sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Sambando de tamanco holandês na Expoflora 2012


"É som bonito, organizado, Holambra toca, ninguém fica parado"

É assim que a fanfarra Amigos de Holambra abre uma de suas apresentações na Expoflora 2012. Algumas vozes chamam de lá, outras respondem de cá, soam os bombos, as caixas, os surdos, e logo uma espécie de "Olodum holandês" envolve e contagia a platéia. Daí em diante, é só alegria.

Cinquenta e cinco jovens da região se apresentam vestidos em trajes típicos holandeses e tocam um som que bate forte no peito e emociona a gente. Os ritmos, compostos pelos próprios participantes, contagiam até mesmo o público mais tímido, e é só olhar em volta para perceber que não há pé que não acompanhe a batida, marcando no chão o compasso da música.

A fanfarra, coordenada pelo casal Catharine e Mário Sitta, existe há 11 anos e nos últimos 3 atua como banda independente. Quase 400 jovens já passaram pelas diversas formações do grupo, que atualmente tem integrantes a partir de 6 anos de idade. A maior parte deles nasceu na região de Holambra, cidade fundada por imigrantes holandeses e que até hoje respira muito da cultura da Holanda, por isso todos tocam vestidos com os trajes típicos desse país, como uma forma de reverenciar sua cultura. Têm orgulho de dizer que são uma grande família e fazem questão de homenagear, com o nome Amigos de Holambra, os colaboradores anônimos que os ajudam a se manter.

Nos ensaios semanais os jovens aprendem sobre disciplina e responsabilidade, enquanto se envolvem com música, parceria, amizade e sentimento de união. E na Expoflora e festivais onde se apresentam, em diversos estados do país, mostram que estão escrevendo seu nome na história e na cultura nacional, afinal, uma fanfarra de jovens brasileiros sambando em tamancos holandeses não é sempre que se vê por ai.

Assista aos vídeos mas, se puder, venha vê-los pessoalmente, porque ao vivo é sempre mais emocionante.

4 comentários:

  1. Não, Neri, a Expoflora acontece em Holambra, cidade 40 km ao norte de Campinas.
    Um abraço e obrigada pela visita,
    Juliana

    ResponderExcluir
  2. É emocionante ver que, a despeito da música (??) de péssima qualidade que se faz no Brasil hoje e da visão invertida que a juventude brasileira de hoje tem da realidade, existem grupos que preservam a cultura e os bons valores. Não conheço Holambra, mas estou ficando curiosa. Um dia, quem sabe? Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Venha sim, Angela, e venha visitar a Verde Casa!
    Um beijo grande,
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.