quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Vinagre: 1001 utilidades - parte 1

Quem anda pesquisando substitutos "naturais" para produtos de limpeza industrializados já deve ter percebido que o vinagre está em boa parte das fórmulas.
Aí vai uma sugestão muito simples de uso do vinagre puro:

Substitua o amaciante de roupas por vinagre branco. Dependendo do tamanho da sua máquina de lavar, coloque de meia a uma xícara de vinagre na água da última fase de enxágue ou diretamente no compartimento destinado ao amaciante, se sua máquina é das modernas. Além de amaciar as fibras das roupas você também garante a boa fixação das cores fortes.
Se você, assim como eu, não gosta nem de passar perto de vinagres e outros cheiros ácidos, opte pelo vinagre de álcool. Além de ser realmente incolor é a melhor opção no quesito aroma.
E ao contrário do que você possa estar imaginando, sua roupa não corre o risco de ficar com cheiro de pepino em conserva.

6 comentários:

  1. Juliana, é fácil encontrar esse vinagre de álcool?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Suzana, como vai?
    Muito obrigada pela visita!
    Moro em São Paulo, capital, e por aqui tem vinagre de álcool em qualquer supermercado junto com o de maça, o de uva e outros.
    Onde você está?
    Um beijo e seja sempre bem vinda.
    Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Juliana, bom dia!
    Gostaria de saber qual a acidez ideal desse vinagre de álcool que vem a ser utilizado nessas dicas postadas em "Vinagre - 1001 utilidades". Trabalho em uma Indústria alimentícia e produzimos vinagre de álcool. Achei muito interessante a ideia e penso em direcionar novas vendas direcionadas também para estas utilidades.

    Grato,

    João Paulo Moreira.

    ResponderExcluir
  4. João Paulo,
    A acidez do vinagre de álcool que tenho hoje é 4%.
    E eu achei incrível você pensar em direcionar as vendas para usos do vinagre que substituam produtos de limpeza tradicionais. Tem todo o meu apoio e desde já me ofereço para parcerias em testes e divulgação aqui no blog.
    Se quiser conversar a respeito, entre em contato comigo por e-mail.
    juliana@deverdecasa.com
    Um abraço e volte sempre,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!!! Este post me ajudou muito! Desde o 1° ao 5°... Eu já estava quebrando a cabeça com a limpeza....valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi....usar vinagre na maquina nao prejudica o funcionamento da mesma?

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.