sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O gervão e as fadas


Há cerca de um ano comprei, na Sabor de Fazenda, uma mudinha de gervão (Stachytarpheta cayennensis). Foi depois de ouvir a Sabrina contar, numa aula para crianças, que uma antiga lenda diz que as fadas gostam de comer suas flores. Já conhecia a espécie mas nunca tinha visto plantas bonitas, florescendo em quantidade, então não me dizia muita coisa. Mas naquele dia foi bonito ver a meninada logo se juntando em torno de uma grande touceira para beliscar o petisco das fadas.

Meu gervão cresceu e floresceu bonito. Fada mesmo ainda não vi por aqui (talvez eu me torne uma delas, já que venho comendo flores diariamente), mas a linda planta me cativou e hoje enfeita minha horta, toda pintadinha de azul.

O livro Plantas Medicinais no Brasil, de Harri Lorenzi e F. J. Abreu Matos, ensina que o gervão, gervão-azul ou falsa-verbena é planta nativa do Brasil e chega a ser considerada planta daninha em algumas áreas do país. É amplamente utilizada na medicina tradicional brasileira na forma de chás quentes feitos de suas folhas e tem diversas propriedades curativas, como tônico estomacal, diurético e estimulante digestivo, entre outras. Em países do Caribe é largamente empregada como vermífugo e anti-helmíntico, e entra na composição de várias fórmulas comerciais contra vermes e parasitas intestinais na Jamaica. Na Índia, o chá quente feito com as folhas é usado contra disenteria, febres, inflamações reumáticas e externamente em banhos contra úlceras purulentas.

Contra prisão de ventre, prepare o chá adicionando 1 xícara de água fervente em um recipiente contendo 1 colher de sobremesa de folhas fatiadas. Espere alguns minutos, coe e beba, na dose de 1 xícara de chá duas vezes ao dia, antes das refeições.

Para adquirir uma muda, vá visitar a Sabor de Fazenda, um lindo viveiro de ervas orgânicas na Vila Maria, em São Paulo, que abre também aos sábados, das 8 às 17 horas. E por falar nisso, neste sábado 24 de novembro vai rolar o curso de horta caseira orgânica, ministrado pelo Marcelo Noronha. Tudo sobre a montagem da horta em pequenos espaços e dicas de plantio, regas, adubação, incidência de luz, etc. Para saber mais detalhes e fazer sua inscrição no curso, acesse o site da Sabor de Fazenda.



11 comentários:

  1. Dica interessante, o gervão florescido é lindo!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Que planta linda e útil. Engraçado é que a folha parece hortelã, ou melissa. Não a conhecia e gostei de sua postagem. Vou tentar conseguir uma muda aqui em BH. Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que linda essa flor, não conhecia e nem sabia dos beneficios que as folhas dela fazem a nossa saúde. Bom saber. A cor é muito linda. Bjos um ótimo domingo

    ResponderExcluir
  4. Sonia, Angela e Josy,
    a planta é linda, cresce rápido e fácil e passa a vida toda florida e cheia de borboletas de todos os tipos. Vale a pena.
    Um beijo e obrigada pelo carinho de sempre,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana Valentini, boa tarde. Meu nome é Sandra e tenho tanto gervão roxo que sinceramente tá virando praga mesmo. Mais respeito muito essa planta porque uma senhorinha me deu uma simples mudinha e virou várias touceiras. Meu cachorro estava muito mal, diagnosticado com hepatite viral. Quando ia comprar os remédios que o vet. indicou, a tal senhorinha disse que fizesse um chá com folhas de gervão e desse a ele, 3 x ao dia, como se fosse água, só que dentro de um pote (tipo maionese ou catchup) e não desse nada pra ele comer. Só o chá de gervão morninho. No quarto dia o cão se levantou, parou de ter diarréia e comeu um caldinho de legumes. Com uma semana nem parecia o mesmo cão. Nem preciso dizer que não comprei os remédios. Isso já tem 4 anos!! Ele está meio velhinho mais a saúde dele é excepcional. Então, viramos fãs. Uma vez por semana, bebemos chá de gervão e também damos para os cães aqui de casa. Mas, é tanto gervão, que gostaria de saber se pode fazer refogadinho , misturar em sopas, misturar com sucos, por exemplo, suco verde (ao invés de couve, gervão) kkkk Com esse calor aqui do Rio, beber chá de gervão tá dificil, mesmo gelado! Será que vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero tanto uma muda, consegui sementes, mas não germinam.

      Excluir
  6. Menina q xique eu nao conhecia essa especie fiquei encantada adoro flores de tom lilas e comestivel melhor ainda sera q tem outro nome popular alem desse moro em brasilia vou tentar encontrar sera q posso comer tmbem flores de hortela e manjericao? Se vc solber infoma p genti amei seu blog acho q toda blogueira é fada vc com certeza é uma nao e qualquer um q divide conhecimento vcs blogueiras sao fadas sim kkk bj bjo

    ResponderExcluir
  7. Auxiliadora Luiza
    Fui criada tomando chá de gervão para diarreia, dor no estômago, sempre com muita naturalidade. Mas, comer as flores é novidade para mim. Na minha cidade, ela é conhecida como gerbão, é nativa, nasce com muita facilidade e apesar de no verão ficar bem escassa, quando volta a chuva as sementinhas que caíram no chão nascem bem viçosas, Eu adoro, aprendi a utiliza-la com minha mãe.

    ResponderExcluir
  8. Me indique uma loja virtual que venda muda de gervão.

    ResponderExcluir
  9. Que coisa mais engraçada. Quando criança eu, minha irmã e primas brincávamos com essa plantinha 🌱 dizendo assim: ""FLORZINHA FLORZINHA FLORZINHA DE SÃO JOSÉ, SE O fulano GOSTAR DE MIM A FLORZINHA CÁI DO PÉ"" kkkk e passado alguns anos venho aprender seu nome e suas inúmeras utilidades. Hoje 08/01/22 estou esperando minha mãe trazer GERVÃO do sítio pra eu tomar pra acabar com a tosse.
    Sou Glau e falo aqui de Uberlândia MG Bjos a vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...Glau Linda Aloe Vera ! Eu me lembro que quando criança via minhas irmãs mais velhas colher esta florzinha e falar assim. "FLORZINHA DE GERVÃO, SE FULANO GOSTA DE MIM VOCÊ MURCHA E CAI NO CHÃO ". não é que a danada caía ?...depois me dei conta de que elas cairiam, mesmo o "fulano"gostando ou não 😅

      Excluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.