segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Amarelo aos montes

Se você anda precisando de uma trepadeira de crescimento vigoroso e floração enlouquecida para dar um tanto de vida ao seu jardim, eis a solução para os seus problemas:
A trepadeira-africana, trepadeira-senécio ou hera-alemã (nome científico: Senecio mikanioides) vai super bem em vasos, jardineiras ou mesmo plantada direto no chão, a meia-sombra (algumas horas de sol por dia) ou a pleno sol (todas as horas de sol do dia).
É ótima para cobrir grades, cercas e caramanchões. Não gruda sozinha em muros, mas se enrosca em fios e hastes condutoras, por onde sobe com facilidade.
O crescimento chama atenção pelo vigor e pela e rapidez, e a floração acontece algumas vezes por ano mas principalmente na primavera e no verão. As flores são de um amarelo intenso muito bonito e são melíferas, o que atrai diversos tipos de insetos e borboletas.
Pra quem gosta de jardim cheio de vida é um prato cheio.
As abelhas passam horas trabalhando na planta

Esse casal de insetos aproveitou o dia bonito para namorar. Note que estão ligados pelo traseiro, o de baixo de barriga pra cima, o de cima de barriga pra baixo

E a borboleta se exibiu o quanto pode quando percebeu que estava sendo fotografada

4 comentários:

  1. Adoro este BLOG ele é muito interessante e inteligente.

    Parabens
    LoBo

    ResponderExcluir
  2. OA...ONDE ENCONTRO SEMENTES PARA PLANTAR A BEIRA DE UMA ALAMBRADO QUE TENHO NA CHACARA????OBRIGADO NETO..locucao@daercioneto.com.br

    ResponderExcluir
  3. Seria interessante utilizar espécies nativas para enfeitar o jardim, pois animais (como a minhoca californiana) e plantas (como o Pinus, Tunhbergia, maria sem vergonha) podem agir direta,ente em ambientes naturais e quebrar o equilíbrio ecológica, a introdução de espécies exóticas invasoras já é a segunda maior causa de perda da biodiversidade, pense nisso Juliana ;D

    ResponderExcluir
  4. LoBo, muito obrigada pela visita.

    Neto, nunca ouvi nada sobre propagação da trepadeira africana por sementes!

    Anônimo,
    concordo que devemos utilizar e valorizar espécies nativas mas quanto a evitar as exóticas, acho que o ponto onde estamos não permite mais volta. O país inteiro foi ocupado com espécies exóticas no passado, tanto para paisagismo quanto para consumo humano e animal. Grande parte do que comemos hoje, por exemplo, não é nativo no Brasil, e... o que fazer? Além disso, creio que o fato de uma espécie ser exótica não significa necessariamente que ela seja prejudicial ao equilíbrio ecológico de um bioma.
    Repito, concordo com você que devemos valorizar mais a vegetação nativa, mas também acho que não devemos "condenar" todas as exóticas pelo simples fato de serem exóticas. Quantas não nos trazem benefícios? O arroz, a batata e a própria vaca.
    Um abraço e volte sempre,
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.