contas, vai ser legal. Sempre aprendemos com as experiências dos outros.
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
    2. Juliana,
      Bom dia! Acabo de ver que meu minhocário estava cheio de fungo e não estou vendo quase minhocas. Provavelmente morreram.
      Não quero desistir do minhocário. Alguma sugestão?
      Obrigada desde já

      Excluir
  16. Já estive olhando esse esquema de montar um minhocário e seu site é bem explicativo. Parabéns!
    Só um detalhe. No item "Mudança de andar" acho que tem um equívoco. Fala que devemos colocar a caixa vazia no meio e começar a enchê-la de material orgânico. Mas não seria mais fácil se o material orgânico fosse colocado na caixa de cima, e a caixa do meio fosse aquela que ficasse cheia esperando o final da compostagem?

    Abraços
    Marcos - Brasília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, obrigada e que bom que gostou do blog.
      Mais fácil é sim, afinal no dia a dia só seria necessário levantar a tampa para abastecer o minhocário. Só que quando a caixa cheia fica em "repouso" em cima, acabando o período de decomposição, ela não recebe pingos de chorume da caixa que está sendo diariamente abastecida, então o resultado final é um húmus mais sequinho, mais legal.
      Se ficar no meio ele estará sempre molhado ou pelo menos úmido demais, e é pior trabalhar com ele assim.
      Sacou?
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  17. Alô. Achei seu blog o máximo e com excelentes dicas.
    Muito obrigada. Um abraço

    ResponderExcluir
  18. Muito bom seu blog, inclusive foi por aqui que achei as caixas da Marfinite, já fiz meu minhocario, estou seguindo suas dicas. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria José, muito obrigada.
      Seja sempre bem vinda!
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  19. olá.

    Tenho um minhocário do Thiago (Cadico), e ainda não coloquei as minhocas. vc acha q se eu colocar com um pouco de terra seria seguro mais para elas? muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valéria,
      desculpe a demora para te responder.
      Um pouco de terra não faz mal, não. Não que seja mais seguro, mas é como um "mimo" para as minhocas. Logo no começo do minhocário você pode cobrir o fundo da caixa com uma camadinha fina, tipo um centímetro. Depois não é mais necessário colocar e as minhocas ficam super bem.
      Um abraço e volte sempre,
      Juliana.

      Excluir
  20. Sem querer encontrei o seu blog e adorei. Entendi tudinho e em breve vou dar inicio ao meu minhocario. Só não o faço agora por estar morando de aluguel,ficando o dia todo fora e não ter me alimentado em casa,então não tenho residuos para fazer o minhocario. Assim que terminara mimnha casa e parar de trabalhar,terei todo tempo do mundo para me dedicar ao jardim e quintal, então as minhocas serão minhas primeiras "visitas"..rs
    Só não li se o minhocario fica no sol, na chuva ou se em ambiente protegido,como area de serviço. Se tenho que coloca-lo no sol e recolhe-lo ou se ele pode ficar na sombra o tempo todo. Se voce puder me esclarecer,agradeço. Obrigada por passar dicas tão importantes para preservar o nosso ambiente e ainda nos ajudar a deixar o jardim lindo e " bem alimentado". Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana, obrigada pela visita.
      O minhocário deve ficar sempre na sombra, porque no sol as caixas esquentam muito e as minhocas não ficam bem no calor.
      E, além de sombra, as caixas devem ficar protegidas da chuva, porque a água entre facilmente pelas frestas e molha muito o que a gente deve manter sempre mais para seco.
      Comece logo seu minhocário!
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  21. Desculpe, esqueci de add meu endereço de email,,, mas devo faze-lo aqui publicamente ou ao enviar comentario, voce ja recebeu meu email? Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Hummm posso aproveitar e divulgar o meu blog?

    DE TIJOLO EM TIJOLO.BLOGSPOT.COM.BR

    Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Já visitei vários sites sobre compostagem caseira mas esse post é perfeito...adorei! Parabéns e obrigada! bjo

    ResponderExcluir
  24. Muito boas as suas dicas, estou engatinhando nesse assunto, mas já estou curtindo de montão. Comecei pelo interesse em cuidar melhor das minhas plantas e ainda estou começando a cultivar uma horta caseira. Ainda tenho muito que aprender mas seu post me ajudou muito, vou favoritar e voltar sempre.

    Muito obrigada e parabéns!!!

    Vanessa Baranauskas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,
      você vai ver como o húmus faz bem para as plantas em geral, horta também. Recentemente ouvi um depoimento de uma senhora que mora numa cobertura cheia de plantas e sempre cuidou delas com adubos químicos. Há alguns meses ela começou um minhocário e disse que as plantas respondem rápido e gostam muito mais do húmus do que do adubo químico que ela usou por anos!
      Volte para contar a sua experiência.
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  25. Prezados Amigos,
    Resolvi montar um kit igual ao proposto aqui quando vi na tv, um programa sobre o Minhocasa. No começo achei um absurdo comprar de outro estado o kit, sendo morador do Rio de Janeiro-Capital. O mais complicado foi encontrar caixas adequadas ao projeto, mas por uma dessas sortes do destino esbarrei com as caixas da Marfinite e mais sorte ainda , foi descobrir uma loja próxima a minha casa que vende as mesmas. A única diferença para o projeto proposto aqui, foi que coloquei a bica na terceira caixa para coletar o "chorume".
    No momento ainda estou enfrentando dificuldades para acertar a medida entre o material seco e o úmido,mas as dicas daqui me ajudaram muito. Esse desacerto inicial está atraindo muitos insetos e uma oportunista de uma lagartixa, que está morando próxima ao meu kit e fica só esperando esses mesmos insetos darem bobeira e virarem uma bela refeição gratuita ! Logo faço esse acerto entre os materiais.
    Entro hoje na terceira semana do meu projeto para destinação do lixo orgânico, considerando que aqui na rua existe coleta seletiva.
    Descobri também lá no sul do Brasil, uma pessoa que fez o mesmo e trocamos várias informações sem nunca termos nos vistos (tudo pela internet).
    Agradeço as informações aqui postadas e de longe esse blog é o mais didático. Afirmo isso por ter pesquisado muito e aqui me senti mais acolhido nas dúvidas.
    Valeu mesmo e PARABÉNS !
    Carlos Dário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Carlos Dário,
      fico feliz por ter ajudado, obrigada pelos elogios.
      O segredo do minhocário é colocar pelo menos duas partes de matéria seca para uma de matéria úmida. Se tiver ainda um pouco mais de seca, pode colocar que tudo bem. Só não pode aumentar a úmida.
      Com o tempo, um tanto de paciência e bastante observação a gente vai pegando o jeito.
      E a lagartixa é sua amiga, ela vai te ajudar a acabar com as moscas!
      Se tiver mais dúvidas, não deixe de escrever. Será um prazer ajudar.
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
    2. Olá Cralos, eu também sou do RJ.
      poderia me dizer onde consigo comprar dessas caixas?
      eu uso umas caixas de peixaria brancas e não são boas.
      abraço e desde já obrigado!

      Excluir
    3. Ola, eu tambem ia perguntar onde foram compradas as caixas no RJ, acabei aproveitando viagem pra SP pra comprar as caixas lá, mas isso nâo é nada fácil pra transportar... no RJ so encontrei caixas de peixaria e mesmo assim eram caras, o preço de uma de 15 litros foi o preço que paguei na caixa apropriada pra compostagem de 36 litros...

      Excluir
  26. Estou iniciando com minhocário doméstico, estou com dificuldade, pois as minhocas insistem em fugir da caixa, coloco apenas verduras e casca de frutas, exceto de laranja e de limão, as caixa ficam em área coberta e arejada, gostaria de ajuda.
    antecipadamente, grato.
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilmar,
      desculpe pela demora para responder.
      No começo as minhocas querem passear mesmo, mas com o tempo elas sossegam. Mantenha a caixa sempre fechada, assim elas não têm como sair. Se quiser ponha um peso sobre a tampa, mas não é fundamental porque elas não tem força para levantar a tampa de plástico. O peso é mais para você ficar tranquilo.
      O pouco que você descreveu está certinho: caixa em local arejado, frutas e verduras, sombra...
      Mantenha sempre a proporção de uma parte de matéria úmida (cascas e restos de alimentos) para duas partes de matéria seca (folhas secas, guardanapos, alguns pedaços de jornal) e tudo vai dar certo. Com o tempo elas aprendem sozinhas o que devem fazer.
      Qualquer dúvida, volte aqui!
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
    2. Adorei esse site, Simples e prático. Já havia visitado outros mas o que mais gostei foi desse, pois tirou todas as dúvidas que tinha. agora só falta pesquisar se no Rio de Janeiro existem lojas que vendam as caixas e as minhocas.
      Um abraço
      Meiry

      Excluir
  27. tudo muito bem explicado. Vou começar o meu com garrafas pet , você acha que daria certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago,
      elas vão comer seus resíduos de alimentos dentro da garrafa, sim, mas como você pensa em fazer a passagem de um estágio para o outro?
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
    2. eu fiz na garrafa Pet mas sem minhocas e nao deu certo, ficou muito ruim, isso que eu mexia de dois em dois dias (o que seria um dos trabalhos da minhoca, revirar a materia organica e por isso nao precisar mexer no local pra arejar)

      Excluir
  28. tenho projetos relacionados com ecologia e isso tudo seria 100% eco . vou tentar kk

    ResponderExcluir
  29. Juliana, boa noite.
    Temos um minhocário na Escola para tratarmos de conservar o planeta.Já temos o projeto a uns 4 anos.Nosso problema é que nem sempre conseguimos envolver os alunos.Hoje notei uns insetos na caixa de humos, parece barata.Nosso estado (RO) é chuvoso demais nessa época.Pensei em renovar o processo já que temos humus suficiente(a caixa não está totalmente cheia). Você acha que resolveria?
    Seu blog é tudo de bom
    Obrigada
    Norma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norma, obrigada pela visita e pelo comentário.
      É comum que apareçam insetos, eventualmente, e isso costuma acontecer mais frequentemente quando a caixa passa algum tempo aberta.
      Começar de novo pode resolver, sim, mas se a caixa ficar aberta novamente e uma mosca (ou outro inseto) colocar ovos, começa tudo de novo.
      Não é grave ter alguns insetos, a não ser que a infestação seja enorme. Muitos outros bichos, além das minhocas, também são seres decompositores, como as centopéias, os tatus-bola e algumas baratinhas da terra.
      Só será ruim tê-los se forem muitos e assustarem as crianças saindo todos correndo/voando no momento em que abrirem a caixa.
      O principal é manter o sistema sempre o mais seco possível, com a proporção correta de resíduos secos e úmidos (se tiver dúvida, exagere um pouco nos secos), e o melhor indicador de que estamos fazendo a coisa certa é o cheiro. Se estiver fedido, falta colocar matéria seca. Se tiver cheiro de nada ou de terra molhada com a chuva, tudo certo!
      Qualquer outra dúvida, conte comigo.
      Um abraço e boa sorte,
      Juliana.

      Excluir
  30. Olá Juliana, adorei encontrar seu blog, tudo muito bem explicadinho com a maior simplicidade que qualquer um pode entender com muita facilidade. Facilidade também é a forma que vc trata um minhocário o que pra mim está sendo a maior dificuldade visto que minhas minhocas insistem em fugir, hoje cheguei ao extremo, como amanhã de manhã vou sair e ficar a maior parte do dia fora colei um jornal com fita crepe abaixo da tampa, minhas caixas não são iguais as suas apesar de ter muito pouco espaço entre gretas assim mesmo elas fogem. A uns dias percebi mofo por cima, mal cheiro e um monte de larva de moscas, um nojo. Tirei todas as larvas e acrescentei um pouco de jornal picado pra secar mais rápido, mas mesmo assim elas insistem em fugir, já estou pra desistir mas eu queria muito que desse certo. Faz uns 50 dias que comecei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já resolvi o problema com a ajuda de outra pessoa em um fórum, obrigada.

      Excluir
    2. Dê, desculpe a demora. Que bom que já resolveu o problema, mas fiquei curiosa pra saber como. Se puder, volte para me contar, assim você mesma pode ajudar os próximos que aparecerem por aqui com o mesmo problema.
      Um abraço e obrigada pela visita,
      Juliana.

      Excluir
  31. Esqueci, queria também lhe perguntar algo sobre: Muitas pessoas me disseram pra servir o composto para as minhocas depois que parou de esquentar, comigo elas fugiam quando esquentava, como vc trabalha com isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê, num minhocário doméstico, onde as quantidades são pequenas, o composto mal chega a esquentar. Isso costuma acontecer em grandes pilhas de compostagem, onde esquenta tanto que às vezes sai até fumaça. Mas numa caixa dessas como as minhas, e provavelmente como as duas, onde o volume de restos colocados diariamente não passa de 2 ou 3 litros, não existe o problem de temperatura.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
    2. Oi Ju tbm voltei, obrigada pelas respostas. Tenho q discordar de vc quanto a esquentar, o meu primeiro minhocário foram aqueles 3 baldes e nossa como esquentava, chega escorrer água pela tampa, ainda hj continua esquentando só q lá não tem mais minhocas lá; para onde mudei as minhocas faço o seguinte, passo os restos no processador e enterro na caixa delas q agora só tem terra + fibra de côco; e coloco numa proporção de 3 xic. (chá) dá pra uns 3 dias. Desse jeito não esquenta e não funga. Ainda hoje dei uma revirada e vi q elas tão enormes e gordonas rsrsrs acho q peguei o jeito.
      Fiz uma composteira com palets igual os americanos; essa sim chega sair fumaça de tanto q esquenta, coloquei esterco de gado fresco e aparas de gramas, deu muita quantidade, mal to conseguindo revolver a pilha, é muito peso e tbm sai muito gás metano (é isso?)
      Então...é isso. Obrigada, bjus.

