segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Vinagre: 1001 utilidades - parte 5 - na limpeza de vidros


É bem no comecinho do dia, quando os raios de sol chegam de lado nas janelas, que a gente percebe como o vidro está sujo. Aqui no sítio não temos o problema da poluição nem da sujeira oleosa que sai do escapamento dos carros nas cidades movimentadas, mas em compensação as vidraças ficam cheias de uma terra bem fininha e marcas de bichos variados que se chocam, como aqueles que morrem no parabrisas, na estrada. E mais uma sujeira esbranquiçada que faz a vista do jardim ficar turva, opaca, como visão de mergulho submarino.

Pois hoje cedo me deu os cinco minutos e ataquei de álcool, vinagre, pano e jornal, para fazer uma experiência. Limpa-vidros já era, não compro faz tempo. Caiu fora da lista de supermercado quando comecei a substituir produtos de limpeza industrializados por soluções caseiras, que são sempre mais baratas e menos tóxicas.

Andava usando jornal amassado embebido em álcool, como aprendi na casa da Mamma - e é ótimo - mas desde a última limpeza estava para experimentar vinagre com água, seguindo indicações. Limpei metade da janela e já aprovei. Mais do que aprovar, achei espetacular. O vidro simplesmente desapareceu e entrou em casa o verde lá de fora, lindo, vivo, enchendo a casa de jardim.


Fiz algumas variações de diluição para testar e acabei chegando à conclusão de que, ao menos para a sujeira daqui, funciona muito bem diluir um copo de vinagre (vinagre de álcool, que é o que uso para tudo) em três copos de água. Mas você pode fazer seus testes, se achar necessário. Cheguei a usar vinagre puro, que funcionou também, mas se diluído limpa bem, é desperdício usá-lo puro.

Na hora de aplicar, mais testes:
- Mergulhei um pano limpo no balde, torci e passei direto no vidro, secando em seguida com outro pano bem sequinho. Ótimo.
- Umedeci uma folha amassada de jornal na solução de vinagre e passei no vidro, secando em seguida com um jornal seco. Ótimo também.
- Borrifei a solução de vinagre no vidro, passei pano e sequei em seguida. A mesma coisa com jornal. Ótimo de novo.

Tudo ótimo, funciona de qualquer jeito.
E melhor ainda é relembrar as vantagens pré e pós uso: vinagre é barato, está à venda em qualquer lugar, não é tóxico para a pele e não polui a água que vai para o esgoto na hora da lavagem do pano.

A indústria que me desculpe, mas limpa-vidros nunca mais. Para que?

35 comentários:

  1. Vinagre é bom pára quase todo tipo de limpeza, não Juliana? Limpa os vidros blindex dos boxes e a louça do banheiro. Tira gordura de panelas - se for pouca, como na minha casa, onde não fazemos frituras, amacia roupas na máquina de lavar, limpa lindamente as mesas inox dos fogões, ou seja, é versátil, barato e ecologicamente correto. Tudo de bom. Beijo, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ju, e tem mais: você não gosta de vinagre, né? (risos). Vou começar a usar os meus que não deram muito certo com as folhas de jornal que já uso. Beijos,N

    ResponderExcluir
  3. Angela, realmente, ô coisa versátil, hein?

    Neide, detesto o gosto e o cheiro, mas o poder de limpeza... impressionante!

    Gabi, não deixe de aderir!

    Beijo a todas,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  4. posso colok vinagre tambem no detergente caseiro???
    Zizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é necessário, talvez cm o detergente o resultado não seja o mesmo, Emilyn

      Excluir
  5. ótimo testei no vidro da minha loja e aprovei

    ResponderExcluir
  6. O vinagre adicionado ao detergente tb dá um brilho incrivel nas panelas!!!

