segunda-feira, 22 de abril de 2013

Notícias do borboletário - o primeiro casulo


Lagarta número 1 sentiu que estava chegando a hora de se transformar e, no quarto dia da montagem do borboletário, partiu em busca de um canto aconchegante para pupar. Deu muitas voltas, examinou ângulos, esquinas e áreas livres e acabou optando por uma caverninha no tronco maior.  Eu, que achava que ela ia se pendurar, estava enganada. Descobri que foi bom ter colocado madeiras à disposição das hóspedes.

Também entendi a sugestão do João Angelo de cobrir o fundo do vidro com vermiculita. Algumas lagartas fazem aquela crisálida penduradinha que encontramos frequentemente presas às paredes, e outras fazem seus casulos juntando gravetos, pedacinhos de plantas e gominhos de terra. As que se penduram se viram sozinhas, mas para as outras é preciso disponibilizar "material de construção". Acho que é assim.

Na foto lá do alto está o início dos trabalhos, às 14h05m, sob supervisão de uma companheira que passava pelo local. Em seguida estão a etapa do meio, às 18h29m, e a casa pronta, no dia seguinte ao meio dia.




Para quem gosta de acompanhar passo a passo a engenharia da coisa, vai mais um video. E volte logo, que devemos ter mais novidades nos próximos dias.


12 comentários:

  1. Sempre quiz acompanhar estas etapas da metamorfose das borboletas, vou ficar atenta para não perder os próximos passos.Ficaste acomnpanhando ou instalaste uma câmera?
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, o borboletário está ao lado da minha mesa do computador, encostado numa janela, então passo grande parte do dia ao lado dele. Depois que vi a lagarta começar a fazer o casulo fiquei fazendo visitas de pouco em pouco tempo e fotografando, pra documentar as etapas.
      Um beijo,
      Juliana.

      Excluir
  2. Tadinha, que trabalhão, para um bichinho tão pequeno...É comovente.

    ResponderExcluir
  3. Fantástico né? :)
    Não é regra mais quase todas as (borboletas) se penduram para pupar, enquanto (mariposas) tecem casulos. Curiosidade: Nenhuma lagarta de borboleta é urticante, enquanto a maioria das lagartas de mariposas são. Esta em especial é muito urticante e é uma das que mais acidentes causam. Tomem cuidado com elas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, João. Suas dicas estão sendo fundamentais pro andamento do borboletário. Já estou cuidando da umidade, borrifando a vermiculita do fundo a cada dois dias.
      Vou dando notícias.
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  4. Adoro sempre quis ter um borboletário, adoro borboletas.

    ResponderExcluir
  5. Hoje lembrei de seu borboletário enquanto
    andava pelo quintal. Comecei a fazer um
    recenseamento descompromissado,
    só para ter uma ideia da
    diversidade de nossas lagartas.
    Encontrei também umas larvas de
    besouros escondidas, bem gordinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilda, é impressionante como a biodiversidade aumenta quando a gente cultiva o jardim com muitas plantas e sem usar venenos, não e? Você vai ver como é um enriquecimento sem fim, a cada dia você conhece "alguém" novo.
      Um beijo,
      Juliana.

      Excluir
  6. Experimente colocar um ponto de água no jardim. Pode ser uma pequena fonte improvisada, com uma bombinha de aquário, fazendo uma mini queda d'água só para movimentar e fazer um leve ruído. Aí sim a quantidade de insetos vai aumentar muito mesmo. Faz um tempo constuí um pequeno lago aqui no meu jardim e instalei uma dessas bombinhas, fazendo uma cascata. É uma festa para pássaros, borboletas, besouros... enquanto escrevo, as rãs me avisam que vai chover. Vale a pena e o custo de energia é pequeno, o mesmo de uma lâmpada acesa.

    ResponderExcluir
  7. completando: pode-se aproveitar uma bacia velha, ou mesmo uma banheira antiga. Enterrando e colocando pedras e plantas em volta fica aparecendo apenas a água e a cachoeirinha. Bem legal. Silvia

    ResponderExcluir
  8. Silvia,
    Estou transformando um antigo disco de arado, vai ser uma piscininha de pássaros. Me aguarde e logo estará postado.
    Um beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.