segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tomates de apartamento

No último final de semana ganhei do irmão e da cunhada um punhado de tomatinhos cereja deliciosos.

A parte interessante é que foram produzidos num vaso na varanda do apartamento.
Se você não tem muito espaço e quer sair um pouco dos manjados vasinhos de ervas, pode aproveitar o restinho da época de seca para produzir tomates.
Durante os meses de muita chuva e calor o tomateiro costuma ser atacado por fungos; as folhas ficam esbranquiçadas, depois amarelam e caem, o que prejudica o desenvolvimento da planta. Por isso corra, ainda dá tempo.
Escolha um local com incidência de pelo menos 4 horas de sol todos os dias e num vaso de no mínimo 25 cm de profundidade coloque algumas sementes de tomate (15-20), que você pode comprar em lojas de jardinagem ou mesmo aproveitar dos tomates da salada do almoço. Neste último caso, lave-as em peneira fina para retirar a polpa e separar bem umas das outras antes de plantar.
Cubra as sementes com uma camada de 0,5 cm de terra bem fininha e regue frequentemente para manter a terra sempre úmida. O tempo de germinação varia de 7 a 20 dias, de acordo com a espécie de tomate escolhida.
Quando as plantinhas estiverem com cerca de 5 cm de altura você deve selecionar as mais fortes e vigorosas e arrancar as menores, deixando espaçamento de pelo menos um palmo entre elas. Dependendo do tamanho do seu vaso você terá então de duas a quatro mudas. Regue de 3 a 4 vezes por semana molhando o menos possível as folhas, para evitar os fungos.
O tomateiro é uma trepadeira, então ao lado de cada planta espete uma vara de madeira ou bambú e vá conduzindo os ramos compridos, amarrando-os com barbante ou araminho conforme forem crescendo.
A partir de 40-60 dias a contar da germinação você começará a ver a produção de pequenas flores amarelas, e de cada uma delas crescerá um tomate.
A hora da colheita, de 30 a 50 dias depois das flores, é fácil identificar: tomates vermelhos e macios estão prontos para ir à mesa.
Aproveite para fazer experiências com diversas variedades e descubra qual se desenvolve melhor na sua casa. Os pequenos, tomates cereja, são sempre muito fáceis e produzem abundantemente.
Boa sorte!

16 comentários:

  1. Oba, oba!
    Acabei de ganhar um pezinho de tomates e quero cuidar bem dele.
    Logo mais vou comprar algumas ervas pra acompanhar.
    Obrigada pelas dicas preciosas!

    Flora.

    ResponderExcluir
  2. aconselho a todos que venham a plantar tomates cereja que coloquem cal ( de pintar parede) no vaso ou no chão, pois alem de bactericida e fungicida contem magnésio e calico. coloquei nos meus e o resultado foram ótimos. se alguém quiser poderai mandar fotos. othonff@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Maravilha encontrar este site. Tenho tomates cereja que nasceram espontâneos na obra em que trabalho, como não poderei preservá-los, estava curiosa de como poderei ter um em casa. Obg pelas dicas.
    Débora Marques

    ResponderExcluir
  4. vou seguir essas dicas e começar a plantar os tomates cereja em jardineira!! depois conto os resultados...

    ResponderExcluir
  5. Linda a foto dos tomatinhos.Quem quiser trocar experiências sobre o cultivo passaroseplantas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. estou plantando tomates e adorando ve-los todos os dias ao acordar junto com meu shitzu,
    tomo meu cafe da manha apreciando minha pequena plantação!obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  7. Estou com 3 pés de tomate cereja, porém algumas folhas estão com folhas esbranquiçadas, o que será, e como posso cuidar

    ResponderExcluir
  8. Já planto em pequenos jarros de varanda, fixos do lado de dentro na área de serviço, dois pezinhos em um jarro me dão uma bandeijinha pequena por semana e nunca falhou sempre tem.

    ResponderExcluir
  9. Já planto em pequenos jarros de varanda, fixos do lado de dentro na área de serviço, dois pezinhos em um jarro me dão uma bandeijinha pequena por semana e nunca falhou sempre tem.

    ResponderExcluir
  10. Adorei as explicações, comprei uma muda que já deu só meiia dúzia e agora está feinha. Vou seguir as instruções e plantar outros tipos de tomate. Parabéns e. Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Adorei as explicações, comprei uma muda que já deu só meiia dúzia e agora está feinha. Vou seguir as instruções e plantar outros tipos de tomate. Parabéns e. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber o endereço de casas de jardinagem no Centro do Rio, onde posso encontrar sementes.

    ResponderExcluir
  13. Plantei e ja tem 3 meses q nao deu nada... ela cresce mas nao dá nada...Ruth Moura

    ResponderExcluir
  14. Fiz a semeadura de tomateiros. Mas na hora de plantalos em vasos .acabei colocando 4 a 5 mudas por vaso, com pensamento de que algumas dessas mudas poderia morrer ,não vingar a crescer , só que acabaram dando certo todos , aí pergunto será que terei de retirar alguns pé para que der certo ou posso deixar como estão. Já estão com a altura de 20 cm ,mais o vaso tem apenas 30 cm largura e 30 cm altura , as plantas estao coma distância de em média 10 cm uma da outra

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.