quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Banquete self-service

Você já deve ter notado que com a chegada da primavera o movimento de pássaros por aí tem aumentado. Agora é a hora dessas criaturas aladas fazerem seus ninhos, aproveitando que o frio vai indo embora e muitas árvores começam a frutificar, como as pitangueiras e amoreiras, por exemplo.
E se você curte a aproximação destes animais, não perca tempo e pense em que cantinho do seu quintal (ou mesmo janela de apartamento) você pode instalar uma cestinha de frutas para atraí-los. Mamão, banana, laranja, manga, abacate, goiaba... vai ser fácil acertar o gosto da passarada!
Aqui na pitangueira do quintal instalei, num galho alto, uma roldana com uma cordinha de varal para içar a cestinha. Por que a traquitana? Pra que os meus gatos e os dos vizinhos não almocem minhas visitas!
De baixo não se vê muito bem porque a cestinha está a cerca de 4 metros de altura, mas em compensação da janela do escritório, no andar de cima do sobrado, passo minutos a fio curtindo o movimento na praça de alimentação.
Optei por essa cestinha, na verdade uma fruteira velha, porque o melhor lugar aqui é ao ar livre e se o recipiente não fosse vazado ficaria inundado de água da chuva, mas se você tem uma varanda, janela com parapeito ou outro tipo de local coberto, pode usar uma bacia rasa de plástico, um prato para vaso de plantas ou mesmo uma bandeja. Se conseguir instalar algum tipo de poleirinho, melhor ainda!
Escolha um lugar de pouco movimento de pessoas, o mais fora possível da casa, mantenha sempre abastecido com um ou mais tipos de frutas e tenha um pouco de paciência no início. Aves são criaturas bastante desconfiadas e demoram um pouco para se sentir à vontade, mas depois que tomarem coragem para a primeira visita e virem que seu restaurante é ponta firme, voltarão todos os dias!
No meu quintal, em área completamente urbanizada de São Paulo, é comum receber diariamente a visita de sabiás, bem-te-vis (foto), sanhaços azuis, cambacicas e maritacas. Os beija-flores também vêm aos montes, mas não para as frutas; visitam as flores e a garrafinha com preparado específico para eles comprado em pet shops.
E se você já está com medo de atrair pombas, não se preocupe. Pombas são criaturas bem pouco naturebas. Preferem pipoca, salsicha, migalha de pão... nunca vi umazinha sequer comendo frutas!

PS: clique aqui para ver a solução que a querida Silvana Tavano deu para receber pássaros na janela do apartamento.

4 comentários:

  1. Ju, adorei o seu drive-thru, muito bom! Dribla os gatos e a chuva, garante o lanche dos pássaros e também a sua visão panorâmica pra você. Delícia!

    ResponderExcluir
  2. olá! adorei seu blog vou segui-lo com certeza! quero aproveitar muitas dicas para usar quando for escolher as plantas lá na casa nova!

    ResponderExcluir
  3. Na minha varanda eles também estão vindo muito. E cada um já tem mostrado a sua preferência!
    Agora só falta a banheirinha!

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa coloquei alguns comedores (potinhos para pássaros que se compra em pets) presos num pé de Canela e todas as manhãs encho de ração (mistura de painço, alpiste, girassol, aveia, etc) além de jogar um pouco no chão.... ainda tem um pote mais baixo e quadrado onde coloco água para beberem e se banharem (lavo o pote e troco a água todos os dias).
    Quando, pela manhã, vou colocar comida, a árvore os muros e o telhado de casa já estão cheio de visitas esperando pelo café, rsrsrsrs.
    Tem também a mamãe sabiá, que fez ninho na árvore.
    Isso sem falar no casal de Bem-te-vis que vem tomar banho de piscina todos os finais de tarde (há alguns dias o filhote tem vindo junto).
    Adoro ficar tomando meu café da manhã e admirando essas criaturinhas lindas se deliciando e fazendo alaúza...

    Adoro seu blog!!!! Parabéns.
    Abraços
    Cris

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.