quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Horta na jardineira - dia 1

Como já deve ter dado pra perceber, essa verde casa é literalmente uma casa. Mas tenho uma jardineira numa das janelas do sobradinho e, pra estimular quem mora em apartamento, começei nela uma hortinha suspensa.
Como forma de registrar a experiência e mostrar as etapas a quem não ainda não conhece o processo, publicarei periodicamente posts com fotos e detalhes do que anda rolando por aqui.

Então começou assim:
Já há alguns meses o que vivia na jardineira foi ficando feio e eu tirei. Mas ficou pra trás a terra, que com o passar do tempo e a falta de regas foi "morrendo", ficando seca e arenosa.

Condição muito importante para qualquer planta viver bem, ainda mais em espaço limitado, é uma terra boa, então tirei mais da metade da antiga e substituí por uma terra bonita, escura, adubada com esterco de vaca (eu sempre prefiro adubos orgânicos, não químicos). Antes que você se pergunte, o esterco não faz a terra ficar fedida. Quando ele é acrescentado já está curtido e não tem cheiro de nada, mas uma capacidade de nutrição incrível!

Com as mudinhas já compradas no feriado prolongado, como mostrei aqui, o passo seguinte é fazer a distribuição de todas elas sobre a terra pra ter certeza de quantas vão caber e qual a melhor disposição. Como regra geral, um mínimo de 20 cm de espaço entre cada uma vai bem, mas eu dei uma roubadinha nessa medida pra caber um pouco mais e descobrir se os 20 cm são mesmo fundamentais. Mas atenção: essa roubadinha é pequena, não adianta querer fazer bonsai de alface que não funciona, ele não se desenvolve bem. Na hora do espaçamento é preciso visualizar cada hortaliça no seu tamanho final e ter certeza de que ela vai caber ali no espaço que você está deixando.
Abaixo, mudinhas de rabanete com 15 cm de espaçamento entre elas.
.
Depois de todos os espaços definidos falta só fazer os buraquinhos e plantar, sempre com cuidado para não enterrar nem deixar muito pra fora o colo da muda, que é a parte que divide as raízes do caule. Ou seja, alinhe a superfície do torrão da plantinha com a superfície da terra da jardineira.
E logo depois de plantar tudo, uma boa regada é muito importante para assentar a terra, desmanchar bolhas de ar que tenham ficado junto às raízes e reidratar as mudas, que afinal sempre sofrem um pouco ao serem manipuladas.
Abaixo, cebolinhas e salsinhas. Veja como as salsinhas deram uma murchada. Algumas espécies são muito frágeis, por isso quanto mais rápido forem plantadas, melhor.
.
Três mudas de rúcula:

Seis rabanetes:

Da esquerda pra direita, alface mimosa verde, mimosa roxa e lisa:

Agora é regar todos os dias um pouquinho e assistir o desenvolvimento das crianças.
Outro detalhe importante pra quem vai começar é que hortaliças precisam de pelo menos 4 horas de sol direto por dia, então uma jardineira que não receba essa iluminação não é boa para horta.
E tudo isso também pode ser feito em vasos de pelo menos 20 cm de profundidade, com a vantagem de que vasos podem "passear" pela casa em busca da luz ideal.
E aí? Fim de semana à vista. Que tal começar sua horta junto com a minha pra irmos comparando desenvolvimento, dificuldades e sucessos?

2 comentários:

  1. Como faço para conseguir as mudas pequenas?
    Obrigada,

    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eliana, obrigada pela visita!
    Em que cidade você está? Se estiver em SP capital, de imediato me ocorrem as duas lojas do Shopping Garden (www.shopgarden.com.br) e a Agroplus, onde costumo comprar. Veja o endereço desta última no post "Muito mais gostoso do que passear em shopping", do dia 01 de novembro de 2010.
    Uma outra maneira é curtir o processo desde o início, comprando pacotinhos de sementes das suas hortaliças preferidas e montando sementeiras. Para ver algumas dicas, leia o post "Como fazer uma sementeira", do dia 17 de novembro de 2010.
    Um abraço e seja sempre muito bem vinda!
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.