segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Mãe é quem cria

Ninho de tico-tico com dois ovos de chupim, em cima à direita e embaixo à esquerda

Basta começar a primavera e a gente logo nota a passarada mais animada por aí. Sabiás começam a cantar ainda antes do amanhecer, bem-te-vis se anunciam aos berros, espécies migratórias voltam para essas bandas e a turma toda se põe a fazer ninho.

Chegam outubro e novembro e é hora de ver a primeira geração de crianças tomando coragem para bater as asas, praticando voos curtos acompanhados pela mãe e ainda ganhando comida na boca. São crianças como todas as outras: fazem cara de coitadas e choram alto, tentando chamar a atenção e pedindo mais e mais comida. É fácil indentificar de longe um bebezão desses. Eles ficam parados minutos a fio no mesmo lugar, chamando, chamando, e quando a mãe vem com o lanchinho eles choram ainda mais alto e se tremelicam todos. É um pio meio chorado, mesmo. O canto só vem mais tarde, quando se tornam adultos. E enquanto eles piam e esperam, a mãe voa feito louca pra cima e pra baixo atrás de comida para o rebento. Mãe é mãe.

E o instinto materno vai além, superando diferenças, preconceitos e julgamentos. O melhor exemplo disso é a maneira como diversas espécies de aves fazem boa parte do trabalho de reprodução do chupim (Molothrus bonariensis), ave considerada parasita porque não constrói ninho e nunca cuida dos seus próprios ovos. Após o acasalamento, a fêmea chupim segue fêmeas de outras espécies que estejam preparando seus ninhos e põe de 4 a 5 ovos, um no ninho de cada uma. Esses ovos eclodem após um período normalmente mais curto que o dos outros ovos do ninho (mérito da mãe, que escolhe ninhos de espécies com incubação mais longa) e os bebês chupim, assim que nascem, costumam empurrá-los para fora, eliminando seus "irmãos".

Mas para a mãe dona do ninho, nasceu na casa dela, é filho. Então começa a fase de cuidar de alguém muitas vezes bem maior que ela e com características completamente diferentes das suas. É o filho adotivo. Mas não importa se é de barriga, de ovo ou de coração. Mãe é mãe, filho é filho e cada um faz direitinho o seu papel.

Nas diversas casas onde já morei sempre vi mães tico-tico adotivas, mas a literatura especializada da conta do registro de mais de 50 espécies de aves criando filhos chupim. É por isso que você provavelmente já ouviu usarem a expressão chupim em referência a alguém folgado, que se aproveita dos outros. Taí a explicação. E o livro Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem, de Johan e Christian Dalgas Frisch, conta que há uma lenda da tribo guarani que diz que, em certa época, os gaviões e falcões da alta estirpe lutavam contra outras espécies, entre elas os urubus, para conquistar a supremacia das aves. Vencida a batalha, seguiram-se cenas vandálicas, e junto com as depredações praticadas queimaram a casa do chupim, que escapou da morte porém queimou-se muito, ficando com sua bela plumagem enegrecida. Os chupins, com medo de futuros incêndios, nunca mais fizeram ninhos.

Seja lá qual for a explicação, o fato é que, entre pessoas, aves e outros diversos animais, mãe é quem cria. Veja as adoções do meu quintal:

...

2 comentários:

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.