segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Alface em flor

Adivinhe o que acontece quando você planta mais pés de alface do que dá conta de comer e mesmo depois de distribuir entre amigos e família ainda fica com pena de colher o mais bonito deles, tão repolhudo, viçoso...

Sim, acredite, isso aí acima é um pé de alface! Depois de 20-30 dias de formado o pé de alface atinge a maturidade e começa a pensar em se reproduzir. Suas folhas passam a nascer menores e bem opacas, bem diferentes daquelas tão bonitas lá do começo. Então ele vai subindo, subindo, subindo e lá no alto, a cerca de 50 cm da terra, ele forma pequenos buquês de botões de flores.

Dentro de alguns dias os botões se abrem revelando centenas de pequenas e delicadas flores amarelas.

Em algumas semanas as flores secam e produzem sementes, pra você começar novamente sua plantação de alfaces repolhudos, brilhantes, tão viçosos...

17 comentários:

  1. Pronto... rsss... lá vou eu querer plantar alface prá deixar florir... hehehe...
    Hoje transplantei minhas mudinhas de tomate pros vasos definitivos.
    Agora é esperar prá ver se vinga.
    Minhas ervinhas andam com aquele pulgões verdes e aquele outro branquinho (acho que chama conchinilha).
    Então hoje comprei óleo de Neem e já passei. Espero que funcione.
    beijinhos,

    ResponderExcluir
  2. me responde ai

    as folhas do alfece quando estão assim igual a um pé da para comer porque eu tenho 3 pes deses e não sei se posso comer

    responda por favor antes que elas moram


    marcus_1167@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,
      dá pra comer mas não é mais muito gostoso. Quando começa a envelhecer, o pé de alface começa a produzir um leite branco no lugar da seiva incolor, e esse leite é bem amargo.
      Essa, aliás, é uma dica para saber se o alface do supermercado é novinho ou foi colhido já velho. Quebre uma folha lá na base do pé e veja que tipo de líquido sai.
      Um abraço e obrigada pela visita,
      Juliana.

      Excluir
  3. Flor de alface! Mel de flor de cenoura!Vivendo e aprendendo...

    ResponderExcluir
  4. Gratíssima, óleo de neem é ótimo, use sempre.
    E boa sorte com suas ervas e tomates.
    Lili,
    Quanta coisa interessante a gente vai descobrindo quando começa a observar a natureza, não?

    Muito obrigada pela visita!
    Um abraço,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Hoje eu retirei as sementes da flor do meu alface. Gostaria de saber como eu faço para fazer a mudinha... apenas uma semente é suficiente? estou pensando em usar o rolo do papel higiênico... acha que dá certo? Muito Obrigada pelas informações e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  6. Meus alfaces já estão florindo! Estou super ansiosa pra obter as sementes e planta-las, mas estou com medo de tirar as sementes no momento errado e não conseguir reproduzir as alfaces

    ResponderExcluir
  7. Aaaaaaa eu já estava desesperada aqui sem entendero porque meu pé de alface virou praticamente uma mini árvore. Ainda bem q não o joguei fora... Já deu essa flor amarela....Agora então é só esperar as sementes.
    Mil vezes obrigada pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer meu nome...kkkk
      Foi a emoção..
      Andrezza

      Excluir
  8. Como posso fazer as plantações de gengibre

    ResponderExcluir
  9. Oi, comprei mudinhas e em dois meses está dando flor, com seiva leitosa e 50cm de altura. Cortei os ramos que nasceram com os botões de flor nas pontas e replantei. Vai pegar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maríndia,
      Não, não vai pegar porque os ramos com botões florais são o final do ciclo da alface. Além disso, alface não se reproduz por estaca, só por semente.
      O certo é esperar as flores abrirem, daí vão secar e produzir sementes. Daí você colhe as sementes e semeia em canteiros ou em vasos, daí vem uma planta nova.
      Mas esse ramo com botões nas pontas vai morrer, porque não consegue se desenvolver se foi cortado.
      Boa sorte nas próximas tentativas!
      Um beijo!
      Juliana

      Excluir
  10. Gente a alface pendoada e um excelente remedio para rins .O cha das folhas e talos cura sistite,ajuda quem tem retenção de liquidos e faz fazer xixi quem esta sem urinar Tambem e um excelete sonifero e calmante

    ResponderExcluir
  11. O que fazer se os grilos ou gafanhotos verdes, só sei que são verdes! Kk. Estão invadindo a horta e comendo tudo. Não quero contaminar minha horta com veneno, como acabar com eles? Não tenho galinha para come Los kkk. Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Meu pé de alface já tem 1 metrô de altura eu não sabia que crescia tanto agora já está muito florido e espero ter muitas sementes pra não precisar comprar porque não é tão barato as sementes obrigada!!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.