terça-feira, 26 de outubro de 2010

Compostagem sem minhocas

Se você quer fazer em casa a compostagem de restos de alimentos mas não se animou muito com as minhocas do minhocário caseiro (clique aqui para ver), muito simples: faça quase o mesmo processo sem as minhocas!
Antes que você se pergunte “então para que elas servem”, respondo: as minhocas aceleram um pouco o processo de decomposição e fazem o serviço de aeração do composto, mas tudo acontece perfeitamente bem também sem elas.
Veja como:

Faça dois ou três furos pequenos (0,5 cm mais ou menos) no fundo de um balde grande (100 litros, por exemplo).
Cubra o fundo do balde com pedras para facilitar a drenagem do líquido que a compostagem pode gerar.

Cubra as pedras com um pedaço de manta acrílica para garantir que seu composto não escorra para o fundo e entupa o furo de drenagem. Manta de bidim para vasos é uma boa opção.

Cubra a manta com uma camada fina de terra comum, para começar. Dois dedos de terra é o suficiente.

A partir daí jogue seus restos de cozinha bem picados para facilitar a decomposição. Evite alimentos cozidos, muito temperados e gordurosos; eles podem fermentar e atrapalhar o processo de decomposição.

Depois de jogar os alimentos revolva com uma pá ou cabo de vassoura para que tudo se misture com o que estava no fundo, e ao final sempre cubra com uma camada de terra. A oxigenação do composto é muito importante para o processo de decomposição e para evitar mau cheiro.

Sempre que tiver restos de alimentos para acrescentar, jogue-os dentro do balde, revolva tudo e cubra com mais terra. De tempos em tempos pegue um pouco do composto e aperte-o na mão para verificar a umidade. Sua mão deve ficar úmida mas não molhada. Se escorrer líquido, seu composto está molhado demais, então acrescente mais terra para equilibrar a umidade.
Seu balde deve estar sempre coberto com um pedaço de tela fina ou tule para evitar a entrada de moscas ou outros insetos.

Faça também uma base de tijolos, para que o balde fique afastado do chão, e coloque sob ele um prato desses de vaso de plantas para recolher algum líquido (chorume) que venha a escorrer.
Esse líquido, assim como o resultante do minhocário caseiro, é muito rico em nutrientes e pode ser usado para regar as plantas diluído em um pouco de água.
Quando seu balde estiver cheio, comece a encher um segundo balde enquanto o primeiro termina o processo de decomposição, que estará completo quando você não mais reconhecer pedaços dos alimentos jogados. É importante continuar revolvendo o conteúdo do primeiro balde de vez em quando, para manter a aeração.

Depois do processo completo você terá um material riquíssimo para usar como adubo no jardim e nos seus vasos de plantas, além de ter diminuído bastante a quantidade de lixo descartada.
Visite a composteira das fotos na comunidade Banco do Planeta, nesse post escrito por Neuza Árbocz, a dona dos baldes, da área de serviço e das fotos.

78 comentários:

  1. será que eu hoje já disse que adoro o seu blog??
    já!!!!!! não faz mal..eu repito!
    Pois o meu problemas..eram as minhocas..já tenho na varanda uma caixa com terra e algum lixo orgánico para experimentar,,mas convencida que talvez não desse em nada, porque não tinha as famosas minhocas que todos falam quando se procura sobre compustagem caseira..Não tinha era me precavido para chorume..mas vou já tratar disso..
    muito, mas muito obrigada pela partilha de tão uteis conselhos..porque são realizaveis..e isso é o mais importante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhei algumas minhocas, mas um dia coloquei legumes q eu havia congelado, tinham água demais. Estragou tudo. Agora estou contente em poder recomeçar sem elas!

      Excluir
  2. Obrigada pela visita e pelos elogios, Traquinasmother! Tomara que sua compostagem dê certo. E se precisar de alguma ajuda, não deixe de escrever (como comentário mesmo, assim já fica aqui disponível pra ajudar os próximos!).
    Um beijo e volte sempre,
    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu tenho dúvida se eu fizer uma compostagem sem minhocas eu posso colocar alimentos cozidos? ou seja restos de comida do fogão, pra que este possa compostar, mesmo mais demoradamente, pra que depois de feito o substrato use na composteira de minhocas, ou não seria mesmo interessante!

