quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A natureza e a ecologia de Julio Cortázar


E finalmente choveu, depois de 64 dias de estiagem, então terminei o dia em casa lendo com som de chuva no telhado e cheiro de terra molhada. No livro, mais natureza e ecologia, vistas pelas lentes da criatividade insuperável de Julio Cortázar.

Flor e cronópio
Um cronópio encontra uma flor solitária no meio dos campos. Primeiro pensa em arrancá-la, mas percebe que é uma crueldade inútil, e se coloca de joelhos junto dela e brinca alegremente com a flor, isto é: acaricia-lhe as pétalas, sopra para que ela dance, zumbe feio uma abelha, cheira seu perfume, e deita finalmente debaixo da flor envolvido em uma enorme paz.
   A flor pensa: "É como uma flor."

Fama e eucalipto
Um fama anda pelo bosque e embora não precise de lenha olha ambiciosamente para as árvores. As árvores sentem um medo terrível porque conhecem os hábitos dos famas e temem o pior. Entre elas há um belo eucalipto, e o fama ao vê-lo dá um grito de alegria e dança trégua e dança catala em torno do perturbado eucalipto, dizendo assim:
   - Follhas anti-sépticas, inverno com saúde, grande higiene.
   Puxa um machado e bate no estômago do eucalipto sem se importar com nada. O eucalipto geme, mortalmente ferido, e as outras árvores escutam o que ele diz entre suspiros:
   - Pensar que este imbecil não precisava mais do que comprar umas pastilhas Valda.

Do livro:
Histórias de cronópios e de famas
Julio Cortázar
Editora Civilização Brasileira
10ª edição   2007
páginas 126 e 127

3 comentários:

  1. Que bom que aí chove. As águas ainda não chegaram por aqui e meu corpo responde mal a esta secura. Água é vida e as pessoas ainda não se dão conta!... Cortam árvores como se elas não tivessem seu papel fundamental no ciclo da vida, chamando as chuvas e mantendo a umidade. Que Deus nos abençoe e nos dê entendimento: olhos de ver, ouvidos de ouvir. Beijos, querida. Aproveite esta chuvinha que chega, com alegria.
    Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Conheci seu blog através do Come-se e gostei muito. Gostei mais ainda de ver Julio Cortazar, seus cronópios e famas citados aqui. Ele é um dos meus escritores favoritos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Angela!
    Aqui choveu mas já parou de novo.
    E sabe como eu explico uma das funções das árvores quando converso com crianças? Elas são como grandes canudos ou chaminés de vapor, que levam a água do subsolo até as nuvens, pra formar a chuva. Aí eles entendem tudo!

    Nadia,
    quando preciso de inspiração, corro pro colo de Julio Cortázar. Ele é demais, não é?

    Um beijo e obrigada pelas visitas,
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.