segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Horta em vasos - dia 1

Já sei, você viu os posts da horta na jardineira dia 1 e dia 7, ficou morrendo de vontade plantar sua saladinha, só que suas janelas não tem jardineira!
Mas e um cantinho para alguns vasos, dá pra arrumar?
Continua valendo a necessidade de um local iluminado por pelo menos três horas de sol diariamente. Tendo isso, você só precisa de vasos de mais ou menos 20 cm de profundidade (podem ser de plástico ou cerâmica), pedrinhas ou argila expandida, manta de drenagem ou areia, uma boa terra adubada e mudas das suas hortaliças preferidas. E mãos à obra.
.
Primeiro passo:
.

Cubra o fundo dos vasos com pedrinhas ou argila expandida. Elas servirão para garantir uma boa drenagem da água das regas, impedindo que a terra fique encharcada.

Depois:

É a vez da manta de drenagem ou da areia, como você preferir. Essa camada serve para impedir que a terra saia pelo fundo do vaso junto com a água.

Daí:

Se sua muda estiver num saquinho, corte-o com cuidado para não desmanchar o torrão nem machucar as raízes. Quanto mais cuidado você tiver nesta etapa, mais facilmente a muda se adaptará ao vaso.

Então vem o plantio propriamente dito:

Encha parte do vaso com a terra deixando faltar o equivalente à altura do torrão. Coloque-o sobre a terra e tenha certeza de que o colo da planta (a parte onde o caule começa a sair da terra) está pouca coisa abaixo da borda do vaso.

Preencha com terra o espaço restante e dê uma leve apertada na superfície ao redor da muda, para que tudo fique firme. Não aperte demais para não esmagar as raízes.
Depois disso regue o vaso e coloque-o no local definitivo.
.
A quantidade de água daí em diante dependerá da temperatura ambiente e do quanto de sol incidir na planta, além do tamanho dela em relação ao vaso. Começe regando dia sim dia não e observe. Se as folhas estiverem murchando ao final do segundo dia, talvez seja melhor regar um pouquinho todos os dias.
Outro detalhe é que vasos de plástico costumam manter mais a umidade da terra do que os de cerâmica, pois são impermeáveis.
.
Seguindo esses passos você conseguirá uma boa produção de diversos tipos de hortaliças em vasos relativamente pequenos. A maioria das folhas (alfaces de diversos tipos, rúcula, agrião, chicória, almeirão) se dá bem em vasos de um palmo de profundidade.
Plantas maiores, como couve e alho poró, pedem vasos mais profundos. Serve como referência escolher um vaso com a profundidade semelhante à altura da planta em idade adulta.

No sentido horário, começando em cima à esquerda: dois pés de rúcula no mesmo vaso, alface crespa, alface romana e alface roxa.
.
Agora chega de estudar e vá já colocar a mão na terra.
Não tenha medo de experimentar. Com a prática, logo logo você vai começar a chegar às suas próprias conclusões.
Boa sorte!
PS: San, esse post é pra você. Quem sabe vendo a salada nascer em casa o Dudu não se anima a comê-la? Obrigada pelas visitas e pelos puxões de orelha sempre tão carinhosos!

19 comentários:

  1. ótima dica. dá até para pensar em fazer uma salada muito mais saudável em casa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a dica gostei bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns pelo trabalho amei e obrigada pelas dicas, eu também tenho algumas hortalices em casa, más já estou desanimada por causa do fungo branco por mais que eu cuido não consigo elimina-lo por favor me ajude a destruí-lo
      meu ind. cecília. souza2008@gmail.com.br

      Excluir
  3. ola,estou trabalhando em uma oficina sobre hortas e suas dicas são otimas.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Qual o material da manta de drenagem?
    Obrigado pelos compartilhamentos de tão preciosas informações.