      Excluir
    3. Dê,
      agora entendi porque sua compostagem esquenta. É o formato da embalagem que você usa. Nos baldes, o composto fica em pilhas (mais alto do que largo), e dependendo da quantidade de material que você deposita ali, sempre haverá matéria orgânica sem contato com o ar, enterrada dentro da pilha. Dessa forma ela não tem como perder calor e daí tudo fica quente mesmo.
      Na composteira em caixas baixas e largas há mais superfície de composto em contato com o ar, então a temperatura não sobe tanto. Deu pra entender?
      Claro que mesmo nas caixas, se você coloca muito material de uma só vez, você acaba criando uma pilha e aí ele esquenta, por isso é importante observar o andamento da coisa nos primeiros dias, assim a gente vai entendendo quanto e como deve colocar de folhas e sobras de alimentos.
      Eu acho um pouco chato bater o lixo orgânico no processador; tenho preguiça dessas coisas. Faço no começo mas depois abandono.
      No meu minhocário vai tudo inteiro mesmo, ou no máximo picado na faca, com uma tesoura ou rasgado na mão mesmo, tipo casca de banana que é meio grande. E dá certo, minhas minhocas já acostumaram.
      E a composteira com palets fica pesada mesmo se a gente tem muito material a compostar. Nessas horas de tombar a pilha o bicho pega. Pense em fazer duas menores, o invés de uma grande, se você não tem alguém que possa te ajudar a fazer a força.
      Um beijo e volte sempre!
      Juliana.

      Excluir
    4. Verdade Ju, o bicho ta pegando mesmo, meu marido q o diga risoss.
      Quanto aos baldes vc acertou em cheio mais uma vez, eu tbm já havia percebido isso, vc é fera mesmo no assunto, obrigada.
      Agora Ju, to em dúvida em mais uma coisa, já to pensando em tirar o humus da composteira mas ta cheio de ovinhos como eu faço? Ou não faço. rsrsrs

      Excluir
    5. Dê,
      tire com os ovinhos mesmo, se o húmus estiver bem solto e sequinho, que as minhocas vão nascer nas suas plantas e isso é ótimo!
      Deixando minhocas no minhocário, para continuar o trabalho, tá tudo certo. E logo você vai ver que aparecerão ovinhos outra vez. Minhocário saudável é assim!
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  32. Olá, achei exelente esse post!
    Fiz o mesmo, só que estou achando que minhas minhocas estão morrendo.
    Elas não estão se enterrando, estão todas em cima da terra e se movem muito lentamente, algumas estão tentando escalar e fugir.
    Estou usando terra preta, com misturas de cascas de frutas (maçã e banana), um pouquinho de erva-mate, pedaços de tomate, pedaços triturados de massa cozida e folhas de árvores seca bem triturados. Está tudo misturado com a terra e coloquei um pouco de água para ficar úmido.
    Elas estão em um local seco e arejado, sem contato direto com o sol.
    O que será que está errado?
    Aguardo o retorno e des de já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me esqueci de dizer que na mistura tem papel picado e guardanapos também.
      Faz 2 dias que começei.
      Quero muito que dê certo, pois estou querendo criar para se reproduzirem e usar para pesca.

      Excluir
    2. Anônimo,
      Dois dias é muito pouco, as minhocas ainda nem entenderam para onde se mudaram e você já está querendo que elas trabalhem! rsrs
      Calma, parece estar tudo certinho. Na verdade a única coisa que eu não faria é colocar a água, porque a matéria orgânica que vai se decompor já vai soltar muita água, e umidade demais é bem problemática num minhocário.
      Dê uns 10 dias antes de começar a abastecer suas caixas frequentemente e você vai ver que aos poucos tudo vai se acertando.
      E qualquer dúvida volte aqui.
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  33. JULIANA TU ÉS UM AMOR DE PESSOA..............
    PODERIA ESCREVER UM LIVRO SOBRE O ASSUNTO PELO CONHECIMENTO QUE TEM.
    QUANDO UMA PESSOA AMA O QUE FAZ A GENTE NOTA NA HORA, ALÉM DOS COMENTÁRIOS AMÁVEIS QUE RECEBE.
    QUEM AMA OS ANIMAIS É BOA PESSOA....
    PARABÉNS....
    MILTON

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, agradeço muito pelas palavras bonitas e todo o carinho.
      Fico feliz de ter leitores como você.
      Um abraço forte,
      Juliana.

      Excluir
  34. Olá Juliana, gostei muito de seu blog, principalmente sobre o minhocario, pois estou coletando informações para convencer o marido.
    Tenho uma dúvida: moro no litoral e umidade é um problema aqui. Como devo proceder? Tem dias que o choque termico aqui deixa tudo umido, chão e paredes, imagina no minhocário...
    bjs e desde já obrigada.

    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia,
      os restos de vegetais que você vai colocar no minhocário também levam muita umidade para lá. O segredo é sempre adicionar uma boa quantidade de material seco (folhas beeeem secas, guardanapo picado, um pouco de jornal...), que aí o composto não apodrece e as minhocas podem continuar vivendo e trabalhando numa boa lá dentro.
      Convença o marido, diga a ela que o composto bem feitinho tem cheiro de terra molhada de chuva e mãos à obra.
      Qualquer coisa que precisar, estou por aqui.
      Um abraço e boa sorte!
      Juliana.

      Excluir
  35. Ola.... meu chorume ta saindo com um mau cheiro e uns bichinhos nele.... ja vi que nao misturei material seco na proporcao certa...

    ResponderExcluir
  36. Olá!

    Lagartixa come minhoca? Achei uma lagartixa na caixa de cima e parece que o numero de minhocas diminuiu muito.

    ResponderExcluir
  37. Oi Juliana, conheci seu blog recentemente, via Neide (Come-se) e já estou apaixonada. Desde que vi esse post não penso em outra coisa que nao seja iniciar uma criação de minhocas. Não encontrei as caixa na minha cidade e o site que você indicou não esta comercializando as composteiras. Felizmente, encontrei o site www.minhocariooficinadaterra.blogspot.com.br e fui muito bem atendida. Fiz o depósito ontem e hoje já recebi o número do correio para rastrear meu pedido. Assim que chegarem e já estiverem adaptadas, darei notícias. Obrigada por compartilhar tanta coisa boa conosco. Abraços, Sandra.

    ResponderExcluir
  38. OI juliana,me chamo Ricardo e estou com um minhocario a cerca de 6 meses porém estou com alguns probleminhas,coloquei esterco bovino curtido destes que vende em saquinho de supermercado,cerca de 2kg porém percebo que nenhuma minhoca estar na superficie se alimentando do esterco,algumas estão no fundo escondidas no fundo da caixa e muitas tentam fugir,lembrando que estes 2kg de esterco foram adicionados acima de uma parte que possuia restos de cozinha e úmidecidos ,noto que elas estão mais tentando escapar que se alimentar..acho que esta adição de esterco não deveria dar problemas por que vez que já vi que os grandes minhocultores adicionam somente esterco em grande quantidade e posteriormente asminhocas;Jú pelo Amor de Deus me ajuda!

    ResponderExcluir
  39. Parabens pelo artigo, está tudo bem explicado. Quanto as questões do aquecimento no minhocário, sugiro não ultrpassar a altura de 40 cm , seja caixa ou balde, pois acima desta altura começa o processo de fermentação.ok
    quanto ao esterco, sendo o bovino ou equino (que uso no minhocário) não tem problema, mas esterco de aves, não recomendo pois tem muito fósforo e o PH é alto.
    sucesso.

    ResponderExcluir
  40. Oi Juliana, meu nome é Fátima, estou no email do meu esposo, foi ele quem achou seu blog. Estou emocionada com sua postagem e esperiência; obrigada por compartilhar conosco! Eu já fiz uma horta no sertão do Cariri, Crato-Ce. Foi minha primeira esperiência,deu muito certo. Hoje estou na zona rural de Minas, Pitangui, Já dei início a horta, coloquei esterco de gado como fiz da outra vez, está produzindo bem, mas desejava fazer um minhocário e não sabia como, você deu as dicas, vou iniciar está semana, quando tiver notícias te comunico.Obrigada!

    ResponderExcluir
  41. Olá, excelente artigo, parabéns. Estou começando agora no assunto e vou narrar minha caminhada até aqui, fiz a minha composteira com 3 caixas, porém não as empilhei, as digestoras ficaram lado a lado e em cima da colhedora do chorume, ambas as digestoras furadas na tampa com tela p evitar a entrada de bichos e furadas em baixo também, você vê algum problema nisso? Coloquei cerca de 5cm de terra junto com as minhocas utilizei as de jardim mesmo pois na casa da minha avó tem muitas, na primeira vez coloquei os alimentos inteiros e sem a parte seca, claro mofou tudo, retirei tudo joguei fora, na segunda tentativa espalhei por toda caixa esterco bovino depois uma camada de alimento outra camada de esterco alguns bagacos de cana secos e um pouco de folha seca por cima, porem a quantidade de folha acho que foi pouca pois mofou novamente, dinovo retirei tudo e dessa vez estou fazendo montinhos e colocando bastante serragem por cima tapando toda a comida, será que mofou por falta de materia seca msm? Agora será que funcionará? Fiz isso ontem, eu posso dar uma revirada p ver como esta e depois cobrir com serragem dinovo? Ou eh melhor deixar rolar? Novamente parabens e obrigado!

    ResponderExcluir
  42. Olá, boa noite
    Li todos os comentários e pretendo iniciar a compostagem com uma caixa d'água de 250 litros, na minha chácara. A caixa possui duas saídas com cano curto. Uma fica bem embaixo onde pode ser colhido o chorume e a outra pode ser usada para oxigenação. Será que consigo compostagem correta?
    Um abraço
    Salete

    ResponderExcluir
  43. Olá Juliana, parabéns pelo site, aprendi muito com as dúvidas de nossos amigos...mas tenho uma dúvida, talvez possa me ajudar...comecei uma composteira pouco dias, mas logo no inicio vi que as minhocas ficam andando por cima do composto e não ficam escondidas, isso é normal??? desde já agradeço a atenção...abraços.

    ResponderExcluir
  44. Olá, Juliana!
    Muito boa tarde.
    Por favor, gostaria de saber se lagartixa no minhocario, pode comprometer minhas minhocas.
    O que fazer?
    Também quero agradar pelo teu site e pelo teu precioso tempo a nós dispensados...rsrsrsrs
    Obrigada
    Rosana Coelho
    São Paulo/SP

    ResponderExcluir
  45. Socorro!!

    Olá, Juliana!
    Muito boa tarde.
    Por favor, gostaria de saber se lagartixa no minhocario, pode comprometer minhas minhocas.
    O que fazer?
    Também quero agradar pelo teu site e pelo teu precioso tempo a nós dispensados...rsrsrsrs
    Obrigada
    Rosana Coelho
    São Paulo/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana,
      muita coisa já descobri sobre minhocas e minhocários, mas essa sua pergunta eu realmente não sei responder. Estou pesquisando, mas assim como você ainda não descobri isso.
      Mas tenho uma sugestão, já que vi que você é de São Paulo: a Sabor de Fazenda, viveiro orgânico na Vila Maria, vai dar um curso sobre compostagem caseira. Recebi a divulgação esses dias. O lugar é lindo, só a visita já vale a pena. E quem sabe você não descobre a resposta para essa pergunta e volta aqui para contar para nós? Entre em contato com eles no site www.sabordefazenda.com.br e pergunte pela data. Deve ser por esses dias.
      Um abraço e, por favor, volte para contar!
      Juliana.

      Excluir
  46. Olá, Juliana!

    Muito obrigada pela resposta...rsrsr
    Vou verificar a tua dica, sim.
    Aí, volto e te falo...
    Abç
    Rosana

    ResponderExcluir
  47. Olá Juliana! =D gosto muuuuito dos seus post e, claro, esse blog já está entre meus favoritos. Queria saber uma coisa: minha composteira tem fungos brancos, está quente e úmida. Não sei se tem a ver que coloquei farinha de trigo nela... enfim! Moro na Cidade do México e estou tentando cuidar bem das minhocas! Abraços!

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Boa noite Juliana tudo certo?
    Estva lendo a respeito desse minhocario, eu montei um semelhante, usando este mesmo modelo de caixa, comprei as minhocas californianas, e tenho uma dúvida, as minhocas escalam a caixa e fogem da composteira. Estou usando pó de serra para cobrir os alimentos. Devo colocar água para aumentar a umidade? Elas fogem por estar muito seco o ambiente para elas? Fiz furos na lateral da caixa com a broca de 1 milímetro para ajudar a circular um pouco de ar. Espero que possa me ajudar.

    Atenciosamente;

    Daniel. S. Faria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dainel, se não há humidade na caixa (que você perceba na lateral e tampa) é porque você está colocando muito material seco e pouco úmido. Tem que respeitar a proporção de 1(úmido) por 2(seco). Outro fator que faz com que as minhocas fujam é o calor. O minhocário não está em lugar quente ou que pegue sol?

      Excluir
    2. Rosangela, minha caixa tem umas 3 semanas, eu reviro o composto e esta subindo um bafo quente, eu deixo o composto sempre do lado direito da caixa, e as minhocas só ficam bem no cantinho esquerdo, nao encontro minhoca no composto, apenas na cama de humos do lado esquerdo, esta muito quente? Estou respeitando a proporcao, minha caixa esta em um local fresco e arejado, não bate sol.

      Excluir
  50. Parabéns pelo post! Este foi, de longe, o melhor texto que encontrei sobre compostagem. Completo e estimulante, ótimo mesmo!

    ResponderExcluir
  51. Iniciei nossa composteira semana passada e todas as manhãs pegamos uma média de 5 minhocas no chão. Há também, do lado de dentro da tampa, muitas larvas brancas. Isso é normal???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São minhocas recém nascidas! São tão fofinhas!

