terça-feira, 30 de outubro de 2012

Carinhos


Sou adepta dos presentes feitos, mais que dos comprados.
Dos presentes vivos, mais que dos inanimados.
Daqueles exclusivos, mais que dos copiados.

Presente gostoso de dar é aquele que faz soar um ooohhhhh.
Um cachecol de tricot, uma planta dentro de um vidro antigo, uma cestinha com a produção da horta, um bolo... são coisas simples que carregam a surpresa de um presente diferente, que certamente encanta mais do que a velha "coisinha que eu comprei pra você, só uma lembrancinha".

Aqui, os vizinhos se ajudam muito e ninguém mede nem cobra favores de volta. Acho que antigamente em todos os lugares era assim, mas tenho certeza que os muros altos e os medos nas grandes cidades foram afastando as pessoas.
Acontece que ultimamente tenho mais pedido do que feito favores, e estava me sentindo em débito com os vizinhos de lá e de cá, então chegou a hora de fazer uma surpresinha para retribuir.

O parâmetro costuma ser a minha própria felicidade (ao dar e ao receber) e esses dias estou para cozinha, então pensei que um bolo de fubá no final da tarde depois de um dia ultra puxado seria tudo de bom. Se ainda por cima fosse entregue quentinho, enfeitado de flores, embrulhado com capricho e acompanhado de um bilhete...

É tudo muito simples, mas fazer com carinho é fundamental.
O bolo (vindo daqui):

3 ovos (4 se forem pequenos)
1 xícara de leite
1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
2/3 de xícara de óleo
1 + 1/2 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de queijo ou de coco ralado (usei coco)
1 colher de sopa de sementes de erva doce (adição minha)

Bata tudo na batedeira ou no liquidificador e despeje em forma untada e polvilhada com fubá.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus (médio-alto) por 40 ou 50 minutos.
O velho teste de espetar a faca e ela sair limpa é uma boa medida.
Espere o bolo esfriar antes de desenformar, para que ele não quebre.

O enfeite de açúcar:
Para figuras "em positivo", como as minhas flores, você pode fazer um desenho em papel e recortar com estilete. Para figuras "em negativo" pode usar qualquer coisa como molde, colocando-as direto sobre o bolo. Vale usar tampinhas de tamanhos variados para fazer bolinhas, usar colheres de café e pequenos garfinhos, desenhar com palitos de dente ou de fósforo...
Açúcar de confeiteiro polvilhado através de uma peneira fininha fazem o resto do serviço.

O embrulho:
Uma folha de celofane embaixo, um retalho de tecido (também pode ser um pano de prato bonito, novinho), outra folha de celofane e o bolo em cima.
Para ter um acabamento melhor fiz o embrulho em duas etapas: primeiro sem amarrar o celofane de fora, e depois juntando ele também, com um laço de fita e retalho de outro tecido.



7 comentários:

  1. Juliana, isso não é presente: é muito mimo! Tudo caprichado, com o tempero principal: afeto. Lindo!
    De acordo com Deepak Chopra,a prosperidade está em dar e receber, na energia da troca amorosa e espontânea, como você fez. Tenho certeza que os presenteados irão adorar. Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A receita parece ótima mas a ideia de presentear coisas feitas por nós é ótima, uma vez que se põe muito amor em cada pacote.
    Abraços!
    Sonia

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju,

    Minha mãe me ensinou que não devemos dar nada de comer para ninguém, nem aceitar- a menos que seja algo fabricado, tipo um panetone da Bauducco ou caixa de bombom, tudo muito bem lacrado.
    E ela tem razão: a irmã de uma amiga minha ganhou uma caixa de bombom com veneno de rato. Isso mesmo, veneno de rato. Por Graça e Misericórdia de Deus ela está bem, mas, por estas e outras (muitas outras, na verdade), por mais que eu tenha vontade, não faço nada para dar, assim como não encomendo ovo de páscoa ou trufa caseiros para dar pros outros. Eu consumo, claro, mas não presenteio.
    Um beijo,
    Ivy

    ResponderExcluir
  4. Olá Juliana eu gosto muito dessa época de Natal que já está batendo as portas. Costumo fazer cookies, biscoitinhos ou muffins e embalo em celofane ou caixinhas para presentear. Acho que mimos feitos por nós, tem um significado maior.Seu bolo ficou lindo, e o seu embrulho pra presente ficou lindo. Bjocas e em breve lhe escrevo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Lindo post...adorei a forma que embrulhou! E é verdade...um bom presente faz Ohhhhh!!! Adorei! Parabéns e copiei a receita para fazer!
    Beijos e te desejo um ótimo dia e boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  6. Lindo demais! E o stencil ficou uma graça :)

    ResponderExcluir
  7. Angela e Sônia, adoro mimos!

    Ivy, nem sei o que dizer. Achei que isso era coisa de filme, só. Como tem gente doida por aí, hein? Mas esse é um costume antigo, meu, e meus amigos até sentem falta quando passo muito tempo sem mandar presentinhos comestíveis, então, pelo menos para os mais íntimos, sempre farei. Obrigada pela visita!

    Josy, Camomila e Flanzie, obrigada!

    Um beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.