    ResponderExcluir
  7. Sempre me senti mal ao usar limpa vidros prontos tipo ajax. Começava a tossir. Parecia
    que prejudicava o pulmao. Agora so uso vinagre e me sinto bem melhor. Com certeza esses produtos quimicos alem de prejudicarem nossa saude ainda fazem mal ao ambiente. Obrigada pelas dicas. Vera marta

    ResponderExcluir
  8. Vou fazer o teste tb, pois estou cansada de tentar limpar os blindex da minha casa sem sucesso. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Também funciona para limpeza de frutas e verduras, pois é bactericida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vinagre não substitui o Hipoclorito de sodio, o vinagre so muda o Ph da água e não mata as bacterias. A receitinha ideal é para cada litro de água 1 colher de sopa de hipoclorito de sodio. (Aquelas agua sanitárias encontradas no mercado mesmo, que tenha a indicação de Cloro Ativo)

      Excluir
  10. Estou ansiosa pra experimentar ...sou faxineira e tem uma arèa enorme de vidro na casa ,e sempre ta feio por mais que eu lave... ass:Aninha

    ResponderExcluir
  11. Vou esperimentar,pois odéio limpar as janelas pois nunca consigo resultado satisfatório!!!

    ResponderExcluir
  12. Adeus limpa vidros, agora é só vinagre!

    ResponderExcluir
  13. Olá, bom dia!
    Fiz a experiência com o vinagre de álcool ... é simplesmente fantástico!! Já havia experimentado tudo e não conseguia o resultado desejado... ! Parabéns , pela dica ,continuem nos ajudando ... é um bom conselho para nós donas de casa ! Abraços!

    ResponderExcluir
  14. O vinagre realmente é muito bom para os vidros ,tenho um lava jato e já experimentei todos os limpa vidros que vocês possam imaginar , até produtos importados super caros e ainda não ficava bom , mas depois que eu descobri o vinagre ufaaaa ,resolvi minha dor de cabeça com os temidos vidros.

    ResponderExcluir
  15. Se você estava lavando roupas ou em contato com sabão em pó com água, certamente suas mãos ficaram "babentas". Experimente então, pingar algumas gotas de vinagre na mão e aquela baba toda sumirá como mágica.

    ResponderExcluir
  16. Amei as dicas, obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Belas dicas, mais será que posso usar mesmo nas roupas??? E que função ele tem nessa limpeza???

    ResponderExcluir
  18. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii o vinagre na limpeza dos vidros, ficaram limpos, transparentes, excelente.

    ResponderExcluir
  19. sempre utilizei agua sanitaria pra quase tudo,ate que o uso da mesma afetou minha retina,hoje depois que descobri o vinagre de alcool obtive otimos resultados sem afetar minha saude adriana bernardes

    ResponderExcluir
  20. Ah tempos ouvia dizer sobre as mil e uma utilidades do vinagre porém estou maravilhada com o resultado nos vidros,no fogao,na linha branca em geral e no azulejo.
    Adeus industria da limpeza!
    Vou ter q comprar mais três frascos nas compras

    ResponderExcluir
  21. Acabei de usar, estou encantada, é incrível!!! Vinagre é um espetáculo!!! Ro, :)

    ResponderExcluir
  22. Estou tirando meu filho das fraldas, mas volta e meia sai um xixizinho na cuequinha... E mesmo esfregando e pondo amaciante parecia que o cheiro ficava impregnado. Tentei por vinagre... Pronto... Adeus cheirinho...

    ResponderExcluir
  23. Acabei de testar. Ficou ótimo!
    Passei aquelas esponjas com cabo de vassoura (pois a vidraça da sacada nunca tinha sido limpa, devido altura) na sequência passei o rodinho e uma fralda de tecido só para tirar o restinho do líquido.
    Prontinho a vidraça ficou como nova. Obrigada pela fica.

    ResponderExcluir
  24. amei cada dica vou experimentar agora mesmo ,valeu!

    ResponderExcluir
  25. Oi será q posso passar na geladeira preta?

    ResponderExcluir
  26. Quando for fazer ovos quentes coloque um pouco de vinagre na água. Além de evitar que os ovos se espalhem se brincarem, evita que a vasilha fique escura.

    ResponderExcluir
  27. Simmm vinagre realmente é à solução para limpeza de vidros, e não ficar frustrada nó
    resultado como com outros produtos!!!

    ResponderExcluir
  28. Nossa essa eu não sabia obrigado pelo artigo vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  29. Vou começar fazer uso amanhã mesmo! Adorei as dicas! Excelente!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.