      Excluir
    2. Olá Luiz eu poso te responder essa. Na compostagem sem minhoca praticamente não há limites do que colocar. Por não ter riscos de matar as minhocas vc pode colocar sim os restos de comida, os alimentos temperados, cítricos, etc. A maior restrição é quanto a oleaginosas, (manteiga, oleo, gordura, etc.), jamais coloque isso no composto. Após 3 meses a compostagem sem minhocas já fica pronta e não há a necessidade de utilizar mais as minhocas. As minhocas não acrescentam muita coisa ao adubo apenas aceleram o processo. Boa compostagem.

      Excluir
  3. Adorei a composteira sem minhocas. Vou fazer uma pra mim. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Desenvolvi uma composteira em minha casa mas a fiz com madeira. Quais os possiveis problemas que poderei ter por causa de usar madeira?
    Sempre devemos misturar terra nos restos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita,
      pode ser que a madeira comece a apodrecer depois de algum tempo. Já que já está feita, vá usando e observando. E depois me conte o que aconteceu.
      Quanto a misturar terra, não é sempre necessário. O importante mesmo é adicionar alguma coisa que contrabalanceie o tanto que água presente nos resíduos de alimento. Podem ser folhas secas, por exemplo.
      Boa sorte e, qualquer dúvida, dê um toque.
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
    2. Utilizar serragem no lugar da terra deixa o composto melhor, e não tem problema com apodrecimento n '-'

      Excluir
  5. Olá,
    Descobri o seu blog ontem e amei! Parabéns!
    Tenho uma dúvida que pode ser meio idiota. Na hora de mexer a terra para misturar o material orgânico com a terra, tem que tomar muito cuidado para não misturar as pedras e a manta acrílica que estão no fundo né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Natalie, esse cuidado é importante, senão eles deixam de cumprir sua função.
      Boa sorte e um abraço,
      Juliana

      Excluir
  6. blog muito fera, to começando a pegar as dicas..!!
    vc tem alguma indicação do que fazer com resíduo orgânico que é ruim pra compostagem? comida que foi cozida, oleosa e tal...?

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda,
      legumes, arroz, feijão e esse tipo de alimento cozido pode ir para a compostagem se não tiver muito sal. Eu nunca tive problemas. Comida oleosa é bom evitar, assim como carnes, ovos e queijos. Esses sim são proibidos.
      Qualquer outra dúvida, dê um toque. Boa sorte!
      Juliana.

      Excluir
    2. Ola. Tenho uma sugestão com relação a comida. A compostagem que não tem minhoca pelo que entendi, pode ter comida. Mas gordura e sal não é bom. Fiz uma pequena compostagem em uma vasilha grande com um escorredor. Deu certo e a comida eu fervia agua e lavava o resto de comida em um escorredor. A serragem foi melhor que a terra. Mas demorou 4 meses para virar um adubo de qualidade. Mas deu certo.

      Excluir
  7. Gizele - Boa noite
    Acompanho seu blog faz algum tempo e adoro. Hoje iniciei minha primeira compostagem. Vamos ver se dara certo. Assisti uma reportagem muito interessante sobre o assunto no bom dia SP. Voce podera assisti-la - se interessar - no portal G1 - bom dia sp - 22/jun - horta caseira. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Gizele, vou procurar a reportagem.
      Parabéns pela iniciativa de começar sua composteira e boa sorte!
      Um abraço,
      Juliana

      Excluir
  8. Juliana, parabéns pelo blog,agradeço muito pela dica, compartilho e recomendo a tds do face!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa,
      muito obrigada pela visita e por compartilhar!
      Volte sempre!
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  9. aprovado , essas ideias.

    ResponderExcluir
  10. Estou usando as mesmas caixas da composteira de minhocas , nota-se sempre muita umidade pois aqui no RS no inverno a umidade relativa sempre é alta e o processo se torna lento . Estive adicionando também papel e um pouco de cinza da lareira e notei o surgimento de umas larvas grandes aneladas e escuras que acredito que estão favorecendo acredito a decomposição . Te pergunto estas larvas quando terminar o processo vão morrer ou vão sair da caixa .

