terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Mosca minadora

Certo como dois e dois são quatro, mais cedo ou mais tarde você vai encontrar as folhas do seu manjericão com manchas assim:

É a mosca minadora, uma mosquinha pequena que põe ovos de onde nascem lagartinhas que andam por dentro das folhas formando essas manchas. Por isso algumas pessoas também chamam essa praga de lagarta minadora. Aplicar óleo de neem (ou nim) diluído em água inibe o crescimento da lagarta e repele as moscas, acabando com o problema. Aplique a solução quatro vezes, uma por semana, borrifando as folhas em cima e embaixo. As folhas já estragadas devem ser arrancadas, não tem jeito, mas as outras podem ser consumidas normalmente depois de bem lavadas. O óleo de neem pode ser comprado em qualquer boa loja de produtos de jardinagem e sua aplicação é aprovada pela “filosofia” orgânica.

5 comentários:

  1. Obrigada pela informação!
    Meu pai tem 82 anos e estava triste porque um pezinho de manjericão que ele mesmo plantou está cheio dessas manchinhas e agora ele ficou muito feliz porque vai poder curar as plantinhas!

    ResponderExcluir
  2. Consultei agrônoma e mostrei folha de quiabo com mosca minadora.
    Ela disse: O que? quiabo, tomate e jiló? Logo as três que mais atraem a tal mosca pelo forte cheiro das plantas. Como tenho cães, recomendou tratamento com NIM (natural) ao invés de químico, pelos estragos ao homem e animais. Que "m" que é essa mosca!!!!!Vamos ver no que vai dar isso!

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar esse óleo no meu manjericão! Posso usar também na minha roseira? Ela esta com cochonilha, teias de aranha e um bichinhos minúsculos branquinhos q ficam no botões das rosinhas... morrem todos assim q abrem. Bgada por ajudar!!

    ResponderExcluir
  4. Nem todos produtos comerciais a base de Neem que existem são aprovados pela agricultura orgânica; Muitos deles tem não só o neem, mas outras substancias toxicas proibidas para manejo organico

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.