      Excluir
    2. Unknown, não é normal as larvas brancas. É sinal que o ambiente está muito úmido. Seque a tampa com um pano e tente tirar as larvas com papel. E principalmente, coloque material seco. Isso não vai resolver o problema na primeira vez. Até resolver não coloque material úmido e seque a tampa e retire as larvas pelo menos duas vezes ao dia.

      Excluir
  52. Olá juluana

    Dei início a minha composteira a aproximadamente 1 mês e todos os dias às tampa está bem úmida com vários bichinhos brancos e algumas larvinhas marrom isso é normal???

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juluana
      A dúvida do Unknown é a mesma sua, veja a resposta, também serve para você.

      Excluir
    2. Oi, Rosangela, como vai? Sou Juliana, a autora do blog e para quem o Anônimo acima e o Unknown, mais acima ainda, fizeram a pergunta. Acho que o Juluana foi erro de digitação e é o olá dele, não a assinatura de quem perguntou.
      Agradeço muito sua visita e a ajuda para responder dúvidas dos leitores. Não tenho tido tempo de responder os comentários, e ajuda de quem tem experiência é sempre muito bem vinda.
      Volte sempre!
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
    3. Oi Juliana
      Adorei seu blog. Mais que qualquer outro que já tenha visitado sobre a compostagem com minhocas. Também vim aqui procurar esclarecimentos e fiquei muito feliz em perceber que tantas pessoas se interessam por alternativas ecológicas e sustentáveis. Desculpe se me adiantei em responder, não quis ser intrometida, mas eu também passei por problemas parecidos aos dos seus leitores e sei como a gente fica angustiado em resolver logo.
      Talvez minha resposta nem tenha sido a ideal, pois respondi pela minha experiência. Gostaria muito de saber sua opinião sobre as larvas brancas, se há forma mais eficaz de resolver o problema e se elas prejudicam as minhocas se não forem eliminadas logo.
      Entendi agora a minha confusão com a Juluana, rsss. E entendo perfeitamente a falta de tempo em você responder, sei como é. Mas o mais importante você já fez, informar as pessoas sobre a compostagem de minhocas, que é uma prática muito importante nos dias atuais e futuros. Além disso, o espaço que você abriu para a troca de experiências e informações também é vital para que as pessoas se interessem e principalmente não desistam da compostagem nos primeiros problemas que surgirem.
      Parabéns pelo iniciativa! Virei sempre te visitar.
      Um grande abraço

      Excluir
  53. Ola! meu avó começou a criar minhocas só que elas ficam finas, isso acontece devido a alimentação?

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Ola! meu avó começou a criar minhocas só que elas ficam finas, isso acontece devido a alimentação?

    ResponderExcluir
  56. Ei, gostei muito do seu blog e estou amando a compostagem e minha fillhota d 3anos tambêm.Uso a poda da grama como matéria seca,e algumas folhas q encontro tambêm mas a maior part ê d grama, mas só agora me lembrei q nossa cadela faz xixi na grama e coco na grama o coco tiro todos os dias pela manhä mas o xixi vai p terra nê, será q tem problema? Vi formiga bem miudinha na cx, jogo borra d cafê , mas mesmo assim elas estäo lá d vz enquanto,e hoj a tard a diversão da minha filha foi pegar minhoca do chäo...me ajude!!!

    ResponderExcluir
  57. Fiz uma adaptação que deu certo. Coloquei sobre a caixa de cima uma tela fina para impedir a fuga de minhocas e permitir ventilação. Na tampa fixei pedaços de rolha, nas bordas, para deixar uma fresta de 0,5cm entre a caixa e a tampa. Assim, facilitei a aeração e dificultei a fuga de minhocas e entrada de insetos. Edgar Prado.

    ResponderExcluir
  58. Juliaaaaanaaaaaa, vooooolltaaaaa

    ResponderExcluir
  59. Tenho um pequeno minhocário ja o uso ha alguns meses, mas nao sei se foi a mudança de clima a minha compostagem encheu de larvas. Eu perdi tudo?Da pra recuperar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mosca entrouna sua composteira. Remova urgente, e fica de olho pra não voltar.

      Excluir
  60. Oi Juliana, muito bom seu post, gostaria de saber se posso usar minhoca do meu jardim , tem muitas , Obrigado Cassia

    ResponderExcluir
  61. Maria Helena Lioz mello12 de maio de 2015 às 23:26

    Boa noite, Juliana eu tenho um quintal bem grande de terra, e tem minhocas, posso usar elas para fazer meu minhocario? ou tem que ser aquelas californianas.
    Aguardo retorno....Obrigada.

    ResponderExcluir
  62. Ola Juliana....beleza??
    Comecei a minha compostagem já tem uns 15 dias, e reparei q esta aparecendo um mofo branco.
    É normal?
    Aguardo seu retorno....obrigado.
    Att: Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal, os fungos também são agentes decompositores.

      Excluir
  63. Boa Noite! Fiz minha caixa já faz mais de um ou dos meses, aumentei o número de minhocas, mas parecem que elas não querem saber de comer, só alimento a caixa e nada. Estou usando folhas secas junto com o alimento, além da terra já existente. Chorume, esquece, não apareceu nada. São que é difícil falar, mas o que será que estou errando? Boa noite e belo site

    ResponderExcluir
  64. Esqueci de colocar meu nome no comentário anterior.
    Abraços Fernando

    ResponderExcluir
  65. Olá Juliana,
    A minha caixa de minhocário já tem quase 2 meses e nada da produção de chorume. Desesperei e borrifei água, devido ao tempo seco. O que vc acha que pode ter acontecido, é normal esta situação ? Abraços e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se preciso regue ou borrife com água para regular a umidade da cama. Não há problema algum !

      Excluir
  66. oi adorei as dica, mas eu tenho uma duvida, toda vez que eu vejo falar de compostagem só vejo falar de minhocas californianas, mas eu tenho muita dificuldade de encontrar. já fui em muitos lugares e em nenhum vende. minha colega mora em um terreno e tem muitas minhocas, mas não são californianas (acho que não) a compostagem pode ser feita com outros tipos de minhocas ou só com a minhoca californiana. e vc tem alguma dica de onde comprar as minhocas californianas moro no rio de janeiro, até vi na internet, mas não tem garantia se chegar morta e eu tenho medo de comprar e elas morrerem no transporte.
    desde já muito obrigada ela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila! Eu tenho muitas minhocas californianas na minha composteira e moro no Rio. Se quiser posso te doar algumas, é só me falar.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  67. oi moro em cuiba mt comprei um kit de caixas de compostagem com 4cx e minhocas ,chegaran vivas mas no dia seguinte estavao todas mortas coloquei terra e resto de folhas e legumes e folhas secas na cx 1 na 2 um pouco de terra preta isso as 11hs a noite elas sairam pela torneira e caira algumas no chao morreram c
    entao retirei uma cx deixando so 3 ,mas no dia seguinte elas desseran para cx da torneira e estavam todas mortas eu acho que foi o calor aqui faz ate 42graus nao estavao no sol gostaria de saber se na minha cidade posso cria-las mesmo no clima quente. obrigada

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde, hoje faz uma semana que montei meu minhocario. Dúvidas: tenho notado que todas as paredes da caixa estão húmidas, será normal? Tem bastante material seco.
    Outra coisa surgiu umas larvas de mosquitos como protejo a caixa destes mosquitinhos?
    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu vi em alguns sites o uso de uma capa pra composteira no site Morada da Floresta, está com a seguinte descrição
      "Capa para cobrir a Composteira Doméstica (Minhocário). Utilizada para aumentar a aeração, refrescar nos dias quentes e impedir a entrada de insetos voadores. A Capa também pode ser usada na Caixa Coletora para evitar o acesso ou queda das minhocas no Composto Líquido."

      Excluir
  69. Em primeiro lugar parabéns pelo blog. Gostaria de saber se é normal aparecer um mofo branco que parece um algodão ? se alguem puder responder agradeço.

    ResponderExcluir
  70. Em primeiro lugar parabéns pelo blog. Gostaria de saber se é normal aparecer um mofo branco que parece um algodão ? se alguem puder responder agradeço.

    ResponderExcluir
  71. pessoal adorei o blog, porém estou com uma duvida, está aparecedo um moffo branco q parece algodão , alguem sabe me dizer o pq e se é normal, se deve ser retirado. desde ja agreço

    ResponderExcluir
  72. Escontrei uma largatixa dentro da minha composteira, na caixa 2, pergunto a yodos se alguém já percebeuisdo em duas vomposteiras e se largatixa vomo minhocas?

    Obrigado
    Laercio

    ResponderExcluir
  73. GOSTARIA DE SABER SE POSSO MISTURAR VARIOS TIPOS DE MINHOCA NA COMPOSTEIRA

    ResponderExcluir
  74. Monteira um minhocário sem minhoca (rsrsrsrs). Moro no ES e se alguém puder me vender algumas posso depositar. O único lugar que encontrei vende no mínimo 50 e é muito para tão pouco lixo que produzo. E comprar em RJ, SP o valor do frete é muito caro.

    ResponderExcluir
  75. Ola, preciso de ajuda pra diminuir a quantidade de drosophilas. O material esta na proporcao certa , ja coloqei cinza, depois tentei borra de cafe ..... O que faço? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou a procura dessa solução. Pensei em borrifar óleo se nim mas aumentaria muito a umidade do composto....

      Excluir
  76. Pereira 24 agosto 2016 20:32
    Parabéns pelo blog. Límpido, fácil de entender, maravilha.

    ResponderExcluir
  77. Oi, pq estão mofando as cascas? Quando abro as minhocas estao no alto da parede, como se quiser fugir... tô desesperada... fiz tudo como falou... será calor ou excesso de umidade,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre Minhocas quererem fugir: ou excesso de umidade ou de calor. Você pode tirar a tampa do minhocário e colocar uma tela, como uma capa de forma que esteja presa nas bordas pras Minhocas não fugirem e pra não entrar mosca (já aconteceu em casa e não vi, depois saíram algumas larvas grande preta de moscas). Assim você areja mais o sistema pra tentar um equilíbrio. Pode colocar mais folhas secas também.
      Sobre mofo nas cascas e restos vegetais a serem utilizados, aqui em casa eu pico tudo pra facilitar a decomposição, coloco borra de café junto e também pico o filtro de café, as folhas secas que coloco (não tenho serragem) também esmago com a mão pra facilitar na decomposição. O ideal é você cobrir de forma que não enxergue nenhuma casca.
      Os restos orgânicos irão fazer uma decomposição natural enquanto as minhocas digerem, logo pode parece "mofo" nas cascas, embora acredito que quanto o sistema esteja equilibrado (entre os restos orgânicos e serragem/folha seca) vc nem percebe.

      Excluir
    2. Sobre Minhocas quererem fugir: ou excesso de umidade ou de calor. Você pode tirar a tampa do minhocário e colocar uma tela, como uma capa de forma que esteja presa nas bordas pras Minhocas não fugirem e pra não entrar mosca (já aconteceu em casa e não vi, depois saíram algumas larvas grande preta de moscas). Assim você areja mais o sistema pra tentar um equilíbrio. Pode colocar mais folhas secas também.
      Sobre mofo nas cascas e restos vegetais a serem utilizados, aqui em casa eu pico tudo pra facilitar a decomposição, coloco borra de café junto e também pico o filtro de café, as folhas secas que coloco (não tenho serragem) também esmago com a mão pra facilitar na decomposição. O ideal é você cobrir de forma que não enxergue nenhuma casca.
      Os restos orgânicos irão fazer uma decomposição natural enquanto as minhocas digerem, logo pode parece "mofo" nas cascas, embora acredito que quanto o sistema esteja equilibrado (entre os restos orgânicos e serragem/folha seca) vc nem percebe.

      Excluir
  78. Prezados, Comecei a vermicompostagem (minhocário) a 1 mês usando a serragem que veio no Kit. Agora que usei serragem que peguei na madeireira começou a dar mofo (fungo tipo algodão) em cima da serragem. É normal? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  79. Prezados, Comecei a vermicompostagem (minhocário) a 1 mês usando a serragem que veio no Kit. Agora que usei serragem que peguei na madeireira começou a dar mofo (fungo tipo algodão) em cima da serragem. É normal? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aconteceu algumas vezes aqui em casa, mas nao vi nada demais...

      Excluir
  80. Olá, vejo alguns biofertilizantes bem escuros e alguns claros. Saberia me explicar por que ocorre essa diferenciação?

    ResponderExcluir
  81. Na minha caixa de minhoca começou a aparecer baratas. O que posso fazer para me livrar delas?

    ResponderExcluir
  82. Amei informações excelentes. Parabéns Juliana pelo seu blog

    ResponderExcluir
  83. Gostaria de saber onde compro essas caixas e minhocas, aqui em Serra ES ou aqui perto, na Capital Vitória, para começar minha compostagem.

    ResponderExcluir
  84. boa tarde eu gostaria de saber,quando devo comecar a colocar o resto de alimentos na caixa de cima,assim a caixa dop meio ja esta com alimentos e as minhocas trabalhando,ja posso ir coloncadno na caixa de cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a caixa já estiver totalmente cheia vc muda pra próxima caixa.

      Excluir
  85. Bom dia...
    Comecei meu minhocario essa semana e observo que de manha a tampa fica muito umida e ta dando mofo...o que faço....Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a tampa está com os furinhos??
      é normal ter umidade na tampa, afinal no processo a água irá evaporar e encontrando a tampa vai acabar condensando, vc pode tirar e escorrer no tanque esse excesso de umidade.

