segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dias de 8 e de 80

Tem dias em que a gente acorda com o pé esquerdo e, para piorar, um doido fala grosserias no telefone, um cliente em potencial só pede o que a gente não tem e o caminhão de entrega atola no barro. Mas...


... a natureza é sempre capaz de nos recompensar com uma surpresa deliciosa, daquelas com poder de fazer tudo melhorar.
Hoje, pela primeira vez, ganhei a visita de um casal de Canário-da-terra-verdadeiros, os Sicalis flaveola. Vieram comer a quirera de milho e o mix de sementes que ponho no jardim, em frente à janela da cozinha.
Já vinha recebendo a visita de um só, sempre na hora do almoço, mas hoje deve ter rolado um convite daqueles de namorado, do tipo "vou te levar pra comer num lugar super legal", e quem ganhou o presente fui eu. Resta torcer para que gostem do cardápio, do sítio, e aproveitem a época para começar uma grande família.


PS: os antigos moradores de Holambra contam que em outros tempos via-se canários amarelos aos montes por aqui, mas a captura para criação em gaiolas e principalmente os agrotóxicos usados nas lavouras foram os grandes responsáveis por quase acabar com eles na região. É a história que sempre se repete: algumas espécies sendo prejudicadas em benefício de outras.

7 comentários:

  1. Ah! Que lindo! Isso mesmo, a criação nos revela como é precioso estar viva, e apesar de tantas situações difíceis, sabemos que Deus está conosco! Lindo post!
    Bj.

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lindos, vou torcer para que eles voltem sempre para alegrar o teu dia!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Essa visão, realmente, superou o obstáculo do seu dia! (e a dona rolinha aproveitou para fazer um "biquinho"...rs)

    ResponderExcluir
  4. Tão lindos! Levantam qualquer astral e consertam qualquer dia que não começa muito bem, mesmo! Às vezes me pergunto como é possível alguém negar a existência de um Grande Arquiteto, que não pára de criar maravilhas. Meu marido costuma dizer que as aves são as obras-primas de Deus, criados em dias de puro êxtase divino. Concordo. Tomara que procriem aí, neste lugar do bem que é o seu sítio. Beijos, minha linda. Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente tive que retirar o painço que servia todos os dias para as "minhas" rolinhas.O quintal foi invadido por um bando de pombas, que iam ficando e fazendo a maior sujeira. Alguém sabe como posso continuar alimentando passarinhos, sem ter que conviver com as pombas?

    ResponderExcluir
  6. Kelly, Sonia, Maci e Angela,
    obrigada pela visita e pela energia boa.

    Lili,
    pombas são assim, bagunceiras mesmo. Uma pena. Quando morava em SP, em plena cidade, colocava só frutas para os pássaros, e como pombas não gostam de frutas, não tinha bagunça. É uma alternativa.
    Mas se quiser continuar com sementes e painço, experimente colocar o pratinho dentro de algum tipo de engradado ou gaiola com espaços pequenos, por onde possam entrar as aves menores mas não as pombas. Se arrumar uma gaiola, por exeplo, você pode tirar barrinhas alternadas, aumentando os vãos, de maneira que eles consigam entrar e sair facilmente.
    Eu tenho aqui uma gaiola pequena de ferro, com vãos grandes entre as barrinhas. É ornamental, e já usei como suporte para plantas, mas hoje uso para colocar frutas.
    Experimente. Quem sabe funciona? Boa sorte!

    Um abraço,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Sem palavras para descrever o quanto me emocionei com esse post :)
    Comecei a plantar flores e hortaliças na minha sacada exclusivamente por causa dos pássaros, pois sou apaixonada por eles....mas até agora nada :(
    Coloco aguinha, comidinha, e olha que tem para todos os gostos rsrsrs...grãos, frutas, insetos que cato dos meus vasos. Passo o dia inteiro ouvindo som de passarinhos no youtube para ver se o canto os atraí, e nada :( Porém moro no centro da cidade e tem uma obra do lado do meu prédio, é muito barulho para eles eu acho...mas ainda não perdi a esperança :) Volta e meia eles passam voando bem pertinho, olham...um dia eu tenho fé que farão ninho ou ao menos me visitarão como esse casalzinho lindo das fotos que você postou. Obrigada, viu!? Reforçou minha esperança de ver passarinhos em minha sacada um dia ;) E é bem como você disse: te dias que parece que tudo dá errado, mas se acontece uma benção dessas parece que o astral muda completamente. Muitas vezes se estou chateada com algo, basta ver um pardalzinho "tomando banho" na areia, na rua mesmo que parece que tudo já melhora :)
    Um beijo enooorme!!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.