quinta-feira, 23 de maio de 2013

Móbile interativo do Leleco: chuva colorida


Leleco fez um ano esse dias, e de presente a tia Jumbis fez pra ele uma chuva de gotas coloridas que se escondem dentro da nuvem quando a gente quer brincar de fazer chover.

Continuo na onda de fabricar os presentes que dou e é quase inevitável que eles tenham ecologia ou culinária como tema. Já dei bolo para os vizinhos, pé de tomate para o Nico e pulseirinhas para a Jus, aerium para a Mamma e no último fim de semana Leleco ganhou a chuva.

Tenho no computador uma pasta com imagens de boas ideias que vou encontrando na internet, além de uma estante cheia de livros comprados e presenteados por gente que sabe que sou chegada num trabalho manual. Assim vou juntando referências, e quando preciso de uma luz me ponho a pesquisar nas minhas fontes.

Essa nuvem encontrei na internet feita como um móbile de quarto de criança, mas o Leleco já passou da fase contemplativa e tem dedinhos ágeis, então fiquei com vontade de dar um presente com algum nível de interatividade. Pensei em gotas que se prendem na nuvem com velcro, ensaiei bolsinhos para esconder a chuva e acabei numa nuvem gorda, recheada de paina (deste post aqui), com um compartimento interno de onde se puxam as gotas por fitinhas de cetim.

Registrei algumas etapas da fabricação, mas antes de mostrar já peço desculpas pelas poucas e péssimas fotos feitas à noite, dentro de casa, com a luz horrível da lâmpada do teto. Pelo menos servem para dar uma ideia de como por em prática algo parecido que você invente para suas crianças. Feltro é barato, super versátil, feito em um monte de cores, e com linha e/ou cola você é capaz de construir qualquer coisa que te dê na telha.


Usei cola universal (à venda em qualquer loja de artesanato) para colar duas gotas uma na outra, com a fita de cetim passando entre elas.


 Fiz uma marquinha num papel para manter mais ou menos a mesma distância entre as gotas.


Tudo o que foi colado ficou algum tempo sob um peso, pra ficar firme e bem acabadinho. Depois cortei, em feltro branco, quatro nuvens iguais, e costurei todas juntas só na parte de cima, já que a parte de baixo ficou aberta para esconder as gotas. Prendi as fitas com as gotas entre as duas nuvens do meio.


Depois disso foi só encher a nuvem de cima e a de baixo com paina e costurar individualmente cada uma delas. 


Leleco fez cara de que gostou, mas na festa não deu tempo de entender muito bem como funciona esse negócio de fazer chover. Vamos ter que treinar um pouco...


2 comentários:

  1. Também adoro trabalhos manuais. Essa nuvenzinha ficou linda e é uma possibilidade de aprender conceitos interagindo com um material seguro para uma criança. Pode postar mais ideias, vou colecioná-las e também presentar com mimos 'homemade'. Beijocas, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.