      Excluir
  86. Oi Juliana! muito legal seu post. Achei mais coerente começar usando a caixa do meio, e não a de cima, como vi em todos os outros videos no youtube ou blogs. A do meio já vai produzindo "chorume" direto para a caixa da torneirinha (detesto esse nome, me faz pensar em lixo, o que não é o caso!), e ainda fica mais fresquinha pois tem a caixa de cima vazia.
    Uma dúvida: posso usar fibra de coco, destas compradas em casa de jardinagem mesmo, como material seco? nem sempre tenho folhas secas à mão, mas fibra de coco, sim.
    Obrigada! Simone

    ResponderExcluir
  87. Adquiri uma composteira há 9 meses atras. Moro em MAringá-PR, e o tempo está muito quente, todos os dias em torno de 35°. Faz dois dias que percebi que as minhocas estão bem acima dos alimentos, nos cantos, como se quisessem sair da caixa. Continuo colocando os mesmos tipos de alimentos, cascas de frutas, legumes, pó de café, casca de ovo e sobre tudo isto jogo serragem (comprada em madereira). Coloquei também restos de melancia e alguns foram com semente e elas estão florescendo, retiro os pezinhos e deixo na caixa.
    Isto está acontecendo nas duas caixas e percebi um pouco de bolor, como se fosse uma camada de algodão na caixa de cima.
    A impressão que tive é que elas estão querendo sair para respirar.

    Gostaria de saber o que devo fazer.

    Aguardo informações o mais breve possível.


    Obrigada

    Vilma - vilmaerculano@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vilma, te mandei e-mail.
      Aparentemente é excesso de umidade. Revire algumas vezes por semana o composto com aqueles fartos de jardinagem, isso vai ajudar a arejar e equilibrar a umidade.

      Excluir
  88. Olá!!!
    Fiz meus minhocários em caixas sem furos e o único material seco que uso é terra, no entanto de vez em quando pego minhas minhocas em fulga rsrs e já sei que um dos motivos é a umidade. Quando isso acontece coloco papel toalha picado e devolvo a terra. Gostaria de saber se posso transferir o conteúdo dessas caixas para outras com furos ou se é necessário dispensar esse material e começar tudo novamente... Desde de já agradeço pela sua atenção.

    Angelica
    angelica.c.aquino2015@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica, te mandei e-mail.
      Mande mais informações sobre há quanto tempo vc tem sua composteira dessa forma com minhocas, e se está produzindo cheiro ruim...
      Abraço
      Carol

      Excluir
    2. Oi Carol!!!
      Esta composteira tem +- dois meses e não tem nenhum cheiro, o único problema msm é a fulga das minhocas msm tendo uma tela antes da tampa. Qdo fiz essa composteira não furei a caixa, mas forrei com papelão, terra, matéria úmida e mais terra e húmus e coloquei as minhocas e fui fazendo desse jeito até enche-la. A uns dez dias atrás encontrei várias minhocas no chão e percebi q a terra estava bem úmida, foi qdo revolvi a terra e coloquei papel toalha picado. Na primeira caixa elas sossegadas e na segunda q ainda não está cheia as minhocas tbm estão se revelando e tentando fugir, tbm tenho colocado o papel toalha nesta caixa...
      Abraços e obrigada pela sua atenção!

      Excluir
  89. Bom, pelo relato, olá questão realmente é excesso de umidade.
    Elas fogem quando tem muita umidade, se você não corrigir isso, vão morrer. E eu passei por isso, não sabia que era isso, perdi todas as minhocas.
    O que índico pra vc: vc tem que ter furos finos nas laterais, de 1mm (maior que isso elas passam pelo furo!), Faca furos também de 1mm na tampa.
    Você tem que ter uma caixa coletora de chorume, na parte debaixo. Essa não tem furos. A caixa que vc vai ter as minhocas tem que ter furos de 5mm para o chorume escorrer pra caixa coletora, e também para passar de uma caixa de minhocas/compostagem para outra (vc usa no mínimo duas caixas pra compostagem mais uma caixa para chorume).
    Esse lance de furos foi um passo.
    Outro passo é vc colocar mais coisas secas na composteira, como folhas secas, pedaços picados de papelão...
    E por último, revirar a composteira com o garfo de jardinagem uma vez por semana, pra arejar a mistura e ajudar a diminuir a umidade.
    Eu te mandei e-mail na primeira resposta, vc pode me responder por la

    ResponderExcluir
  90. Oi! Tenho uma criação de minhocas vermelhas Califórnianas, acontece que fiz minha compostagem direto no chão ( retângulo cercado nas laterais), contato direto com o chão. Fui descobrir com um amigo que minhocas puladeiras estão infestando o espaço.A minha dúvida: elas são boas para compostagem, observei que o processo é bem mais lento ! Comparadas com as Califórnianas. Preciso de uma orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas minhocas são pulseiras mesmo ou são sanguessugas ??
      Verifique...
      Eu não tenho experiência em compostagem que não seja em caixa pra ajudar, mas verifique se essas outras minhocas não são sanguessugas pois podem eliminar as suas minhocas...
      http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/videos/t/edicoes/v/proteja-sua-criacao-de-minhocas-contra-o-ataque-das-sanguessugas/5086554/

      Excluir
  91. Meu nome é Devon Scott; [DEAVONSCOTT69@GMAIL.COM ou +16186190161] Eu quero compartilhar minha experiência. Eu já ouvi falar de cartões vazios em branco do ATM, eu nunca paguei nenhum interesse por causa da minha dúvida. Eles são muito bons, ajudando-nos a atualizar nosso principal objetivo na vida. Com certeza, eu perguntei sobre os Cartões de ATM em branco. realmente existe ou funciona. Eles me disseram que sim e que é um cartão programado para retirar o dinheiro aleatoriamente sem se notar também tem uma técnica que torna impossível a detecção de CCTV, também pode ser usado para compras on-line gratuitas de qualquer tipo. foi chocante e ainda tive minhas dúvidas.

    Então eu dei um trier e pedi o cartão e concordei com seus termos e condições. Dentro de 24 horas recebi meu cartão, fui mais para inserir meu caixa vazio na caixa eletrônico, é milagroso acreditado ... A magia aconteceu , foi capaz de dispensar US $ 2000 USD .... Este cartão está em Visa e Mastered Cards. Ele funciona em qualquer máquina ATM que aceita cartão Visa / mastered em todo o mundo. Isso é inacreditável, o dia mais feliz da minha vida. Estou sendo capaz de retirar até $ 42000 sem qualquer estresse de ser pego.
    Eu não sei por que estou publicando isso aqui, eu preciso passar por toda essa informação vital em todo o mundo, eu simplesmente senti que isso pode ajudar aqueles de nós que precisam de estabilidade financeira. Linda Barnett realmente mudou minha vida através de Mariam victor com informações poderosas. Eu acreditei que eles também mudarão sua vida também, tornando-se rico e feliz ....... @ DEAVONSCOTT69@GMAIL.COM 0R Número da célula +16186190161

    ResponderExcluir
  92. Boa tarde!
    Comecei uma compostagem de minhocas no dia 31/01/18. Hoje fazem 14 dias então. Enchi o primeiro balde(de margarina 18L). Quando levantei o balde pra ver o chorume, estava com cheiro ruim mesmo. Enxaguei o balde jogando fora aquela mistura. Mas não sei porque deu cheiro. Vou deixar pelo menos um dia antes de começar a encher o outro balde. Comprei minhocas californianas (300). Se puder me orientar, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Hilda
      O mal cheiro geralmente ocorre por falta de material seco, aeração. Você colocou folhas secas, pó de serragem ou papelão picado junto, cada vez que adicionava os restos orgânicos?
      Cuidou pra não colocar restos de cozidos la?
      Sua composteira tem furinhos laterais e na tampa, de 1mm, pra ajudar na aeração??
      Aqui eu ainda reviro com garfo de jardinagem a cada duas semanas pra ajudar a aerar... Como vc esta usando balde, fica uma camada muito espessa, creio que seria bom fazer esse procedimento também

      Excluir
  93. Somos hackers universais e acabamos de ter sucesso com uma invenção. bem, isso parece estranho, mas é verdade. nós apenas conseguimos invadir máquinas ATM universais com um cartão ATM em branco. Estes cartões poderiam retirar US $ 5000 por dia, dependendo de como eles são programados, dizer adeus à pobreza, esses cartões são apenas para você. Sabemos que isso é ilegal, mas estamos vivendo bem com isso. Eu faço muitas coisas com pouca importância para evitar suspeitas, não vou dar os cartões em branco de graça porque passamos a maior parte do tempo roubando. Então, queremos disponibilizá-los para você.

    NOTA: Os cartões ATM não têm número de conta registrada, eles podem funcionar em qualquer lugar do mundo e não podem ser rastreados. se você precisar deles, me mande um email
    (andersonblankatmcard@gmail.com) para saber como obtê-lo.

    ResponderExcluir
  94. PRECISA DE UM CARTÃO DE HACKED ATM COM PIN?
    Nós vendemos cartões ATM fisicamente carregados. É um cartão que pode ser usado para retirar dinheiro em qualquer caixa eletrônico. Esses cartões vêm em Visa / Mastercard. Portanto, funciona em qualquer caixa eletrônico que aceita Visa / mastercard em todo o mundo. POSSO USAR ESTE CARTÃO ATM PARA COMPRAR MATERIAIS EM LOJAS? OU COMPRAS ONLINE? PAGAR CONTAS? Sim, com esse cartão ATM físico, você pode usá-lo para pagar itens nas lojas por meio do PDV. Com as informações desse cartão, você pode usá-lo on-line para pagar contas ou fazer compras on-line. Quando você solicitar este cartão, todas as informações sobre o cartão serão dadas a você. Também recarregamos o seu cartão quando os fundos acabarem. É NECESSÁRIO ENCOMENDAR UM NOVO CARTÃO A CADA VEZ QUE FAZ O FIM DOS FUNDOS? Não, se já encomendou o nosso cartão, não precisa de pedir novos cartões, basta contactar-nos para um carregamento. Nós recarregaremos facilmente o cartão de caixa eletrônico já em sua posse. QUANTO TEMPO TEM TOMADO PARA RECEBER CARTÃO DE BANCO ATMOSCOU EM MEU PAÍS? Se você estiver nos Estados Unidos, receberá seu cartão dentro de 48 horas com uma garantia. Se você estiver fora dos Estados Unidos, seu cartão chegará entre 3 e 5 dias úteis garantidos. QUAL A SEGURANÇA É ESTA CARTA? É 100% seguro usar este cartão. Porque ele será enviado para você como um cartão de presente. VOCÊ TAMBÉM REJEITA QUALQUER OUTRA CARTA NÃO DESTE CARTÃO CRONADO? Sim, podemos recarregar qualquer cartão ativo e válido, qualquer tipo de cartão basta entrar em contato conosco para uma recarga (cartões pré-pagos, cartões de crédito / débito). COMO POSSO PEDIR O CARTÃO ATM? Envie-nos um email: prominenthackers@gmail.com

    ResponderExcluir
  95. Olá, o carregamento do bitcoin está disponível no momento, estou carregando sua carteira vazia do Bitcoin, que será compartilhada 50/50. Se estiver interessado, por favor envie uma mensagem via email billow.
    Nós também hackeamos todos (ICT) a preços acessíveis.
    Oferecemos mudanças de notas e upgrades.
    Facebook hack e todos os hacks de mídia social,
    Hack do Yahoo, Hack do Gmail, Hack do Outlook, etc
    Nós somos especialistas em hack de banco de dados,
    Analista e consultor de informática,
    Transferência de escola e falsificação de certificado.
    Logins de banco, transferência de dinheiro e, Dead fullz, transferência de WU, MoneyGram, transferência de crédito, limpeza de crédito, relatório de crédito de reparação, bitcoin hack.
    Contas verificadas para transferência.
    Para todo o seu trabalho cibernético e hackear.
    Limpeza do registro criminal e recuperação de arquivos perdidos.
    Instalação de software e rastreamento de CFTV.
    Nota: Nós vamos trabalhar é preocupação.
    Email: ALLIANCEHACKER999@GMAIL.COMshow você prova antes de você pagar o dinheiro. Recentemente, hackeamos uma conta bancária do Reino Unido para transferir dinheiro para qualquer conta de pessoa interessada.
    Por favor, eu acredito em seriedade e determinação para alcançar um objetivo. Apenas pedido sério é esperado para ser recebido.
    Entre em contato conosco em alliancehacker999@gmail.com
    Nossa lista de serviços é descrita da seguinte forma
    1. graus universitários mudando
    2. WhatsApp Hack
    3. invadir contas bancárias
    4. Twitters hackear
    5. Contas de e-mail hackear
    6. site invadido
    7. Servidor caiu hack
    8. Software de vendas Spyware e Keylogger
    9. Recuperando arquivos / documentos perdidos
    10. Excluir registros criminais hack
    11. bancos de dados hackear
    12. Venda de cartão de disposição de todos os tipos
    13. IP não rastreável
    14. Hack de computadores individuais
    15. Transferência de dinheiro
    16. Creditando
    17. hack do Facebook
    18. Carregamento de Bitcoin
    Nosso serviço é um dos melhores na medida em que on-line
    ALLIANCEHACKER999@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  96. Você está pensando em fazer uma grande mudança financeira? Você está pronto para encontrar, seguir ou comprometer-se com o seu caminho? aqui está como começar.
    E-mail de contato: (digitalrobinhoodhackers@gmail.com)
    Whatsapp: +1 (301) 612-2420
    Sim, eu estava realmente frágil neste período do ano passado. Um professor de yoga em período integral e nada em período integral, ainda se recuperando de uma cirurgia cardíaca recente. Não tenho certeza de onde ir em seguida, mas totalmente presente ao fato de que já era hora de ir na direção dos meus sonhos. Oneday, eu estava lendo as notícias na página da CNN sobre algum hacker que ofereceu cartões ATM em branco para invadir os caixas eletrônicos. Eu queria esse cartão para poder pagar minhas contas e concluir meu projeto. Apesar de estar aterrorizada e duvidosa e nos meus momentos mais sombrios, tenho certeza de que a carta é uma possibilidade incrível e que altera a vida. Eu conhecia um famoso programador norte-coreano que morava nos bairros do Alasca. Ela me encaminhou para um grupo de hackers chamado ROBIN HOOD HACKERS e me deu um e-mail e contato do WhatsApp
    E-mail: (digitalrobinhoodhackers@gmail.com)
    Whatsapp: +1 (301) 612-2420
    Ela descreveu exatamente o cartão de caixa eletrônico que eu estava procurando.
    Estou tão feliz com isso porque recebi o que recebi na semana passada. Eles hackam cartões ATM para retirar US $ 5.000 DIÁRIOS. Qualquer pessoa pode pagar o cartão ATM em branco.
    DIGITAL ROBIN HOOD HACKERS é um dos poucos grupos de hackers que podem fornecer um cartão Blank em funcionamento em qualquer lugar do mundo. Ninguém é pego
    quando usá-lo. Aqueles que precisam do cartão ATM em branco devem entrar em contato com este hacker para obter um cartão de trabalho que muda a vida.

