quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fazendo a minha parte


Prezados fabricantes de absorventes higiênicos,

Em meu último ciclo menstrual me propus a juntar todo o material de embalagem descartado para o uso dos absorventes higiênicos e fiz uma foto, que envio aos senhores junto com esta mensagem. Será que seis dias de menstruação precisam mesmo gerar o descarte de tanto papel e plástico?

Não faz muito tempo um ciclo menstrual não produzia tanto lixo. Eu me lembro de, ainda criança, ver os absorventes higiênicos de minha mãe embalados em caixa de papel ou saco plástico simples, e só. Vinham todos abertos, sem os saquinhos de embalagem individual e as fitas de hoje em dia.

O conforto dos absorventes higiênicos atuais nem sem compara ao uso das antigas toalhinhas íntimas, mas creio que as embalagens estão um pouco além da conta. Não se encontra mais no mercado um único tipo de absorvente que não esteja embalado individualmente. A mulher moderna tem sido levada a produzir um lixo com o qual não necessariamente concorda, por falta de opção no mercado. Entendo a questão da praticidade de levar na bolsa um absorvente embalado individualmente, mas todos precisam ser fabricados assim? E se, em cada pacote, contássemos com duas ou três unidades embaladas e as outras abertas? Ou então uma pequena bolsa ou envelope reutilizável onde se coloque os absorventes que serão levados para o trabalho, por exemplo?

A título de curiosidade, dispus em cima de uma superfície todo o material descartável que aparece na foto anexa e pude constatar que, um ao lado do outro, os plásticos e papéis cobrem uma área de exato meio metro quadrado. Considerando a média de 480 ciclos menstruais na vida de uma mulher, o material descartado por cada uma de nós durante nossos 37 anos de fase fértil é suficiente para cobrir 240 metros quadrados de uma área qualquer. Isso significa que 29 mulheres cobrem a grama de um campo de futebol com o descarte de suas embalagens de absorvente (sem contar os próprios absorventes, claro). E somos mais de 97 milhões de mulheres no país!

Entendo que se trata de material potencialmente reciclável, mas assim mesmo questiono a necessidade do uso de matéria prima e da mobilização de todo um processo industrial para produzir algo que pode (e deve) ser evitado.

Por isso pergunto: qual dos fabricantes será o primeiro a tomar a corajosa iniciativa de dar um passo a frente, voltando atrás na maneira de embalar absorventes higiênicos e, consequentemente, poupando o meio ambiente da extração de matéria prima e do descarte de materiais? Estou certa de que oferecer a opção de absorventes sem embalagem individual, informando a consumidora de que a iniciativa poupa os recursos naturais do planeta, demonstra clara preocupação com a sustentabilidade, o que acrescenta à imagem da empresa ainda mais credibilidade, além de ter imenso caráter educativo.

É tempo de fazermos nossa parte, empresas e consumidores, porque se não valorizarmos o ambiente, poderemos acabar trocando ganhos do capital financeiro por perdas do capital ambiental. Ambiente e economia não são diferentes. Tratá-los como se o fossem é a receita mais certa para o desenvolvimento insustentável.*

Atenciosamente,
Juliana Valentini
www.deverdecasa.com

*Blueprint for a Green Economy de David Pearce, Anil Markandya e  
  Edward B. Barbier. Earthscan Publications, 1989


Carta enviada à Johnson & Johnson, Kimberly-Clark e Procter & Gamble, os três principais fabricantes de absorventes higiênicos no Brasil.

17 comentários:

  1. A mulher moderna, mas bem moderninha mesmo, usa o copinho de silicone, que é lavável, não irrita a pele, não vaza e não causa desconforto nenhum: http://www.mooncup.co.uk/about-the-mooncup.html

    Fiquei muito de pé atrás antes de comprar, mas foi um dos melhores investimentos que eu fiz.

    ResponderExcluir
  2. Anna,
    que bom que você comentou. Sabe que estou há meses ensaiando para comprar meu copinho de silicone? TODAS as mulheres que já comentaram comigo sobre ele adoram.
    Vou logo comprar o meu, para depois postar minha opinião.
    Muito obrigada pela visita e volte sempre.
    Um beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana-- tambem tenho um copinho de silicone, Diva Cup, http://divacup.com/, que realmente eh confortavel e nao faz lixinho.

    ResponderExcluir
  4. Não posso opinar sobre as diferentes modalidades porque não menstruo mais. Mas acho a iniciativa pra lá de válida, ainda mais fundamentada com dados concretos. É necessário ser veemente, mesmo, com os fabricantes de uma série incontável de produtos, que abusam das embalagens, sob a alegação de praticidade, quando, na verdade, querem mesmo é oferecer um plus, um diferencial, armadilha na qual cai a grande maioria, achando que é 'prático', 'moderno', 'chique'. Quanto engano... Apoio a iniciativa de todas e vou sugerir o tal copinho às minhas sobrinhas. Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii Juliana,
    Muito por acaso descobri o teu verde blog e achei descolado e util.
    Parabéns e sucesso!
    bjcas
    Acesse o belicosa.com.br

    ResponderExcluir
  6. juliana, tudo bem? Eu já resolvi o meu problema faz tempo, so uso o copinho de silicone. O único problema é que você acaba esquecendo que está menstruada e se ficar muito tempo vaza. Eu não produzo mais esse lixo todo e ainda ganho em conforto. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Jennie e Samya,
    obrigada pela depoimento dos copinhos. Parece que eles realmente agradam a quem já experimentou!
    Um abraço e voltem sempre

    Angela e Maria augusta,
    obrigada pela visita e pelo apoio.
    Um abraço!