    ResponderExcluir
  11. Adorei a dica porém,estou com uma dúvida a repeito da terra comum a usar,seria terra preta de construção? Aguardo uma resposta Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi, posso, ao invés de usar sempre terra, também utilizar serragem grossa como na compostagem com minhocas?

    ResponderExcluir
  13. Oi,meu nome eh Luza e moro em U.S.A,ha poucos dias compramos uma fazendinha,como meu marido gringo, nw entende naaada d fazenda,serei eu msma a por a mao na massa,kkkkkkkkkk,vou esperar o proximo verao p/ fazer uma hortinha e gostaria de saber se durante o inverno posso fazer o adubo caseiro aqui ensinado e quais sao os cuidados extras q terei q ter.De todas pagias q visitei,a sua eh de loooonge a melhor,PARABENS! e obrigado pela ajuda.
    Best Regard.
    Luza Hoke

    ResponderExcluir
  14. Não consigo entender porque deve-se evitar alimentos muito temperados.
    Por que esses alimentos podem fermentar?
    Qual o problema se eles fermentarem?
    Por que o processo de fermentação pode atrapalhar o processo de decomposição?

    ResponderExcluir
  15. onde se encontrar alguem que recolha esses adubos, e daria pra fabricar e vender, quem sao os compradores?

    ResponderExcluir
  16. oi, tenho uma composteira sem minhocas, o chorume é ótimo para borrifar as folhas das plantas, mas não sei por qual motivo o cheiro é muito forte. O q posso fazer para reduzir o mal cheiro? Obs. coloco somente alimentos crus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilizar os microrganismos eficientes! Mais informações brudurau535@gmail.com

      Excluir
    2. Para reduzir o mau cheiro basta acrescentar folhas secas na compostagem.

      Excluir
  17. Utilizo o chorume na proporção de 1\10, já fiz proporções maiores, mas nao resolveu.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito desse site, vou começar fazer a compostagem sem minhocas. Muito bom.

    Nadir Pereira 24/05/2014

    ResponderExcluir
  19. Olá! Nesse caso de uso de baldes, não poderia se usar a própria tampa com furos para fechar o balde sem a necessidade da telinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferentemente da tela, os furinhos na tampa podem permitir a passagem de moscas ou outros bichinhos.

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. A compostagem ficaria melhor ainda se fossem aplicados os microrganismos eficientes (EM) para diminuir os odores, acelerar o processo de decomposição e diminuir a incidência de moscas! Os microrganismos eficientes provém da captura e ativação de colônias capturadas através de uma isca com arroz integral e são excelentes na recomposição de solos que perderam sua vida microbiana pois são uma forma de "repovoamento" e renovação do solo.
    Mais informações brudurau535@gmail.com
    Obrigada gente!

    ResponderExcluir
  22. Bem interessante. Como tenho pouco espaço e lixo de 1 pessoa só, vou experimentar em mini-escala, usando caixa de leite vazia no lugar do balde.

    ResponderExcluir
  23. Olá, eu tenho uma duvida: Pode colocar resíduos cítricos a vontade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resíduos cítricos devem ser evitados na compostagem, mas caso queira colocar, faça-o com moderação.

      Excluir
  24. Oi Juliana, fiz minha composteira sem minhocas, utilizei dois garrafões de agua mineral e uma torneirinha, no botijão de cima a terra e os resíduos da cozinha, estarei no caminho certo?

    ResponderExcluir
  25. Olá Juliana.Eu estava tendo muitos problemas para conseguir as minhocas californianas pois aqui no RS eu n ão descobri onde adquiri-las.Mas com a sua dica de como fazer a compostagem doméstica sem as minhocas tive outro ânimo pois já iniciei minha horta caseira e estava desanimado por não poder destinar melhor meus resíduos orgânicos.Vou seguir as suas dicas e produzir meu próprio adubo orgânico. Veleu, obrigado.

