segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Figurinha difícil

Já há tempos procurava por São Paulo um exemplar de Eugenia involucrata, conhecida popularmente como Cereja do Rio Grande. Neste sábado, sem querer, encontrei.
A árvore se parece um pouco com uma pitangueira, de quem aliás é parente, por isso fora da época de frutificação é fácil confundir uma com a outra.
Quando adulta, mede de 5 a 8 metros de altura, sua copa é arredondada e o tronco tem casca descamante, característica das espécies da família Myrtaceae, como pitangueiras, goiabeiras e jabuticabeiras.
Floresce nos meses de setembro, outubro e novembro e os frutos amadurecem de outubro até dezembro.

Esta espécie nativa já foi muito cultivada em pomares domésticos nas regiões sul e sudeste do país, mas hoje em dia já não é tão comum encontrá-la nas cidades. Seus frutos, muito saborosos, podem ser consumidos in natura ou em forma de doces, geléias e licores, e são também muito apreciados por pássaros, que ajudam a fazer a dispersão das sementes dando origem a novas árvores.

A que encontrei tem a copa bastante alta, por isso não consegui boas fotos de frutos inteiros nem pude colhê-los para comer; todos os que peguei já estavam no chão, estragados ou bicados por pássaros. Mas minha principal intenção era coletar sementes para multiplicar a espécie, e para isso os frutos estão perfeitos. Serão despolpados e suas sementes colocadas em pequenos vasos com terra boa, à sombra, com regas frequentes. Dentro de 40 dias devem começar a colocar a carinha de fora. Daí eu mostro.

12 comentários:

  1. Oi Ju, acabo de conhecer seu blog e já estou encantada! No meu sítio em São Roque temos um exemplar dessa árvore. Se quiser frutos dela é só me dizer! Outra coisa, ela não dá muitas cerejas, será que pode estar doente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gigi, obrigada pela visita.
      Não necessariamente ela está doente, pode só estar num solo que não estimula muito a frutificação. Não dá pra saber sem olhar, e mesmo assim às vezes é necessário fazer umas análises de solo.
      Mas experimente jogar esterco curtido num raio de 1 metro em torno do tronco ao menos uma vez por ano. Adubar sempre ajuda.
      Um beijo e seja sempre muito bem vinda,
      Juliana.

      Excluir
  2. nossa!!!!!!!!
    Acredita que tem uns 5 pés desta frutinha pertinho do meu local de trabalho.....
    não sabia o nome dela, mas sempre quando frutifica eu vou lá comer, rsrsrsr

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josimar, é gostosa, não é?
      Pegue para fazer geleia!
      Um beijo e obrigada pela visita,
      Juliana.

      Excluir
  3. Ola pessoal, como adqquirir semente dessa cereja, será que ela vai dá bem aqui no nordeste? devido uma boa parte do ano ter um clima seco, apesar de morar no litoral pegando um pouco da mata atlantica, clima muito bom , onde fica minha casa de campo. um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisca, eu trouxe umas sementes do Paraná e plantei aqui em Brasília. Disseram que não ia dar frutos: pois os pés estão carregadinhos e são grandes e doces. Os meus pés estão em vazos de cem litros de terra, o que não é muito próprio, mas mesmo assim se deram muito bem. A temperatura máxima aqui em casa, agora em setembro, está por volta de 31ºC e a umidade do ar é muito baixa. Caso queira, posso lhe enviar fotos e sementes. Meu e-mail é juarezmartins@hotmail.com. Acho que você tem chances de produzir. Abraços!

      Excluir
    2. Ola Antonio, eu ja conheço essa fruta tinhamos um pé e produzia mto, mas mudei e agora q fiquei sabendo sobre ela gostaria q me enviasse sementes para eu planta-la desde ja eu agradeço meu e-mail é ci.pta@hotmail.com por favor me doa sementes abraço.

      Excluir
  4. Tenho uma arvore em meu jardim,alias a unica, da muitos frutos em minha casa não demos conta na ultima. Fica fácil colher pois a copa fica na altura de minha garagem guando estiver com frutos posso avisar para colher. Vou procurar fotos e se der vou postar meu e mail é dixfranco@uol.com.br
    um abraço OLiver.

    ResponderExcluir
  5. amiga parabéns por seu Blog. adquiri umas mudinhas de cereaja do Rio Grande.vou plantá-las no sitio.

    ResponderExcluir
  6. meu email é raimundopalmeira_criminalista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Encontrei 2 pés no caminho para creche da minha filha e não sabia qual fruta era...descobri graças a sua foto!!! Obrigado...estou indo embora daqui de São Miguel Arcanjo interior de SP, mas vou levar sementes comigo...gostei de saber que são comestiveís!!! Vou tentar plantar....tenho 1 jabutucabeira e 1 pitangueira em vasos enoooormes !!! bjuuuuu Catia Ochi

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu tenho no meu quintal, um mini pomar uma árvores de cereja do rio grande, e a conheci na minha infância na casa onde eu morava tinha uma linda árvore que dava muitos frutos e eu comia muito...
    A que tenho aqui, ainda está bem pequena, mocinha ainda, já deu uma meia duzia de frutinhos, mas quero cuidar bem para que fique linda e cheia de frutos como aquela da minha infância, como devo cuidar melhor?
    Obrigada, Estela (caminhantedoceu13@gmail.com) (15) 3213-6043 ou (15) 98140-4361.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.