    Juliana

    ResponderExcluir
  8. Tj

    Utilizo o tal copinho - nome comercial (Moncup) - mas se o seu fluxo for muito intenso como o meu não poderá dispensar um absorvente mesmo que fininho. Apoio a iniciativa e a divulgação de outros métodos que não apenas o nosso conhecido modess - mas o copinho exige uma certa intimidade com o próprio corpo e muita higiene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tj, obrigada pelo depoimeno.
      Vou experimentar o copinho, sem dúvida. Até porque, acho que intimidade com o próprio corpo e muita higiene a gente já deve mesmo ter, independente de usar copinho ou absorvente.
      Obrigada pelas visitas e continue voltando sempre!
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  9. Oi Meninas,

    Uma boa alternativa que também reduz não só os resíduos de embalagem, mas também o resíduo do absorvente que é descartado são os absorventes internos. Ele exige um cuidado assim como o copinho em relação à troca, mas pode ser uma solução intermediária entre o absorvente externo e o copinho.

    beijos,
    Mari (Criante)

    ResponderExcluir
  10. Olá, Juliana!

    Acompanho o seu blog há um tempão, admiro muito suas iniciativas e já até pensei em pedir umas sementinhas daquele seu tomatinho em forma de coração - eu adoro os tomates desde pequenina, quando os comia direto de um pequeno pé que nasceu na rua (com formato tradicional, claro!), mas não tive cara de pau o suficiente! =)

    De qualquer maneira, dessa vez comento pois tenho uma dica em relação ao copo de silicone: nao sei se você já conhece, porém já existe uma marca de vendas direta no Brasil, a http://www.misscup.com.br! Nesse site tem vendas diretas online e também disponibiliza uma lista com os revendedores locais. Nada como a prática para usá-los e ficar beeem mais confortável do que com um absorventão entre as calcinhas e nós!

    Abraços!

    Daniela.

    PS.: Esse não é um comentário patrocinado, apenas estou divulgando um produto que usei e aprovei!

    ResponderExcluir
  11. Juliana, uma outra alternativa bacana também são os absorventes de pano. Comprei alguns e revezo com o copinho de silicone. Dá uma olhada nesse site: http://artefatosdepano.blogspot.com.br/p/absorventes-ecologicos.html

    ResponderExcluir
  12. Mari,
    é verdade, os absorventes internos geram menos lixo que os externos e são totalmente biodegradáveis, que já são de algodão.

    Daniela,
    conheço o misscup sim, mas de qualquer forma obrigada por deixar a dica. E se ainda quiser sementes do tomatinho de coração, me escreva no e-mail de contato com seu endereço, daí mando para você. Sem essa de cara de pau!

    Juliana,
    sim, os absorventes de pano também são ótimas opção. Confesso que tenho um pouco de preguiça com a coisa da lavagem, mas certamente quando a gente pega o hábito, tudo se resolve.
    Obrigada pelo link.

    Um beijo a todas,
    Juliana.



    ResponderExcluir
  13. oi!! recém conheci o seu blog, e adorei! Ó, sou mais uma a trazer um depoimento sobre os copinhos de silicone: são ótimos! Econômicos, ecológicos, e muito mais confortáveis - principalmente para quem tem a pele sensível, alergias aos materiais dos absorventes, etc. Apesar do valor poder parecer um pouco algo para algumas, se fizerem as contas, verão que na verdade sai barato. Vale o investimento!! São super práticos e seguros.

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente com vc em relação às embalagens de absorvente. Lembro também que quando era menina e via minhas irmãs usando absorvente vinham todos juntos em uma única embalagem e minha vó fez para cada uma das minhas irmãs, e posteriormente para mim, uns porta-absorventes de tecido, para que colocassem o que iriam levar para a escola, eram bem lindinhos com biquinhos, e até lacinho de fita. Hoje em dia, mesmo tendo que usar esses de 3(ou mais)embalagens por absorvente, uso o meu porta absorvente de crochê, que eu mesmo fiz pra mim, minha filha e sobrinhas.
    Tomara que os fabricantes repensem sobre isso.

    ResponderExcluir
  15. Não me dei muito bem com o copinho de silicone, porque não achei muito prático na questão da higienização. O comerciante não recomenda ficar por mais de 8 horas sem "trocar" e, como eu passo mais tempo do que isso fora de casa, não consegui me adaptar pra fazer isso em banheiros públicos. Então optei por voltar à moda antiga e uso absorventes de pano desde o ano passado. Gosto bastante. É bom tb que não me causa a alergia que o absorvente sintético às vezes provocava.

    ResponderExcluir
  16. Para isso é simples basta comprar um copo menstrual que é lavável. Com esse produto não existe lixo supérfulo gerado por embalagens.
    Compra-se na farmácia.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.