    ResponderExcluir
  97. Precisa de um hacker, por que não tentar cantect
    Seguindo Alliancehacker999@gmail.com:
    : Gerenciamento de contas
    pirata hacker
    : Banco / caixa eletrônico
    : Contas de e-mail
    : Mudanças no grau
    : Hackear o site estrelado
    : Servidor caiu
    : Recuperar arquivos / documentos perdidos
    : Excluir registros criminais
    : Cada conta de mídia social
    : Hacking de banco de dados
    : Venda de cartões de download de todos os tipos
    : Ip indetectável
    : Piratas de computador único
    : Sites de hackers
    Hack do Facebook
    : Controle remoto do dispositivo
    : Números do queimador
    : Contas verificadas do PayPal
    : Android Hack e iPhone
    : Hackeando blogs do WordPress
    : Hackeando a mensagem de interceptação de texto
    : Ouvir correio eletrônico, e.t.c
    Entre em contato conosco em allianzhacker999@gmail.com

    ResponderExcluir
  98. Exatamente o que eu procurava sobre cftv, obrigado

    ResponderExcluir
  99. Olá a todos, Você precisa de serviços de hacking? TESTADO E CONFIADO DURANTE 2 HORAS .. entre em contato com FLASHWEBHACKERS@GMAIL.COM
    Esteja avisado, a maioria desses hackers chamados aqui são impostores, eu sei como hackers de verdade funcionam, eles nunca anunciam de uma maneira ingênua e são sempre discretos. Eu fui enganado tantas vezes por desespero tentando encontrar ajuda urgente para mudar minhas notas da escola, finalmente meu amigo me apresentou a um grupo de hackers de confiança que trabalham com discrição e entrega prontamente, eles fazem todo tipo de hacking que varia;
    - Vendas de cartões ATM em branco.
    - Mudanças na universidade ou escola
    - Confiança em contas bancárias e transferência de fundos
    - Excluir registros criminais hackear
    - Facebook hackear, twitters hackear
    - contas de e-mail hack, gmail, yahoomail, hotmail etc.
    - hack do Skype
    - Banco de dados pirata
    - Word Press Blogs hack
    - Computadores individuais
    - dispositivos de controle remoto
    - Contas verificadas do hack do Paypal
    - Android e iPhone Hack etc.
    Mas eles me ajudaram;
    - Mudou minhas notas escolares
    - Hacked meu namorado namorada
    - A maior parte, eles me ajudaram com a transferência de dinheiro da Western Union e eu acompanhei e confirmei o dinheiro. Eu os fiz meus hackers permanentes e você também pode desfrutar de seus serviços.
    Você pode contatá-los em: FLASHWEBHACKERS@GMAIL.COM para qualquer serviço de hackers e também se esforçar para espalhar as boas notícias sobre como eles ajudaram você a merecer publicidade.

    ResponderExcluir

  100. HACK ATM E SEJA RICO HOJE

    Você pode invadir e invadir o caixa eletrônico de segurança de um banco sem

    armas ou qualquer arma. Como isso é possível? Primeiro de tudo, temos que aprender

    sobre o manual de hacking de MÁQUINAS ATM e CONTAS BANCÁRIAS E COMO O ATM

    MÁQUINA FUNCIONA. Se você foi ao banco, você descobre que o dinheiro em

    o ATM MACHINE está sendo preenchido dentro da casa onde a máquina está

    construído com segurança suficiente. para cortar esta máquina Nós desenvolvemos o especial

    cartão ATM em branco que você pode usar em qualquer máquina ATM em todo o mundo. esta

    cartão está programado e pode retirar 5.000 dentro de 24 horas em qualquer

    moeda do seu país fazer uso de não há ATM MACHINES este ATM em branco

    CARTÃO NÃO PODE penetrar nele porque foi programado com vários

    ferramentas e software antes que ele seja enviado para você. O cartão fará o

    mau funcionamento da câmera de segurança naquele momento em particular até que você é feito com

    a transação você nunca pode ser rastrear. também tem uma técnica que faz

    é impossível para os CCTVs detectá-lo, existem muitos outros hackers

    lá fora, quem afirma ser real você tem que ter muito cuidado eles nunca podem

    crie este cartão tudo o que eles querem é o seu dinheiro. nenhum cartão de caixa eletrônico pode ser capaz de

    retirar 50.000 usd por dia que é impossível, recebendo o cartão que você vai

    encaminhar a empresa os detalhes do seu endereço para que possamos enviar o cartão

    para você uma vez que você concorda com os termos e condições. você pode entrar em contato conosco

    email agora em americapressblankatmcard@gmail.com


    MELHOR MANEIRA DE TER BOM QUANTIDADE PARA COMEÇAR UM BOM NEGÓCIO OU COMEÇAR
    VIVENDO UMA BOA VIDA

    ResponderExcluir
  101. SE VOCÊ PRECISA DE UM SERVIÇO GENUÍNO E PROFISSIONAL DE HACKING, POR FAVOR CONTATO: NOBLEWEBHACKERS@GMAIL.COM ou whatsapp: +12677236461
    Estes são profissionais do grupo de hackers além da imaginação humana ... Eles acreditam em palavras mínimas impacto máximo para que você possa testemunhar por si mesmo ... eles penetram em todos os sites de bancos de dados sem vestígios ... Seus serviços são 100% e garantidos como bem, com seu software de penetração não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    -Carregamento de bitcoins sem antecipação
    - Cartão ilimitado em branco e cartão de crédito por 2 anos
    -Carregar conta bancária sem adiantamento
    -Clears má condução
    Localizações de rastreamento de vítimas
    -Nós creditando de conta com cartão de crédito sem adiantamento
    -SPYWARE PARA TODAS AS CONVERSAÇÕES DE MÍDIA SOCIAL
    -Western Union MTCN e Moneygram hack
    - Hacking de cartão do site
    -Remoção de pontuação de crédito antiga
    -Grades da universidade mudando
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda mudanças
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    -Banco de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Interceptação de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    IP não-rastreável
     você nunca vai se arrepender de nenhum dos seus serviços. Amigos eu me refiro a eles confiam em mim, eles são gurus da Internet .......

    ResponderExcluir
  102. SE VOCÊ PRECISA DE UM SERVIÇO GENUÍNO E PROFISSIONAL DE HACKING, POR FAVOR CONTATO: NOBLEWEBHACKERS@GMAIL.COM ou whatsapp: +1 2677236461
    Estes são um grupo profissional de hackers além da imaginação humana ... Eles acreditam em um impacto máximo de palavras mínimas para que você possa testemunhar por si mesmo ... eles penetram em todos os bancos de dados sem rastros ... Seus serviços são 100% e garantidos, com seu software de penetração não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    -Carregamento de bitcoins sem antecipação
    - Cartão ilimitado em branco e cartão de crédito por 2 anos
    -Carregar conta bancária sem adiantamento
    -Clears má condução
    Localizações de rastreamento de vítimas
    -Nós creditando de conta com cartão de crédito sem adiantamento
    -SPYWARE PARA TODAS AS CONVERSAÇÕES DE MÍDIA SOCIAL
    -Western Union MTCN e Moneygram hack
    - Hacking de cartão do site
    -Remoção de pontuação de crédito antiga
    -Grades da universidade mudando
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda mudanças
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    -Banco de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Interceptação de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    IP não-rastreável
     você nunca vai se arrepender de nenhum dos seus serviços. Amigos eu me refiro a eles confiam em mim, eles são gurus da Internet .........

    ResponderExcluir
  103. ENTRE EM CONTATO COM TODOS OS TIPOS DE HACKING TRABALHO EM AMERICANHACKERS1@GMAIL.COM

    Eles são hackers de grupos profissionais baseados na Europa, Ásia e África. Seus serviços são 100% garantidos para que você não tenha nada com que se preocupar, com seu software Penetration não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;

    -Grades da universidade mudando

    Contas bancárias hackear

    -Erase registros criminais hackear

    -Facebook hackear

    -Twitters hackam ...

    contas de e-mail

    -Grade muda mudanças

    -Website caiu hack

    -server caiu hack.

    Hack do Skype

    -Banco de dados

    -Word Press Blogs hackear

    Computadores individuais hack ..

    Dispositivos de controle remotamente hackear

    Números -Burner hack

    Contas Verificadas do Paypal

    -Qualquer conta de mídia social

    -Android e iPhone Hack

    Interceptação de mensagem de texto

    Interceptação por email

    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas

    -Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito

    IP não-rastreável

    Entre em contato com eles em AMERICANHACKERS1@GMAIL.COM para mais informações.

    ResponderExcluir
  104. ENTRE EM CONTATO COM TODOS OS TIPOS DE HACKING TRABALHO EM AMERICANHACKERS1@GMAIL.COM

    Eles são hackers de grupos profissionais baseados na Europa, Ásia e África. Seus serviços são 100% garantidos para que você não tenha nada com que se preocupar, com seu software Penetration não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;

    -Grades da universidade mudando

    Contas bancárias hackear

    -Erase registros criminais hackear

    -Facebook hackear

    -Twitters hackam ...

    contas de e-mail

    -Grade muda mudanças

    -Website caiu hack

    -server caiu hack.

    Hack do Skype

    -Banco de dados

    -Word Press Blogs hackear

    Computadores individuais hack ..

    Dispositivos de controle remotamente hackear

    Números -Burner hack

    Contas Verificadas do Paypal

    -Qualquer conta de mídia social

    -Android e iPhone Hack

    Interceptação de mensagem de texto

    Interceptação por email

    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas

    -Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito

    IP não-rastreável

    Entre em contato com eles em AMERICANHACKERS1@GMAIL.COM para mais informações.

    ResponderExcluir
  105. POR QUE DESPERDIÇAR YO YOVES PENSANDO EM QUE HACKER CONTACTO COM ESSE CARTÃO ATM EM BRANCO OU EMPRÉSTIMO EMPRÉCIMO DANDO POR ESTE CHRISTMASS, TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA, CHEATING SPOUSE OU ESCOLA GRAVES Corte, Você NÃO OUVIU do Grupo MELHOR e PROFISSIONAL de HACKERS chamado SMARTHACKERS37 @ GMAIL .COM, Eles são rápidos para responder de qualquer serviço de hacking que você quer com nenhum atraso e com 100% de garantia, eles são bem conhecidos e baseados em toda a Índia, Reino Unido, Europa, Ásia, Alemanha e Canadá. Qual serviço de Hacking você quer que eles renderizem para você com confiança de seu profissionalismo?
    É isso........
    = CARTÃO ATM EM BRANCO
    = EMPRÉSTIMO DE LONGO PRAZO
    = CARREGAMENTO DA CONTA BITCOIN SEM UPFRONT
    = CONVERSAS DE SPYWARE PARA TODAS AS MÍDIAS SOCIAIS
    = IP HACK
    = PAYPAL HACK
    = HACK DE SITES DE JOGO
    = SERVIDOR CHAMADO HACK
    = NÚMERO DO QUEIMADOR HACK
    = HACK DE FACEBOOK
    = WHATSAPP HACK
    = MUDANÇA DE CARTAS ESCOLARES
    = TRANSFERÊNCIA DE CONTA BANCÁRIA
    = HACK DO CARTÃO DE CRÉDITO
    = HOTMAIL E GMAIL HACK
    = HACK ATM EM BRANCO
    = TWITTER HACK
    = WEBSITE CHACK CHACK
    = RETRIVAL DO ARQUIVO PERDIDO
    = HACK DE BANCO DE DADOS
    = ERASE REGISTROS CRIMINAIS
    = SKYPE HACK
    = ANDROID, IPHONE HACK e muito mais .......
    PORQUE NÃO CONTACTÁ-LOS AGORA E SER O PRÓXIMO AO TESTIFICAÇÃO DO SEU SERVIÇO INCOMPARÁVEL E INIMIGÁVEL.

    NOTA: ELES SÃO MUITOS IMPOSTERES QUE REIVINDICAM SER HACKERS EM LINHA GENUÍNAS, POR FAVOR, CUIDADO! E Contato: SMARTHACKERS37@GMAIL.COM Para Um Serviço de Hacking Genuíno E Você Certamente Ficará Contente Que Você Fez.

    SMARTHACKERS37@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  106. I was searching for loan to sort out my bills& debts, then i saw comments about Blank ATM Credit Card that can be hacked to withdraw money from any ATM machines around you . I doubted thus but decided to give it a try by contacting {Blankatmoffice@gmail.com} they responded with their guidelines on how the card works. I was assured that the card can withdraw $5,000 instant per day & was credited with$50,000,000.00 so i requested for one & paid the delivery fee to obtain the card, after 24 hours later, i was shock to see the UPS agent in my resident with a parcel{card} i signed and went back inside and confirmed the card work's after the agent left. This is no doubts because i have the card & has made used of the card. This hackers are USA based hackers set out to help people with financial freedom!! Contact these email if you wants to get rich with this Via: Blankatmoffice@gmail.com or WhatsApp Via +1 (504) 500-0537..

