quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Às vezes acontece...

Você semeia, rega, cuida, e às vezes ainda acaba desapontado. É comum encontrar alguns (ou todos!) os rabanetes da sua horta rachados. Duas possíveis causas: solo pouco nutritivo ou nematóides na terra. Pelo que já pesquisei por aí é mais provável que seja a segunda opção, que também racha cenouras, beterrabas e raízes em geral. Plantar na horta uma florzinha chamada Tagetes (nome popular Cravo de Defunto), além de enfeitá-la ajuda a combater o ataque desse verme. Aconteceu comigo, e cinco mudas de Tagetes parecem ter acabado com os vermes na minha caixa-horta de 0,8 metro quadrado. Nunca mais tive problemas, e já são 7 meses de horta.
.
Flores de Tagetes

8 comentários:

  1. Oi, Juliana:
    Que dica essencial! E onde as tais florezinhas são encontradas?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Maria Teresa,
    A Tagetes ou Cravo de Defunto é uma flor muito rústica, de cultivo muito simples, e é fácilmente encontrada em lojas de jardinagem e paisagismo. É possível comprá-la em sementes ou já em pequenas mudinhas.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana, amei seu blog. Informativo, objetivo e o melhor - ECOLÓGICO. Comecei a usar o saquinho de lixo de Jornal. Parabéns! Muito útil. Estou com problemas com PULGAS em casa. Essa praga tá me deixando maluca. Já usei vários venenos e não tem adiantado além de poluir. Tenho três cachorras... será que vc conhece algum procedimento natural para essas pragas? PRECISO PARA O QUINTAL E PARA AS CACHORRAS! OBRIGADA. POR FAVOR ME AJUDE!!!

    ResponderExcluir
  4. adrei tudo sobre semente ( uso bucha vegetal) não sei o nome cintifico se é assim que fala) antes de começar a usar retirei as sementes e plantei após alguns dias estava a mudinha com ums 4cm , Tirei fots e vou passar elas para um vaso maior em breve terei buchas para meu uso.. será?...

    ResponderExcluir
  5. Juliana, acabei de conhecer seu blog pois, em plena sexta-feira... véspera de carnaval... eu estou aqui ás voltas com um problemãaaaaaaaaaaao! Comprei uma farinha que provavelmente veio furada. Coloquei em um gavetão da cozinha onde coloco as coisas que pouco uso da dispensa. Passaram-se duas ou 3 semanas. Fui pegar e, para a minha surpresa, ela estava infestada de caruncho! Joguei fora, limpei a gaveta... e agora a cozinha inteira está infestada por esse bicho! Já não sei mais o que fazer. Tirei tudo dos armários, aspirei os bichos, passei pano com álcool, eucalipto, deixei aberto, respirando... estou quase descendo a marreta na cozinha inteira. Procuro no google, falam que tem que colocar borra do café, eu coloquei e no dia seguinte, tinha caruncho lá no potinho, feliz da vida. Como vi seu post de ontem e vc mencionou os carunchos nele, pensei que soubesse de algum milagre que possa me ajudar! Obrigada e parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  6. Fernanda! Que encrenca!
    Não conheço nenhum milagre que dê conta de carunchos, e pra falar a verdade nunca tinha ouvido falar de problema como esse. Caruncho é normal numa coisa ou outra dentro da despensa, principalmente macarrão e alguns grãos, mas a cozinha inteira, assim, invasão mesmo... primeira vez que alguém me conta.
    Não conheço nada garantido, mas meu feeling diria pra isolar deles tudo o que possa ser comido e usar alguns "repelentes" como vinagre, essência de citronela ou eucalipto e coisas assim.
    Eu evitaria essas "invenções" ou simpatias do tipo colocar borra de café, porque é uma comida em potencial, e vai que eles gostam? Gostaram, como você mesmo conta!
    Esses bichinhos têm ciclo curto de vida, então se você não dá a eles o que comer e tenta repelir com cheiros, acho que em alguns dias eles desistem. Não é possivel que não. Porque pano eles não comem, madeira, reboco da parede, frutas, papel (guardanapo), nada disso, então isolando as comidas, uma hora eles têm que ir embora ou morrer.
    Eu sugiro que você continue nessas técnicas "saudáveis e inocentes", porque a outra saída é dedetização, mas aí a gente entra no capítulo venenos, que na minha opinião devem ser evitados ao máximo.
    Te desejo muito boa sorte, e se puder volte aqui em uns dias pra contar como se desenrolou a encrenca.
    Um beijo grande, obrigada pela visita e bom carnaval,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  7. Voltei!! rsrsrs! Estou bem melhor agora. Limpei tudo, e comprei um inseticida chamado Jimo Cupim. Ele serve também para combater carunchos. Pra falar a verdade nem passei muito. Só um pouquinho. Aí fui viajar, fiquei 3 dias fora, e voltei minha casa permanecia limpinha e livre dos carunchos! Não estou nem acreditando!!!! Muito obrigada pelas dicas, e, se eu puder ajudar, é isso: limpar tudo com álcool (usei aquele com eucalipto); deixar aberto pra secar bem; passar o Jimo Cupim embaixo das gavetas e nos cantinhos (ele vem com aquele biquinho para alcançar os cantinhos).
    Obrigada e bom restinho de semana!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, fico feliz que tenha resolvido tudo. Obrigada por voltar pra contar a solução.
      Um beijo e seja sempre muito bem vinda,
      Juliana.

      Excluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.