sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Menos é mais

Para pensar durante o final de semana:

- o Brasil tem o maior rebanho bovino do mundo: são mais de 200 milhões de cabeças de gado. Segundo o IBGE, em agosto de 2009 a população brasileira era de 191,5 milhões de pessoas. Cada um de nós tem mais de um correspondente em boi!
- as grandes áreas desmatadas para criação extensiva de gado implicam em, além da óbvia perda de vegetação e biodiversidade, aumento da velocidade dos ventos e dispersão de poeira no ar.
- pela exposição permanente ao sol e ao vento o solo perde umidade e torna-se árido.
- a compactação do solo pelo pisoteio constante dos animais reduz a infiltração de água e impossibilita o uso eficiente e imediato da terra para produção de alimentos vegetais.
- 16.000 litros de água são contaminados para cada quilo de carne produzida.

Agora tente adivinhar como você poderia ajudar.
Calma, não seja tão radical! Não precisa parar.
Mas que tal diminuir um pouquinho?

2 comentários:

  1. Parar de vez ajuda...Eu parei, mais foi por motivos éticos mesmo. mais você também pode participar do segunda sem carne, é um projeto bem legal, quem teve a idéia foi paul mcartney e alguns ativistas trouxeram a idéia pro Brasil :) amei seu blog! visita o meu? http://mundoveg.blogspot.com/
    Beijinhos, Deborah...

    ResponderExcluir
  2. Deb, obrigada pela visita!
    Visitei seu blog e tentei deixar um comentário na receita de batatinhas com vinagrete de alecrim, que pareceu ótima, mas não consegui. Parece que o link para comentar não está funcionando.
    Um beijo e seja sempre bem vinda!
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.