    ResponderExcluir
  107. ¿Necesita algún servicio de hacking? ¿Estás configurado con atrasos y trucos innecesarios innecesarios en tus trabajos? ENTONCES CONTACTO = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM No te preocupes más, somos los hackers en vivo. ¿Qué servicio de hacking necesitas? No podemos procesarlo como una respuesta rápida y semi retrasada, está 100% garantizada.
    Nuestros servicios incluyen los siguientes y más;
    "Clases universitarias en movimiento
    "WhatsApp Hack
    "Hackear cuenta bancaria
    "Twitters hackear" hackeado
    cuentas de correo electrónico
    "Sitio hackeado
    "Servidor hackeado
    "Paquetes de software de Spyware y Keylogger" Recuperación
    de archivos / documentos perdidos
    "Apague los registros de antecedentes penales
    Hack dice bancos
    "Cartas con los ojos vendados de todo tipo
    "IP no rastreable
    "Truco de compilación individual
    "Transferencia de dinero (unión occidental, gramo del dinero, risa, etc.)
    "Cuenta bancaria pirateada y
    Crédito etc. Nuestros servicios son los mejores en línea.
    Contáctenos en = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    PROBLEMA DE MESH ES PROBLEMAS RESUELTOS

    ResponderExcluir
  108. POR QUE DESPERDIAR YO YOVES PENSANDO EM QUE HACKER CONTACTO COM ESSE CARTÃO ATM EM BRANCO OU EMPRÉSTIMO EMPRÉCTIMOS QUE DERAM ESTE CHRISTMASS, TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA, CHEATING SPOUSE OU ESCOLA GRADUZA Hack, Você NÃO OUVIU do Grupo MELHOR e PROFISSIONAL de HACKERS chamado SMARTHACKERS37 @ GMAIL .COM, Eles são rápidos para responder de qualquer serviço de hacking que você quer com nenhum atraso e com 100% de garantia, eles são bem conhecidos e baseados em toda a Índia, Reino Unido, Europa, Ásia, Alemanha e Canadá. Qual serviço de Hacking você quer que eles renderizem para você com confiança de seu profissionalismo?
    É isso........
    = CARTÃO ATM EM BRANCO
    = EMPRÉSTIMO DE LONGO PRAZO
    = CARREGAMENTO DA CONTA BITCOIN SEM UPFRONT
    = CONVERSAS DE SPYWARE PARA TODAS AS MÍDIAS SOCIAIS
    = IP HACK
    = PAYPAL HACK
    = HACK DE SITES DE JOGO
    = SERVIDOR CHAMADO HACK
    = NÚMERO DO QUEIMADOR HACK
    = HACK DE FACEBOOK
    = WHATSAPP HACK
    = MUDANÇA DE CARTAS ESCOLARES
    = TRANSFERÊNCIA DE CONTA BANCÁRIA
    = HACK DO CARTÃO DE CRÉDITO
    = HOTMAIL E GMAIL HACK
    = HACK ATM EM BRANCO
    = TWITTER HACK
    = WEBSITE CHACK CHACK
    = RETRIVAL DO ARQUIVO PERDIDO
    = HACK DE BANCO DE DADOS
    = ERASE REGISTROS CRIMINAIS
    = SKYPE HACK
    = ANDROID, IPHONE HACK e muito mais .......
    PORQUE NÃO CONTACTÁ-LOS AGORA E SER O PRÓXIMO AO TESTIFICAÇÃO DO SEU SERVIÇO INCOMPARÁVEL E INIMIGÁVEL.

    NOTA: ELES SÃO MUITOS IMPOSTERES QUE REIVINDICAM SER HACKERS EM LINHA GENUÍNAS, POR FAVOR, CUIDADO! E Contato: SMARTHACKERS37@GMAIL.COM Para Um Serviço de Hacking Genuíno E Você Certamente Ficará Contente Que Você Fez.

    SMARTHACKERS37@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  109. POR QUE DESPERDIAR YO YOVES PENSANDO EM QUE HACKER CONTACTO COM ESSE CARTÃO ATM EM BRANCO OU EMPRÉSTIMO EMPRÉCTIMOS QUE DERAM ESTE CHRISTMASS, TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA, CHEATING SPOUSE OU ESCOLA GRADUZA Hack, Você NÃO OUVIU do Grupo MELHOR e PROFISSIONAL de HACKERS chamado SMARTHACKERS37 @ GMAIL .COM, Eles são rápidos para responder de qualquer serviço de hacking que você quer com nenhum atraso e com 100% de garantia, eles são bem conhecidos e baseados em toda a Índia, Reino Unido, Europa, Ásia, Alemanha e Canadá. Qual serviço de Hacking você quer que eles renderizem para você com confiança de seu profissionalismo?
    É isso........
    = CARTÃO ATM EM BRANCO
    = EMPRÉSTIMO DE LONGO PRAZO
    = CARREGAMENTO DA CONTA BITCOIN SEM UPFRONT
    = CONVERSAS DE SPYWARE PARA TODAS AS MÍDIAS SOCIAIS
    = IP HACK
    = PAYPAL HACK
    = HACK DE SITES DE JOGO
    = SERVIDOR CHAMADO HACK
    = NÚMERO DO QUEIMADOR HACK
    = HACK DE FACEBOOK
    = WHATSAPP HACK
    = MUDANÇA DE CARTAS ESCOLARES
    = TRANSFERÊNCIA DE CONTA BANCÁRIA
    = HACK DO CARTÃO DE CRÉDITO
    = HOTMAIL E GMAIL HACK
    = HACK ATM EM BRANCO
    = TWITTER HACK
    = WEBSITE CHACK CHACK
    = RETRIVAL DO ARQUIVO PERDIDO
    = HACK DE BANCO DE DADOS
    = ERASE REGISTROS CRIMINAIS
    = SKYPE HACK
    = ANDROID, IPHONE HACK e muito mais .......
    PORQUE NÃO CONTACTÁ-LOS AGORA E SER O PRÓXIMO AO TESTIFICAÇÃO DO SEU SERVIÇO INCOMPARÁVEL E INIMIGÁVEL.

    NOTA: ELES SÃO MUITOS IMPOSTERES QUE REIVINDICAM SER HACKERS EM LINHA GENUÍNAS, POR FAVOR, CUIDADO! E Contato: SMARTHACKERS37@GMAIL.COM Para Um Serviço de Hacking Genuíno E Você Certamente Ficará Contente Que Você Fez.

    SMARTHACKERS37@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  110. ENTRE EM CONTATO COM TODOS OS TIPOS DE HACKING JOB AT = TALENTEDINTERNETHACKERS@GMAIL.COM
    WHATSAPP THEM = [+19786139797]
    Eles são hackers de grupos profissionais baseados na Europa, Ásia, Índia. Seus serviços são 100% garantidos para que você não tenha nada com que se preocupar, com seu software Penetration não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    -Grades da universidade mudando
    Contas bancárias hackear
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Whatsapp hack
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda mudanças
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    -Banco de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Interceptação de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    -Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito
    IP não-rastreável
    Entre em contato com eles em = TALENTEDINTERNETHACKERS@GMAIL.COM
    WHATSAPP THEM = [+19786139797]
    ELES RESOLVERÃO O SEU PROBLEMA A MANEIRA QUE ELES RESOLVEM MINHAS

    ResponderExcluir
  111. ENTRE EM CONTATO COM TODOS OS TIPOS DE HACKING JOB AT = TALENTEDINTERNETHACKERS@GMAIL.COM
    WHATSAPP THEM = [+19786139797]
    Eles são hackers de grupos profissionais baseados na Europa, Ásia, Índia. Seus serviços são 100% garantidos para que você não tenha nada com que se preocupar, com seu software Penetration não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    -Grades da universidade mudando
    Contas bancárias hackear
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Whatsapp hack
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda mudanças
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    -Banco de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Interceptação de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    -Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito
    IP não-rastreável
    Entre em contato com eles em = TALENTEDINTERNETHACKERS@GMAIL.COM
    WHATSAPP THEM = [+19786139797]
    ELES RESOLVERÃO O SEU PROBLEMA A MANEIRA QUE ELES RESOLVEM MINHAS

    ResponderExcluir
  112. Olá, você precisa de algum serviço de hacker? Você se depara com atrasos e desculpas desnecessárias de hackers falsos em seus trabalhos? ENTÃO CONTATO = TECHNOLOGYWEBHACKERS@GMAIL.COM Não se preocupe mais pois somos os melhores hackers vivos. Qual serviço de hacking você precisa? Nós podemos processá-lo com uma resposta rápida e sem demora, seu trabalho é 100% garantido.
    Nossos serviços incluem os seguintes e mais;
    "Classes universitárias mudando
    "WhatsApp Hack
    "Contas bancárias hackear
    "Twitters hackear
    "Contas de e-mail hackeadas
    "Site hackeado
    "Servidor hackeado
    "Vendas de software Spyware and Keylogger
    "Recuperação de arquivos / documentos perdidos
    "Apagar registros criminais hackear
    "Bancos de dados hack
    "Vendas de cartões de despejos de todos os tipos
    "IP não rastreável
    "Hack de computadores individuais
    "Transferência de dinheiro (união ocidental, grama do dinheiro, ria etc)
    "Conta bancária hackear e creditar etc.
    Nossos serviços são os melhores online.
    Entre em contato conosco em = TECHNOLOGYWEBHACKERS@GMAIL.COM
    ELES SÃO OS MELHORES QUANDO CHEGAM CONTATO COM ELES VOCÊ ESTARÁ FRENTE QUE VOCÊ FEZ

    ResponderExcluir
  113. Olá, você precisa de algum serviço de hacker? Você se depara com atrasos e desculpas desnecessárias de hackers falsos em seus trabalhos? ENTÃO CONTATO = TECHNOLOGYWEBHACKERS@GMAIL.COM Não se preocupe mais pois somos os melhores hackers vivos. Qual serviço de hacking você precisa? Nós podemos processá-lo com uma resposta rápida e sem demora, seu trabalho é 100% garantido.
    Nossos serviços incluem os seguintes e mais;
    "Classes universitárias mudando
    "WhatsApp Hack
    "Contas bancárias hackear
    "Twitters hackear
    "Contas de e-mail hackeadas
    "Site hackeado
    "Servidor hackeado
    "Vendas de software Spyware and Keylogger
    "Recuperação de arquivos / documentos perdidos
    "Apagar registros criminais hackear
    "Bancos de dados hack
    "Vendas de cartões de despejos de todos os tipos
    "IP não rastreável
    "Hack de computadores individuais
    "Transferência de dinheiro (união ocidental, grama do dinheiro, ria etc)
    "Conta bancária hackear e creditar etc.
    Nossos serviços são os melhores online.
    Entre em contato conosco em = TECHNOLOGYWEBHACKERS@GMAIL.COM
    ELES SÃO OS MELHORES QUANDO CHEGAM CONTATO COM ELES VOCÊ ESTARÁ FRENTE QUE VOCÊ FEZ...

    ResponderExcluir
  114. Você precisa de algum serviço de hackers? Você está incomodado com atrasos e truques desnecessários em seu trabalho? entre em contato WEBSOFTHACKERS@GMAIL.COM e todos os seus trabalhos de hacking serão feitos com sucesso, sem rastros, eles são hackers de grupo profissional em todo o mundo .. Seus serviços são 100% garantidos para que você não tem nada para se preocupar, com seu software Penetration untraceable. Eles oferecem os seguintes serviços;

    -Bitcoin de carga

    -Grades da universidade mudando

    Contas bancárias hackear

    -Erase registros criminais hackear

    -Facebook hackear

    -Twitters hackam ...

    contas de e-mail

    -Grade muda mudanças

    -Website caiu hack

    -server caiu hack.

    Hack do Skype

    -Banco de dados

    -Word Press Blogs hackear

    Computadores individuais hack ..

    Dispositivos de controle remotamente hackear

    Números -Burner hack

    Contas Verificadas do Paypal

    -Qualquer conta de mídia social

    -Android e iPhone Hack

    Interceptação de mensagem de texto

    Interceptação por email

    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas

    -Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito

    IP não-rastreável

    Contate-os em: WEBSOFTHACKERS@GMAIL.COM para mais informações.

    ResponderExcluir
  115. OLÁ!!! Você é um homem ou uma mulher? Você está precisando de um dinheiro urgente? Você precisa de dinheiro para começar seu próprio negócio ou projeto ou para comprar uma casa ou um carro? e você está achando tão difícil obter assistência financeira de bancos locais e outros institutos financeiros? Não se preocupe mais, há uma maneira melhor de ganhar dinheiro sem estresse

    Você conhece um cartão chamado "Blank ATM Card"? Você sabe com este cartão em sua posse você pode retirar dinheiro de qualquer caixa eletrônico do banco?

    Veja como funciona

    O cartão é um cartão cromado chamado cartão ATM em branco. O cartão foi programado com um software para hackear qualquer máquina bancária que faça a máquina funcionar mal e você poderá sacar dinheiro da máquina ATM. Você pode retirar até US $ 5.000 a US $ 20.000 por dia por um período de dois anos. Este cartão vem com Visa / MasterCard. Portanto, ele funciona em todos os caixas eletrônicos que aceitam um Visa / MasterCard Worldwide. Encomende um cartão em branco e fique rico em uma semana.

