terça-feira, 19 de outubro de 2010

Edible Schoolyard

Alice Waters é uma dessas mulheres que fazem história.
Americana do estado de New Jersey, ela é chef e proprietária do restaurante Chez Panisse, famoso por servir alimentos orgânicos cultivados nas redondezas da cidade de Berkeley, na Califórnia, onde está localizado.
Alice é considerada a pessoa mais influente no que diz respeito a comida nos últimos 50 anos. Seu restaurante é premiadíssimo, ela é autora de diversos livros sobre culinária e alimentação e desde 2002 é vice-presidente da Slow Food International, organização que promove a preservação das tradições culinárias específicas de cada região do mundo com enfoque em características locais e sustentabilidade, além de divulgar os riscos da agricultura transgênica, monocultura e da fast food, por exemplo.
Em 1995, ao passar em frente ao pátio cimentado da mal cuidada escola pública Martin Luther King Jr., em Berkeley, Alice começou a conceituar e idealizar o espaço como um "jardim comestível", uma horta-escola, um espaço para atividades educativas 100% práticas.
Alguns meses e muito trabalho depois, deu-se início ao projeto Edible Schoolyard. O pátio foi todo transformado em campo, plantado com centenas de espécies comestíveis, e todos os alunos da escola foram envolvidos nas atividades de plantar, cuidar, colher, preparar e por fim comer!
Além do enriquecimento cultural, os alunos passaram a ir mais animados para a escola além de se envolverem voluntariamente nas tarefas de preparo de refeições em casa e aceitarem com mais naturalidade a introdução de alimentos vegetais no cardápio diário.
O livro Edible Schoolyard, da própria Alice Waters, conta toda a história desse lindo projeto com texto leve, muito simpático, lindas fotos e ilustrações bacanas.


À esquerda, galinha passeia pela plantação.
À direita, a satisfação pelo trabalho recompensado!

Acima, os mais velhos tem aulas de química e física aliadas à culinária.

E todos participam, maiores e menores, cada tamanho dentro das suas possibilidades, no preparo das refeições comunitárias.
.
Infelizmente não existe edição em português, mas o texto é escrito em inglês bastante simples e pode-se encomendar o livro sem problemas no site da Amazon.
E enquanto seu livro não chega, você pode ir curtindo o projeto pela internet. Aqui o link para o "diário" da escola, que conta um pouco do que anda acontecendo por lá ultimamente. Não perca!
É impossível conhecê-los e não ficar com vontade de implantar projeto similar pelas bandas de cá...

Um comentário:

  1. Olá, Juliana
    Belezinha? Vim fazer uma visita. Seu blog está muito lindo! Vou "roubar" duas ideias pra aplicar lá em casa. Voltarei mais vezes tb.
    beijinho,
    Índigo

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.