    ResponderExcluir
  26. lá Juliana.Eu estava tendo muitos problemas para conseguir as minhocas californianas pois aqui no RS eu n ão descobri onde adquiri-las.Mas com a sua dica de como fazer a compostagem doméstica sem as minhocas tive outro ânimo pois já iniciei minha horta caseira e estava desanimado por não poder destinar melhor meus resíduos orgânicos.Vou seguir as suas dicas e produzir meu próprio adubo orgânico. Veleu, obrigado.

    ResponderExcluir
  27. Olá!! em aproximadamente quanto tempo consigo o composto úmido (quanto tempo dura esse processo, mais ou menos).

    Muita gratidão por postar essa dica, as minhocas desanimaram um pouco rs.

    valeu!

    ResponderExcluir
  28. tou com dificuldade em encontrar as minhocas californianas aqui em recife, enquanto não consigo vou fazer desse jeito obrigado pelas dicas. abraços

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Oi! Adorei a dica! Também estava meio desanimada com as minhocas, minha mãe pediu pra eu confeccionar uma com as minhocas, mas a minha fiz bem pequena no apartamento com 3 caixas de sorvete, só para testar pela primeira vez! Fiquei feliz em saber que as minhocas só aceleram e não são essenciais!

    ResponderExcluir
  31. Adorei ler sobre compostagem sem minhocas, pois há um seis meses venho utilizado essa pratica sem as minhocas, mas ficava sempre em dúvida, pois toda pesquisa que fazia falava das minhocas e não encontroe para compra sem o material completo isto é com as caixas, pois utilizo balde de margarina que consigo em padarias ou aqueles de plásticos que vem com tinta para pintura. E a meu ver esta funcionando muito bem.

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de saber se a composteira feita com os balde pode ficar exposto ao sol ou é na sombra?

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de saber se a composteira feita com os balde pode ficar exposto ao sol ou é na sombra?

    ResponderExcluir
  34. Olá, Juliana! Preciso de esclarecimentos e espero que você possa me ajudar. Comecei minha composteira tem pouco tempo, não irei utilizar o método de minhocário por enquanto. Já li a respeito do que posso colocar à vontade na composteira, o que tenho que maneirar e o que não posso. Porém não consegui encontrar resposta pras seguintes perguntas: 1ª. Posso colocar frutas estragadas/mofadas na composteira? 2ª. Posso colocar alimentos do mundo Funghi para a compostagem? Espero que possa me ajudar. Seu blog é muito bom, gostei muito dele, continue sendo assim e sempre terá visitantes. Um abraço de uma que muito te admira. Maria.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Juliana.

    Descubri recente seu site, tem dicas muito valiosas sobre composto orgânico.
    Gostaria de saber se posso colocar sobra de casca de melancias, pode?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  36. Olá! Tenho uma dúvida. O chorume ficará exposto? Não causa mal cheiro? Gostaria de fazer a composteira mas tenho vizinhos próximos. Como evitar mal cheiro e moscas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para evitar o mau cheiro na compostagem evite colocar alimentos temperados, gordurosos e de origem animal, além de equilibrar a umidade do composto.

      Excluir
  37. Aguardando pelas respostas dos comentário anteriores...Por gentileza, Juliana, poderia nos responder? Gratidao!!! Priscilla miglioli

    ResponderExcluir
  38. Sempre tive vontade de fazer uma composteira mas MORRO de medo de minhocas. Finalmente vou poder ter uma! Muito obrigada! <3

    ResponderExcluir
  39. Comecei a fazer a compostagem sem minhocas no final do ano passado. Achei que não daria certo sem as minhocas mas realmente funciona, porém eu sugiro utilizar dois recipientes: Um para você ir acumulando o material novo e o segundo com o material mais antigo que deve ficar uns dois meses sem adicionar novos materiais, apenas remexendo e controlando a umidade, coloque o mínimo de terra possível para o composto ficar mais puro e em dois meses tudo aquilo que você colocou vai virar uma terra preta, seca e sem cheiro ruim. Por mais que você coloque tela ou tampe as larvas de mosquito são inevitáveis pois nas cascas de muitos alimentos muitas vezes já tem os ovos de mosquitos, então elas vão estar lá e em certo ponto você vai achar que "estragou" o composto, mas não elas até fazem o papel de minhoca por um tempo. Sou apaixonado pela compostagem, essa incrível mágica da natureza!

