segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Vinagre: 1001 utilidades - parte 5 - na limpeza de vidros


É bem no comecinho do dia, quando os raios de sol chegam de lado nas janelas, que a gente percebe como o vidro está sujo. Aqui no sítio não temos o problema da poluição nem da sujeira oleosa que sai do escapamento dos carros nas cidades movimentadas, mas em compensação as vidraças ficam cheias de uma terra bem fininha e marcas de bichos variados que se chocam, como aqueles que morrem no parabrisas, na estrada. E mais uma sujeira esbranquiçada que faz a vista do jardim ficar turva, opaca, como visão de mergulho submarino.

Pois hoje cedo me deu os cinco minutos e ataquei de álcool, vinagre, pano e jornal, para fazer uma experiência. Limpa-vidros já era, não compro faz tempo. Caiu fora da lista de supermercado quando comecei a substituir produtos de limpeza industrializados por soluções caseiras, que são sempre mais baratas e menos tóxicas.

Andava usando jornal amassado embebido em álcool, como aprendi na casa da Mamma - e é ótimo - mas desde a última limpeza estava para experimentar vinagre com água, seguindo indicações. Limpei metade da janela e já aprovei. Mais do que aprovar, achei espetacular. O vidro simplesmente desapareceu e entrou em casa o verde lá de fora, lindo, vivo, enchendo a casa de jardim.


Fiz algumas variações de diluição para testar e acabei chegando à conclusão de que, ao menos para a sujeira daqui, funciona muito bem diluir um copo de vinagre (vinagre de álcool, que é o que uso para tudo) em três copos de água. Mas você pode fazer seus testes, se achar necessário. Cheguei a usar vinagre puro, que funcionou também, mas se diluído limpa bem, é desperdício usá-lo puro.

Na hora de aplicar, mais testes:
- Mergulhei um pano limpo no balde, torci e passei direto no vidro, secando em seguida com outro pano bem sequinho. Ótimo.
- Umedeci uma folha amassada de jornal na solução de vinagre e passei no vidro, secando em seguida com um jornal seco. Ótimo também.
- Borrifei a solução de vinagre no vidro, passei pano e sequei em seguida. A mesma coisa com jornal. Ótimo de novo.

Tudo ótimo, funciona de qualquer jeito.
E melhor ainda é relembrar as vantagens pré e pós uso: vinagre é barato, está à venda em qualquer lugar, não é tóxico para a pele e não polui a água que vai para o esgoto na hora da lavagem do pano.

A indústria que me desculpe, mas limpa-vidros nunca mais. Para que?

10 comentários:

  1. Vinagre é bom pára quase todo tipo de limpeza, não Juliana? Limpa os vidros blindex dos boxes e a louça do banheiro. Tira gordura de panelas - se for pouca, como na minha casa, onde não fazemos frituras, amacia roupas na máquina de lavar, limpa lindamente as mesas inox dos fogões, ou seja, é versátil, barato e ecologicamente correto. Tudo de bom. Beijo, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ju, e tem mais: você não gosta de vinagre, né? (risos). Vou começar a usar os meus que não deram muito certo com as folhas de jornal que já uso. Beijos,N

    ResponderExcluir
  3. Angela, realmente, ô coisa versátil, hein?

    Neide, detesto o gosto e o cheiro, mas o poder de limpeza... impressionante!

    Gabi, não deixe de aderir!

    Beijo a todas,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  4. posso colok vinagre tambem no detergente caseiro???
    Zizi

    ResponderExcluir
  5. ótimo testei no vidro da minha loja e aprovei

    ResponderExcluir
  6. O vinagre adicionado ao detergente tb dá um brilho incrivel nas panelas!!!

    ResponderExcluir
  7. Sempre me senti mal ao usar limpa vidros prontos tipo ajax. Começava a tossir. Parecia
    que prejudicava o pulmao. Agora so uso vinagre e me sinto bem melhor. Com certeza esses produtos quimicos alem de prejudicarem nossa saude ainda fazem mal ao ambiente. Obrigada pelas dicas. Vera marta

    ResponderExcluir
  8. Vou fazer o teste tb, pois estou cansada de tentar limpar os blindex da minha casa sem sucesso. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Também funciona para limpeza de frutas e verduras, pois é bactericida.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.