sábado, 25 de setembro de 2010

Saquinho ao vento

Hoje uma amiga me contou que a Ana Maria Braga ensinou a dobradura do saquinho de jornal para lixo no programa Mais Você do dia 8 de setembro último.
Conforme já mencionei em post recente, esse saquinho foi uma das primeiras idéias desta que vos escreve para implementar mudanças de hábitos em casa. Foi também um dos primeiros posts desse blog, em 6 de dezembro do ano passado, como você pode ver aqui.
Um dia, algum leitor do blog copiou as fotos e todo o texto do post, montou um e-mail e começou a divulgar a idéia por aí. Infelizmente não foi levada em consideração a questão de mencionar a fonte da idéia; citar créditos de fotos, texto e criação da novidade.
Esse e-mail tem se espalhado Brasil a fora, conheço muita gente que já recebeu. Algumas pessoas inclusive receberam mais de uma vez, já.
Fico muito feliz com a divulgação, a intenção era mesmo ensinar para o maior número de gente possível para que as sacolinhas de plástico sejam cada vez menos necessárias no dia a dia das casas.
Mas comecei a ficar chateada quando passei a encontrar em blogs variados a divulgação da idéia com as fotos originais, o texto original e o crédito sendo atribuído aos mais variados autores. Infelizmente não há como deter esse e-mail; ele continua sendo repassado pelas pessoas que gostaram da idéia. E infelizmente quem o recebe está perdendo a oportunidade de ser redirecionado ao De Verde Casa para aprender outras novidades e conhecer mais sobre sustentabilidade, ecologia, cidadania, jardinagem, horta caseira, recursos naturais, reciclagem e mais dicas sobre mudanças de hábito, entre outras coisas.
Que bons ventos o levem, então, já que não há o que fazer.
E para assistir a Ana Maria fazendo no programa o saquinho de jornal, que também chegou até ela pelo e-mail sem crédito, clique aqui.

Um comentário:

  1. Tambem recebi pela net e fui buscar a autoria e achei seu blog... postei no meu sua dobradura com todas as informações, links e a sugestão de visitá-la ;)
    É muito legal qdo nossas ideias florescem e ganham o mundo mas com respeito aos criadores!
    Parabéns pelo trabalho!!!
    Raffa
    http://ideiasplantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.