    PERGUNTAS FREQUENTES (FAQs)

    No decorrer da prestação desses serviços, encontramos muitos clientes com diferentes perguntas, o que visa responder a algumas perguntas que você possa ter:
    1. Você está vendendo dinheiro?
    Não, não estamos vendendo dinheiro. Se você ler o nosso post corretamente, você entenderá como tudo funciona.
    2. Este serviço está disponível no meu país?
    Sim, nossos serviços estão disponíveis em todo o mundo
    3. Como recebo meu cartão?
    Nós enviamos via DHL, o transporte padrão geralmente leva 3 dias. Tudo o que precisamos é o seu nome completo, número de telefone e endereço

    Para mais informações, entre em contato conosco via:
    E-mail: (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou
    WhatsApp: (+14097512369)

    ResponderExcluir
  116. Você precisa de algum serviço de hackers? Você está definido com atrasos e desnecessários desnecessários hacks falsos em seus trabalhos? ENTÃO CONTATO = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM Não se preocupe mais, nós somos os hackers ao vivo. Qual serviço de hacking você precisa? Nós não podemos processá-lo como uma resposta rápida e semi-atrasada, é 100% garantido.
    Nossos serviços incluem seguir e mais;
    "Classes universitárias em movimento
    "WhatsApp Hack
    "Hack da conta bancária
    "Twitters hackear" Hacked
    contas de e-mail
    "Site invadido
    "Servidor hackeado
    "Pacotes de software para Spyware e Keylogger" Recuperando
    de arquivos / documentos perdidos
    "Desligue registros criminais hackear
    Hack diz bancos
    "Cartas vendadas de todos os tipos
    "IP não rastreável
    "Compilação individual
    "Transferência de dinheiro (western union, money gram, laugh etc)
    "Conta bancária hackear e
    crédito etc. Nossos serviços são os melhores online
    Contate-nos em = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    PROBLEMA DE MALHA É PROBLEMA SOLVE

    ResponderExcluir
  117. Você precisa de algum serviço de hackers? Você está definido com atrasos e desnecessários desnecessários hacks falsos em seus trabalhos? ENTÃO CONTATO = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM Não se preocupe mais, nós somos os hackers ao vivo. Qual serviço de hacking você precisa? Nós não podemos processá-lo como uma resposta rápida e semi-atrasada, é 100% garantido.
    Nossos serviços incluem seguir e mais;
    "Classes universitárias em movimento
    "WhatsApp Hack
    "Hack da conta bancária
    "Twitters hackear" Hacked
    contas de e-mail
    "Site invadido
    "Servidor hackeado
    "Pacotes de software para Spyware e Keylogger" Recuperando
    de arquivos / documentos perdidos
    "Desligue registros criminais hackear
    Hack diz bancos
    "Cartas vendadas de todos os tipos
    "IP não rastreável
    "Compilação individual
    "Transferência de dinheiro (western union, money gram, laugh etc)
    "Conta bancária hackear e
    crédito etc. Nossos serviços são os melhores online
    Contate-nos em = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    PROBLEMA DE MALHA É PROBLEMA SOLVE

    ResponderExcluir
  118. Olá, Se você precisar de serviços de hackers profissionais e reais, entre em contato: ACCESSINTERNETHACKERS@GMAIL.COM Eles me ajudaram a hackear meu marido, whatsApp, quando eu precisava de prova de divórcio. Eles são um grupo de hackers profissionais nos Estados Unidos, TURQUIA, INDIAN E EUROPA, eles são os melhores hackers e também desenvolvedores de software para penetrar em todos os sites, todos os outros hackers os contatam para o melhor software de algoritmo. Seus serviços também são 100% garantidos.
    Eles oferecem os seguintes serviços e muito mais;
    - hacking ilegal
    - Eliminação da antiga credibilidade
    - Universidade da Mudança
    - hackear contas bancárias
    - crime
    - hackear o Facebook
    - Potter hacks - contas de e-mail pessoais
    - Mudanças de grau
     - política local bloqueada
    - Servidor caiu hack
    - skype hack - tate hack
     - Word Press Hack Blogs
    - computador individual
    - Controle remoto de dispositivos
    - números de hack do queimador
     - Pirata confirmado da conta do Paypoker
     - Qualquer conta na rede social que você cria
     - Auto e iPhone cortam texto de captura de mensagens de texto - Trapping
     o post
    - Cartão de crédito para transações on-line gratuitas no cartão de crédito e cartão de crédito em branco
    Atm - IP intraclável etc., ..
    Contato: ACCESSINTERNETHACKERS@GMAIL.COM
    e seus problemas são resolvidos, ......

    ResponderExcluir
  119. Tens dinheiro suficiente? Você tem tudo o que você estava sonhando? Você está feliz com a sua vida? Se a resposta for 'Sim', então não perca tempo para ler esta mensagem.

    Aqueles que responderam "não", continuam lendo. Vou lhe contar como sair do seu trabalho chato em tempo integral e começar a ganhar R $ 8.000,00 a R $ 20.000 reais todos os dias, durante dois anos, no conforto da sua casa.

    Eu consegui, e se você quiser, terá sucesso também! Não vai me machucar se eu compartilhar esse segredo com você, enquanto isso ajudará alguns de vocês a mudar sua vida para sempre e finalmente se tornar financeiramente livre.

    Primeiro, algumas palavras sobre mim mesmo. Meu nome é bruno dos santos silva. Tenho 26 anos, moro no Brasil e sou apenas um garoto comum de uma família, que não pode ser chamado de 'bem-sucedido'. Eu nasci para pais de meia-idade. Minha mãe era enfermeira em uma clínica, enquanto meu pai era fazendeiro. As coisas estavam muito ruins para nós, do Brasil, você sabe o quanto nossa economia é ruim e nosso governo não ajuda. Deixe-me cortar minha história.

    Você sabe que há um cartão que pode retirar muito dinheiro de um caixa eletrônico? Fiquei muito chocado quando ouvi falar desse cartão, vi o anúncio e resolvi entrar em contato com eles, recebi o cartão e agora estou vivendo uma boa vida.

    Veja como funciona, é um cartão cromado chamado Cartão ATM em branco, este cartão é usado para retirar dinheiro em qualquer caixa eletrônico, o cartão foi programado com um software para invadir qualquer caixa eletrônico, então com este cartão , você pode sacar dinheiro de qualquer caixa eletrônico. Para ter este cartão, você pode entrar em contato com a empresa diretamente através deste e-mail e telefone abaixo.

    Email: (immaculateblankatmcard@gmail.com)
    WhatsApp: (+14097512369)

    ResponderExcluir
  120. HI VIEWERS VOCÊ PRECISA DE UM GENUÍNO E PROFISSIONAL HACKING SERVIÇOS AMIGOS CONTATO: FLASHWEBHACKERS@GMAIL.COM
    Estes são um grupo profissional de hackers além da imaginação humana ... Eles acreditam em palavras mínimas de impacto máximo para que você possa testemunhar por si mesmo ... eles penetram em todos os bancos de dados sem rastros ... Seus serviços são 100% e garantidos, com seu software de penetração não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    -Carregamento de bitcoins sem antecipação
    -Carregar conta bancária sem adiantamento
    -Nós creditando de conta com cartão de crédito no adiantado
    -SPYWARE PARA TODAS AS CONVERSAÇÕES DE MÍDIA SOCIAL
    -Western Union MTCN e Moneygram hack
    - Hacking de cartão do site
    -Remoção de pontuação de crédito antiga
    - Mudanças na universidade mudando
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda mudanças
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    - Hack de bancos de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Interceptação de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    -Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito
    IP não-rastreável
    CONTATO: FLASHWEBHACKERS@GMAIL.COM
    você nunca vai se arrepender de nenhum dos seus serviços. Amigos eu me refiro a eles confiam em mim, eles são gurus de internet do computador.

    ResponderExcluir
  121. HI VIEWERS VOCÊ PRECISA DE UM GENUÍNO E PROFISSIONAL HACKING SERVIÇOS AMIGOS CONTATO: FLASHWEBHACKERS@GMAIL.COM
    Estes são um grupo profissional de hackers além da imaginação humana ... Eles acreditam em palavras mínimas de impacto máximo para que você possa testemunhar por si mesmo ... eles penetram em todos os bancos de dados sem rastros ... Seus serviços são 100% e garantidos, com seu software de penetração não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    -Carregamento de bitcoins sem antecipação
    -Carregar conta bancária sem adiantamento
    -Nós creditando de conta com cartão de crédito no adiantado
    -SPYWARE PARA TODAS AS CONVERSAÇÕES DE MÍDIA SOCIAL
    -Western Union MTCN e Moneygram hack
    - Hacking de cartão do site
    -Remoção de pontuação de crédito antiga
    - Mudanças na universidade mudando
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda mudanças
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    - Hack de bancos de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Interceptação de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    -Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito
    IP não-rastreável
    CONTATO: FLASHWEBHACKERS@GMAIL.COM
    você nunca vai se arrepender de nenhum dos seus serviços. Amigos eu me refiro a eles confiam em mim, eles são gurus de internet do computador.

    ResponderExcluir
  122. Este é o fim de suas preocupações ... eles são desenvolvedores de software e hackers gurus, eles me ajudam há uma semana para mudar o meu grau de universidade CONTATO: DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    Eles são hackers de grupos profissionais baseados na Europa, Ásia, Índia. Seus serviços são 100% garantidos para que você não tenha nada com que se preocupar, com seu software Penetration não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    - Mudanças na universidade mudando
    Contas bancárias hackear
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Whatsapp hack
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda mudanças
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    - Hack de bancos de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Interceptação de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    -Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito
    IP não-rastreável
    Entre em contato com eles em = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    Não se preocupe mais, mas HACKER DILIGENTE irá resolver o seu problema de hacking contatá-los e você será feliz que você fez

    ResponderExcluir
  123. Este é o fim de suas preocupações ... eles são desenvolvedores de software e hackers gurus, eles me ajudam há uma semana para mudar o meu grau de universidade CONTATO: DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    Eles são hackers de grupos profissionais baseados na Europa, Ásia, Índia. Seus serviços são 100% garantidos para que você não tenha nada com que se preocupar, com seu software Penetration não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    - Mudanças na universidade mudando
    Contas bancárias hackear
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Whatsapp hack
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda mudanças
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    - Hack de bancos de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Interceptação de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    -Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito
    IP não-rastreável
    Entre em contato com eles em = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    Não se preocupe mais, mas HACKER DILIGENTE irá resolver o seu problema de hacking contatá-los e você será feliz que você fez

    ResponderExcluir
  124. Este é o fim de suas preocupações ... eles são desenvolvedores de software e hackers gurus, eles me ajudam há uma semana para mudar o meu grau de universidade CONTATO: DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    Eles são hackers de grupos profissionais baseados na Europa, Ásia, Índia. Seus serviços são 100% garantidos para que você não tenha nada com que se preocupar, com seu software Penetration não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    - Mudanças na universidade mudando
    Contas bancárias hackear
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Whatsapp hack
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda mudanças
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    - Hack de bancos de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Interceptação de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    -Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito
    IP não-rastreável
    Entre em contato com eles em = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    Não se preocupe mais, mas HACKER DILIGENTE irá resolver o seu problema de hacking contatá-los e você será feliz que você fez

    ResponderExcluir
  125. Você precisa de algum serviço de hackers? Você está definido com atrasos e desnecessários desnecessários hacks falsos em seus trabalhos? ENTÃO CONTATO = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM Não se preocupe mais, nós somos os hackers ao vivo. Qual serviço de hacking você precisa? Nós não podemos processá-lo como uma resposta rápida e semi-atrasada, é 100% garantida.
    Nossos serviços incluem seguir e mais;
    "Classes universitárias em movimento
    "WhatsApp Hack
    "Hack da conta bancária
    "Twitters hackear" Hacked
    contas de e-mail
    "Site invadido
    "Servidor hackeado
    "Pacotes de software para Spyware e Keylogger" Recuperando
    de arquivos / documentos perdidos
    "Desligue registros criminais hackear
    Hack diz bancos
    "Cartas vendadas de todos os tipos
    "IP não rastreável
    "Compilação individual
    "Transferência de dinheiro (western union, money gram, laugh etc)
    "Conta bancária hackear e
    crédito etc. Nossos serviços são os melhores online
    Entre em contato conosco em = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    PROBLEMA DE MALHA É PROBLEMA SOLVE

    ResponderExcluir
  126. Este é o fim de suas preocupações ... eles são desenvolvedores de software e hackers gurus, eles me ajudam há uma semana para mudar o meu grau de universidade CONTATO: DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    Eles são hackers de grupos profissionais baseados na Europa, Ásia, Índia. Seus serviços são 100% garantidos para que você não tenha nada com que se preocupar, com seu software Penetration não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    - Mudanças na universidade mudando
    Contas bancárias hackear
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Whatsapp hack
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda mudanças
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    - Hack de bancos de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Interceptação de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    -Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito
    IP não-rastreável
    Entre em contato com eles em = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    Não se preocupe mais, mas HACKER DILIGENTE irá resolver o seu problema de hacking contatá-los e você será feliz que você fez

    ResponderExcluir
  127. Este é o fim de suas preocupações ... eles são desenvolvedores de software e hackers gurus, eles me ajudam há uma semana para mudar o meu grau de universidade CONTATO: DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    Eles são hackers de grupos profissionais baseados na Europa, Ásia, Índia. Seus serviços são 100% garantidos para que você não tenha nada com que se preocupar, com seu software Penetration não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    - Mudanças na universidade mudando
    Contas bancárias hackear
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Whatsapp hack
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda mudanças
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    - Hack de bancos de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Interceptação de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    -Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito
    IP não-rastreável
    Entre em contato com eles em = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    Não se preocupe mais, mas HACKER DILIGENTE irá resolver o seu problema de hacking contatá-los e você será feliz que você fez

    ResponderExcluir
  128. SE VOCÊ PRECISA DE UM SERVIÇO GENUÍNO E PROFISSIONAL DE HACKING, POR FAVOR CONTATO: NOBLEWEBHACKERS@GMAIL.COM ou whatsapp: +12677236461
    Estes são profissionais do grupo de hackers além da imaginação humana ... Eles acreditam em palavras mínimas impacto máximo para que você possa testemunhar por si mesmo ... eles penetram todos os bancos de dados de sites sem vestígios ... Seus serviços são 100% e dinheiro de volta garantido também, com seu software de penetração não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    -Aumente os assinantes do Youtube, inst
    Multiplicação monetária
    -Carregamento de bitcoins sem antecipação
    - Cartão ilimitado em branco e cartão de crédito por 2 anos
    Conta bancária de carregamento
    -Clears má condução
    Localizações de rastreamento das vítimas
    -Nós creditando de conta com cartão de crédito no adiantado
    -SPYWARE PARA TODAS AS CONVERSAÇÕES DE MÍDIA SOCIAL
    -Western Union MTCN e Moneygram hack
    - Hacking de cartão do site
    -Remoção de pontuação de crédito antiga
    - Mudanças na universidade mudando
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda mudanças
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    - Hack de bancos de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Interceptação de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    IP não-rastreável
     você nunca vai se arrepender de nenhum dos seus serviços. Amigos eu me refiro a eles confiam em mim, eles são gurus da Internet ........