    ResponderExcluir
  5. Anônimos, obrigada e voltem sempre!
    André, as mudas podem ser feitas a partir de sementes (veja o post sobre como fazer uma sementeira) ou compradas prontas em lojas de produtos agropecuários e jardinagem. Atualmente tem sido cada vez mais comum encontrar mudas de hortaliças neste tipo de comércio.
    A manta de drenagem se chama manta de bidim. Mas se não encontrá-la passe numa loja de material de construção e compre um saquinho de areia. É barato e você ainda pode aproveitar o que sobrar para misturar na proporção de uma parte de areia para três de terra na hora de encher vasos de plantas. A areia misturada à terra serve para facilitar a passagem da água até o fundo do vaso, evitando que ela fique parada só na superfície e fazendo com que todo o torrão de terra seja umedecido.
    Boa sorte e seja sempre muito bem vindo!
    Um abraço,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  6. eu plantei uma mudinha de tomilho. ela cresceu,e ficou linda.uma amiga viu e ta querendo comprar.só que eu não sei o valor de mercado.
    será que você poderia me ajudar!obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Genial... fiz e deu certo!

    ResponderExcluir
  8. Qual o tamanho do vaso que devo usar p plantar couve??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula,
      uma vaso de 30 cm de profundidada já é bastante bom para um ou dois pés de couve. A largura pode ser de 25 cm, pelo menos. E claro que quanto maior melhor.
      E uma dica: fique sempre atenta aos pulgões que certamente aparecerão na face de baixo das suas folhas de couve. São pequenos bichinhos brancos, cinzas ou pretos que ficam todos juntinhos sugando a seiva da planta. Para acabar com eles, jato de água de mangueira ou mesmo de um borrifador que tenha regulagem para jato fininho. Você faz eles todos saírem das folhas na base do jato de água; é a solução mais natural. Uma outra opção é borrifá-los com óleo de neem, um inseticida natural que você encontra em bons supermercados e em lojas de produtos de jardinagem.
      Mas o controle terá que ser sempre constante, porque eles vão e voltam, vão e voltam, para sempre! Pulgões adoram couve! Boa sorte!
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  9. Adorei esse post, aprendi coisas que desconhecia. Obrigada. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Sempre é bom quando pessoas prestam seus tempos para que outras possam fazer uso do aprendizado.

    Parabéns pela iniciativa

    Ademir Lazaro Ramalho

    ResponderExcluir
  11. Josy e Ademir,
    eu é que agradeço a visita de vocês, sejam sempre muito bem vindos.
    Um abraço,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  12. Escolhi plantar chicória e salsa nos meus pequenos vasos, mas fiquei com um pouco de dúvida com relação a quantidade de sementes, por serem muito pequeninas e porque nunca plantei nada além dos feijões do colégio. Obrigada pelas orientações.

    ResponderExcluir
  13. Juliana, boa noite.

    Estou querendo fazer uma pequena horta aqui em casa (apesar de ter um quintal enorme o proprietário é do tipo implicante), mas gostaria de fazer isso em jardineiras assim quando tiver que me mudar posso levar minha horta comigo e pronto.
    Minha dúvida é a seguinte; para plantar tomate, alecrim, louro, pimenta dedo de moça, orégano, cenoura, beterraba, cebola, alho, salsinha, cebolinha, coentro, brocolis, couve-flor, quais as profundidades indicadas para as jardineiras? Já sei que para o tomate por exemplo ela precisa ser mais funda, só não faço ideia do tamanho, você poderia me ajudar? E se não for muito abuso dizer quais as plantas que podem ser plantadas juntas na mesma jardineira ou vaso.

    Obrigada,
    Danielle

    ResponderExcluir
  14. Se eu quisesse apenas fazer uma primeira camada de areia ou apenas uma primeira de pedras e o resto de húmus e terra seria o suficiente? Ah, e queria reutilizar potinhos de sorvete pra plantar.

    ResponderExcluir
  15. Oi Juliana,

    primeiro, parabéns pelo teu blog! dá pra as pessoas aprenderem muita coisa importante, gostei mesmo.

    Agora uma pergunta, que tipo de areia eu posso usar pros vasos? moro na cidade e tava pensando em procurar alguma obra que tenha sobrando e pedir. Essa é boa ou ruim pra criar plantas? Queria plantar tempeiros na sacada de casa.

    ResponderExcluir
  16. Valeu pela dica. Que tipo de areia uso para drenagem e como preparar a terra para o plantio. Já compro pronta? É preciso usar adubo?


    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.