    ResponderExcluir
  40. qual a proporção do composto pronto para a quantidade de terra a ser adubada, e de quanto, em quanto tempo deve-se adubar?

    ResponderExcluir
  41. Comecei fazer compostagem, mas depois de pronto tinha muitas larvas enormes; fiquei com nojo.

    ResponderExcluir
  42. Parabéns a toda equipe.
    Qdo eu revólver os materiais, não corro o risco de mexer no fundo e entupir a torneira?

    ResponderExcluir
  43. O que me impressiona é a produção de chorume.

    ResponderExcluir
  44. Obrigado pela dica,estou fazendo compostagem dos restos de cascas de frutas e legumes,verduras,mas estava muito preocupada porque não tem minhocas,achei q só assim transformaria minha compostagem,valeu!!

    ResponderExcluir
  45. Boa noite. Fiz uma composteira com baldes de margarina. Por enquanto fiz com dois. Mas já fazem umas três semanas que fiz e ainda não coloquei as minhocas. Posso colocá-las mesmo com os restos de alimentos bem estragados. Ou faria mal para as minhocas? Teria que começar tudo de novo colocando restos de frutas e legumes e as milinhicas ou posso continuar com a minha composteira do jeito que está é só coloco as minhocas. Está com muito bicho.

    ResponderExcluir
  46. Boa noite. Fiz uma composteira com baldes de margarina. Por enquanto fiz com dois. Mas já fazem umas três semanas que fiz e ainda não coloquei as minhocas. Posso colocá-las mesmo com os restos de alimentos bem estragados. Ou faria mal para as minhocas? Teria que começar tudo de novo colocando restos de frutas e legumes e as milinhicas ou posso continuar com a minha composteira do jeito que está é só coloco as minhocas. Está com muito bicho.

    ResponderExcluir
  47. Pode colocar borra de café na compostagem?

    ResponderExcluir
  48. Eu coloquei uma camada de alimentos e por cima terra e depois mais restos de lixo orgânico tem algum problema?

    ResponderExcluir
  49. Eu estou fazendo a compostagem em garrafa pet, mas deu mosquitinhos e agora está cheia de larvas, isso prejudica alguma coisa? Devo jogar fora e fazer tudo de novo ?

    ResponderExcluir
  50. Produzo muito lixo orgânico. São basicamente cascas de frutas e legumes, sem nada de comida cozida (que não jogo fora pq não desperdiço). Mas, no caso das minhocas, já ouvi dizer que mesmo orgânico existem coisas que elas não digerem (alho,etc). No caso da compostagem sem elas, essas regras se aplicam? Há alguma restrição? Obrigada pelo texto e antecipadamente por sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Katia, eu também faço compostagem sem minhoca há mais de um ano e, neste método, há poucas restrições pois não há a preocupação em matar as minhocas. Neste link há uma lista que você pode pegar de referência: https://ajuda.cicloorganico.com.br/article/36-lista-de-tudo-que-posso-compostar A variável é que alguns resíduos podem demorar mais que outros para compostar, como os ossos, o que pode adiar ou comprometer a qualidade do seu composto. Então procure sempre colocar os resíduos que compostam mais rápido, como frutas, verduras, legumes, etc.

      Excluir
  51. Posso tampar o balde com a tampa ou só pode tampar com a tela? No caso e preciso fazer furos na tampa também ?

    ResponderExcluir
  52. Bom dia,fiz uma composteira pra mim,como manda o figurino ,duas primeiras para as matérias orgânicas e uma terceira para o chamado chorume...mas pelo que vejo os chorumes de todos os vídeos são escuros,mas o meu é quase transparente,apenas um pouco torrada,mas com um odor horrível,porque será?
    Se puderem me ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  53. Muito bom, seu blog. Tenho uma pergimta.possuo um monte de terra que está contaminada com óleo de cozinha. Existe alguma forma de recuperar? Pode ser usada para fazer compostagem?

    ResponderExcluir
  54. Essa publicação foi ótima para mim, que acabei de ter meu minhocário invadido por formigas, que bom que poderei mantê-lo sem a necessidade das minhocas.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.