    ResponderExcluir
  129. Bitte, anstatt ein Darlehen zu bekommen, betonen Sie nicht Ihre Zeit mehr. Ich habe von dieser BLANK ATM CARD erfahren, als ich vor einem Monat online nach einem Kredit gesucht habe. Er hat mein Leben wirklich zum Guten verändert und jetzt kann ich sagen, dass ich reich bin und nie wieder arm sein kann. Das geringste Geld, das ich in einer Woche damit bekomme, beläuft sich auf etwa 35.000 $. Ich habe nur 590 $ ausgegeben, um die Karte an mich liefern zu lassen und 10.000 $ für die erste Woche zurückzuzahlen, die ich verwende. Nur seriöse Einzelpersonen sollten sich mit ihm in Verbindung setzen, da er sehr unkompliziert ist, wenn Sie nicht das Geld haben und sich nicht einmal mit ihm in Verbindung setzen, und seine Serie ist zu 100% vertrauenswürdig. Ich bin ein lebendes Zeugnis. Hin und wieder pumpe ich Geld auf mein Konto. Obwohl es illegal ist, besteht kein Risiko, erwischt zu werden, weil es so programmiert wurde, dass es nicht nachverfolgbar ist. Er sagte, es habe eine Technik, die es den CCTVs unmöglich macht, Sie zu entdecken. Vielen Dank, Michael, du bist großartig. Hier ist die E-Mail-Adresse (micharelatmhacker@gmail.com), sag auch deinen Liebsten einmal und fange an, groß zu leben. rufen Sie an und schreiben Sie ihm eine SMS +18508008129 Und ich glaube, Er hilft Ihnen auch.

    ResponderExcluir
  130. Você precisa de algum serviço de hacker? Você se depara com atrasos e desculpas desnecessárias de hackers falsos em seus trabalhos ?. ENTÃO CONTATO = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM Não se preocupe mais pois somos os melhores hackers vivos. Qual serviço de hacking você precisa? Nós podemos processá-lo com uma resposta rápida e sem demora, seu trabalho é 100% garantido.
    Nossos serviços incluem os seguintes e mais;
    "Classes universitárias mudando
    "WhatsApp Hack
    "Contas bancárias hackear
    "Twitters hackear

    "Contas de e-mail hackeadas
    "Site hackeado
    "Servidor hackeado
    "Vendas de software Spyware and Keylogger
    "Recuperação de arquivos / documentos perdidos
    "Apagar registros criminais hackear
    "Bancos de dados hack
    "Vendas de cartões de despejos de todos os tipos
    "IP não rastreável
    "Hack de computadores individuais
    "Transferência de dinheiro (western union, money gram, ria etc)
    "Conta bancária hackear e creditar etc.
    Nossos serviços são os melhores online.
    Entre em contato conosco em = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    PROBLEMA DA TESOURA É PROBLEMA SOLVE

    ResponderExcluir
  131. Você precisa de algum serviço de hacker? Você se depara com atrasos e desculpas desnecessárias de hackers falsos em seus trabalhos ?. ENTÃO CONTATO = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM Não se preocupe mais pois somos os melhores hackers vivos. Qual serviço de hacking você precisa? Nós podemos processá-lo com uma resposta rápida e sem demora, seu trabalho é 100% garantido.
    Nossos serviços incluem os seguintes e mais;
    "Classes universitárias mudando
    "WhatsApp Hack
    "Contas bancárias hackear
    "Twitters hackear

    "Contas de e-mail hackeadas
    "Site hackeado
    "Servidor hackeado
    "Vendas de software Spyware and Keylogger
    "Recuperação de arquivos / documentos perdidos
    "Apagar registros criminais hackear
    "Bancos de dados hack
    "Vendas de cartões de despejos de todos os tipos
    "IP não rastreável
    "Hack de computadores individuais
    "Transferência de dinheiro (western union, money gram, ria etc)
    "Conta bancária hackear e creditar etc.
    Nossos serviços são os melhores online.
    Entre em contato conosco em = DILIGENTWEBHACKERS@GMAIL.COM
    PROBLEMA DA TESOURA É PROBLEMA SOLVE

    ResponderExcluir
  132. Oi, meu nome é Marian Edwin e eu só quero compartilhar minha experiência com todos. Eu tenho ouvido sobre este cartão em branco por um tempo e eu nunca realmente me interessei por causa das minhas dúvidas. Até que um dia eu descobri um hacker inteligente chamado ALLIANCE HACKER. ele é realmente bom no que faz ... Voltando ao assunto, perguntei sobre o cartão em branco do caixa eletrônico. Se funciona ou até mesmo existe. Eles me disseram sim e que é um cartão programado para dinheiro aleatório se retira sem ser notado e também pode ser usado para compras on-line gratuitas de qualquer tipo. Isso foi chocante e eu ainda tinha minhas dúvidas. Então eu dei uma chance e pedi o cartão e concordei com os termos e condições deles. Quatro dias depois eu recebi meu cartão, uma vez que foi entregue na minha porta. e eu tentei em um perto de caixa eletrônico perto de mim, para minha maior surpresa, este cartão funcionou como mágica. Eu consegui retirar até $ 3000. Isso foi inacreditável e o dia mais feliz da minha vida. Até agora eu tenho sido capaz de retirar até US $ 38520 sem qualquer estresse de ser pego. não há MÁQUINAS ATM que este cartão ATM BLANK NÃO PODE penetrar porque foi programado com vários hardware e software. também possui uma técnica que impossibilita a detecção do CCTV. Eu não sei porque estou postando isso aqui, mas eu senti que isso poderia ajudar aqueles de nós que precisam de estabilidade financeira. este CARTÃO ATM em branco realmente mudou minha vida. Se você quiser contatá-los, aqui está o endereço de e-mail ALLIANCEHACKER999@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  133. SE VOCÊ PRECISA DE UM SERVIÇO GENUÍNO E PROFISSIONAL DE HACKING, POR FAVOR CONTATO: FIRSTCLASSHACKERS1@GMAIL.COM
    Estes são grupos profissionais de hackers, além da imaginação humana ... Eles são usados ​​em todas as áreas do sistema de dados para rastrear ... Os serviços são 100% e garantidos, com o seu software de penetração não rastreável. Eles os serviços seguintes;
    -Aumenta os assinantes do YouTube, curtidas e visualizações e também seguidores do Instagram
    Multiplicação monetária
    -Carregamento de bitcoins sem antecipação
    - Cartão ilimitado em branco e cartão de crédito por 2 anos
    Conta bancária de carregamento
    -Clears má condução
    Localizações de rastreamento das vítimas
    - Crédito creditado com cartão de crédito não adiantado
    -SPYWARE PARA TODAS COMO CONVERSAÇÕES DE MÍDIA SOCIAL
    -Western Union MTCN e Moneygram hack
    - Hacking de cartão do site
    -Remoção de pontuação de crédito antiga
    - Mudanças na universidade mudando
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda muda
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    - Hack de bancos de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta da mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Intercepção de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para compras on-line gratuitas
    IP não rastreável
    Você nunca vai se arrepender de nenhum dos seus serviços. Amigos eu me refiro a eles, eles são gurus da Internet ...

    ResponderExcluir
  134. SE VOCÊ PRECISA DE UM SERVIÇO GENUÍNO E PROFISSIONAL DE HACKING, POR FAVOR CONTATO: FIRSTCLASSHACKERS1@GMAIL.COM
    Estes são grupos profissionais de hackers, além da imaginação humana ... Eles são usados ​​em todas as áreas do sistema de dados para rastrear ... Os serviços são 100% e garantidos, com o seu software de penetração não rastreável. Eles os serviços seguintes;
    -Aumenta os assinantes do YouTube, curtidas e visualizações e também seguidores do Instagram
    Multiplicação monetária
    -Carregamento de bitcoins sem antecipação
    - Cartão ilimitado em branco e cartão de crédito por 2 anos
    Conta bancária de carregamento
    -Clears má condução
    Localizações de rastreamento das vítimas
    - Crédito creditado com cartão de crédito não adiantado
    -SPYWARE PARA TODAS COMO CONVERSAÇÕES DE MÍDIA SOCIAL
    -Western Union MTCN e Moneygram hack
    - Hacking de cartão do site
    -Remoção de pontuação de crédito antiga
    - Mudanças na universidade mudando
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda muda
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    - Hack de bancos de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta da mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Intercepção de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para compras on-line gratuitas
    IP não rastreável
    Você nunca vai se arrepender de nenhum dos seus serviços. Amigos eu me refiro a eles, eles são gurus da Internet ...

    ResponderExcluir
  135. SE VOCÊ PRECISA DE UM SERVIÇO GENUÍNO E PROFISSIONAL DE HACKING, POR FAVOR CONTATO: FIRSTCLASSHACKERS1@GMAIL.COM
    Estes são grupos profissionais de hackers, além da imaginação humana ... Eles são usados ​​em todas as áreas do sistema de dados para rastrear ... Os serviços são 100% e garantidos, com o seu software de penetração não rastreável. Eles os serviços seguintes;
    -Aumenta os assinantes do YouTube, curtidas e visualizações e também seguidores do Instagram
    Multiplicação monetária
    -Carregamento de bitcoins sem antecipação
    - Cartão ilimitado em branco e cartão de crédito por 2 anos
    Conta bancária de carregamento
    -Clears má condução
    Localizações de rastreamento das vítimas
    - Crédito creditado com cartão de crédito não adiantado
    -SPYWARE PARA TODAS COMO CONVERSAÇÕES DE MÍDIA SOCIAL
    -Western Union MTCN e Moneygram hack
    - Hacking de cartão do site
    -Remoção de pontuação de crédito antiga
    - Mudanças na universidade mudando
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda muda
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    - Hack de bancos de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta da mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Intercepção de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para compras on-line gratuitas
    IP não rastreável
    Você nunca vai se arrepender de nenhum dos seus serviços. Amigos eu me refiro a eles, eles são gurus da Internet ...

    ResponderExcluir
  136. Você precisa de algum serviço de hackers? Você está incomodado com atrasos e truques desnecessários em seu trabalho? entre em contato WEBSOFTHACKERS@GMAIL.COM e todos os seus trabalhos de hacking serão feitos com sucesso, sem rastros, eles são hackers de grupo profissional em todo o mundo .. Seus serviços são 100% garantidos para que você não tem nada para se preocupar, com seu software Penetration untraceable. Eles oferecem os seguintes serviços;

    -Bitcoin de carga

    - Mudanças na universidade mudando

    Contas bancárias hackear

    -Erase registros criminais hackear

    -Facebook hackear

    -Twitters hackam ...

    contas de e-mail

    -Grade muda mudanças

    -Website caiu hack

    -server caiu hack.

    Hack do Skype

    - Hack de bancos de dados

    -Word Press Blogs hackear

    Computadores individuais hack ..

    Dispositivos de controle remotamente hackear

    Números -Burner hack

    Contas Verificadas do Paypal

    -Qualquer conta de mídia social

    -Android e iPhone Hack

    Interceptação de mensagem de texto

    Interceptação por email

    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas

    -Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito

    IP não-rastreável

    Contate-os em: WEBSOFTHACKERS@GMAIL.COM para mais informações.

    ResponderExcluir
  137. Você precisa de algum serviço de hackers? Você está incomodado com atrasos e truques desnecessários em seu trabalho? entre em contato WEBSOFTHACKERS@GMAIL.COM e todos os seus trabalhos de hacking serão feitos com sucesso, sem rastros, eles são hackers de grupo profissional em todo o mundo .. Seus serviços são 100% garantidos para que você não tem nada para se preocupar, com seu software Penetration untraceable. Eles oferecem os seguintes serviços;

    -Bitcoin de carga

    - Mudanças na universidade mudando

    Contas bancárias hackear

    -Erase registros criminais hackear

    -Facebook hackear

    -Twitters hackam ...

    contas de e-mail

    -Grade muda mudanças

    -Website caiu hack

    -server caiu hack.

    Hack do Skype

    - Hack de bancos de dados

    -Word Press Blogs hackear

    Computadores individuais hack ..

    Dispositivos de controle remotamente hackear

    Números -Burner hack

    Contas Verificadas do Paypal

    -Qualquer conta de mídia social

    -Android e iPhone Hack

    Interceptação de mensagem de texto

    Interceptação por email

    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas

    -Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito

    IP não-rastreável

    Contate-os em: WEBSOFTHACKERS@GMAIL.COM para mais informações.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.