segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Muito além do peso - o filme


Alguma coisa está muito errada quando um menino de oito anos olha para um chuchu e diz "coco?". E uma menina da mesma idade, com um pimentão nas mãos, diz "abacate?".

"Tem criança que nunca viu uma batata, só conhece frita", diz Estela Renner, diretora do filme Muito além do peso. O documentário, que estreia nos cinemas em 16 de novembro, mostra as causas e efeitos de uma das maiores pandemias da modernidade: a obesidade infantil. Dados como
  • o brasileiro come, em média, 51 kg de açúcar por ano
  • 56% dos bebês tomam refrigerante frequentemente antes de completar o primeiro ano de vida
mostram que a falta de educação alimentar está produzindo a primeira geração de crianças com expectativa de vida menor que a de seus pais. É mais uma questão de saúde pública com raízes muito fortes no ambiente doméstico, onde a gente experimenta (ou deveria experimentar) brócolis e cenoura pela primeira vez para, aos poucos, ir educando o paladar. E se os pais não fazem seu dever de casa na educação dos filhos, o resultado é o que se vê hoje em todo o mundo: mais crianças morrendo de obesidade do que de fome.

O filme tem pré-estreia gratuita hoje, às 20 horas, no auditório do parque Ibirapuera. Para garantir seu lugar é preciso retirar o ingresso com uma hora de antecedência. E logo após a exibição haverá um debate com a participação de Frei Betto, Ann Cooper, Amélio Godoy e Estela Renner. Eu vou.

Se você não puder ir assista ao menos o trailler, no site www.muitoalemdopeso.com.br e se programe para ver o filme no cinema. Porque todos nós estamos envolvidos com alimentação e saúde, não estamos?

3 comentários:

  1. Com toda certeza, Juliana Valentini! Somos parte o que pensamos, parte o que ingerimos e parte o que oferecemos ao planetinha azul. Há que se propagar esta ideia, senão, como prevê a OMS, a espécie humana caminha aceleradamente para a extinção.
    Verei o filme, obrigada pela dica. Beijo, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ..."E uma menina da mesma idade, com um pimentão nas mãos, diz "abacate?"

    Sobre o comentário acima, vamos com calma com a dor. Ela apenas confundiu os vegetais baseando-se na cor, e não de forma terrorista desconheceu totalmente o que é um pimentão.

    Esse documentário é muito importante e deveria passar em rede nacional. Obesidade infantil é um mal que começa pela falta de educação e disposição dos pais, mas vamos com calma com as viagens e exageros.

    ResponderExcluir
  3. Angela, o filme é muito bom. Fui à pré-estreia e recomendo muito.

    Juliano, discordo de você. Não são viagens nem exageros. E por esse seu comentário, me parece que você ainda não viu o filme. São diversas as crianças mostradas no documentário que desconhecem completamente o vegetal que têm em mãos. Por exemplo a menina que pergunta se a batata é uma cebola, e não é uma questão de confundir os vegetais baseando-se pela cor. Eles têm idade suficiente para saber o que é o que, não são crianças de 5 anos. E essa do pimentão/abacate pergunta "abacate" e depois afirma "abacate". Eles realmente não conhecem. Assista o filme e você verá o nível de desconhecimento de pais e filhos em relação a isso.

    Um abraço e sejam sempre muito bem vindos,
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.