quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Falsa-vinha ou Hera-japonesa

Uma bonita opção para quem gosta de paredes verdes é a Falsa-vinha ou Hera-japonesa (Parthenocissus tricuspidata é o nome científico).
Diferente da unha-de-gato, que pede podas constantes porque aumenta de volume muito rapidamente, a Falsa-vinha pode ficar meses a fio sem manutenção.
Depois que cobre toda a parede e não tem mais onde se fixar, vai soltando longos ramos pendentes, formando uma bonita saia que balança com o vento.
Suas folhas, muito parecidas com as folhas da parreira, nascem em três tamanhos diferentes e dão um visual interessente à planta.
É uma trepadeira vigorosa, de crescimento muito rápido e que se fixa com facilidade em qualquer tipo de superfície. Em épocas de calor e chuva, é impressionante a velocidade com que cobre um muro ou parede.
No inverno, pouco antes de perder todas as folhas, a planta ganha tons avermelhados ou arroxeados, dependendo da intensidade do frio que chega. Depois perde todas as folhas e, no início da primavera, rapidamente brota verde outra vez.

96 comentários:

  1. Oi Ju adorei essa dica mas tenho medo que apareçam formigas como as que surgem junto com a unha-de-gato. Você saberia algo a respeito?
    Beijocas e saudades.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mara!
    Nunca ouvi falar que a unha-de-gato "chame" formigas. Será que isso não está mais ligado às condições do muro (reboco velho, tijolos esfarelentos... formigas procuram lugar onde se possa cavar)?
    O que acaba de me ocorrer é que como a unha-de-gato é uma planta super forte, capaz de derrubar muros e paredes se não for sempre podada, pode ser que em alguns casos ela abra rachaduras e daí as formigas se instalem.
    A falsa-vinha não tem essa força toda, fique tranquila.
    Beijo e obrigada pela visita,
    Ju.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho falsa vinha em casa e com ela vieram as indesejadas Marias Fedidas. Elas pelp jeito adoram as folhas.

      Excluir
  3. Olá, Juliana! Tudo bem?
    Estou interessado em cobrir três paredões em minha casa (7m/altura) e fiquei entusiasmado com a H. Japonesa. Ela é linda, não é?!
    Porém, a empresa em que pretendo comprar as mudas me disse que preciso de 5 mudas por metro! Seria isso mesmo? Já vi, aqui na net, algumas pessoas falando de 2 por metro corrido... O que você acha disso?
    Obrigado e parabéns pelo blog!
    Filipe - Vitória/ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe,
      não tem regra pra isso, mas quanto mais mudas você colocar, mais rápido o muro será coberto.
      Faça os cálculos de custo e veja o quanto pode gastar com isso. É o critério mais palpável! rsrsrs
      De uma a cinco mudas por metro, valem todas as opções.
      Um abraço e volte sempre,
      Juliana.

      Excluir
    2. Tristeza que nunca Acho falsa Hera Como muda so demented.que nao the dao garantias germinacao so no desejo de encomendar sou de Salvador desejo muito esta Hera plis

      Excluir
  4. Oi Juliana,
    obrigado pela dica.
    No inverno, ao se desfolhar, sua aparência no muro não fica ruim?
    Luís Otávio
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luís Otávio,
      quando a trepadeira perde as folhas restam só os caules marrons no muro. Da um pouco a impressão de que ela morreu, mas não tem outro jeito. E você pode achar esse visual "feio" ou pode achar que está na Europa durante o inverno, onde muitas plantas ficam com essa aparência.
      A gente tem que pensar que não é só porque não está verdinho que está, necessariamente, feio.
      E assim que recomeçam as chuvas as folhas voltam com um vigor impressionante e muito rápido.
      Um abraço e seja sempre muito benvindo,
      Juliana.

      Excluir
    2. Acho ela linda mesmo sem folhas..eu gosto.

      Excluir
  5. Oi Juliana, tudo bem? Primeiramente aproveito para lhe parabenizar pelo site. Gostaria de lhe pedir uma ajuda. Estou construindo uma casa um pouco "fora dos padrões" e pretendo de fazer um telhado verde, com a falsa vinha descendo pela parede lateral, vide link com uma projeção ( http://oi45.tinypic.com/muwu2x.jpg ). Você sabe me dizer se a falsa vinha é capaz de descer pela parede ou se ela somente sobe? Muito obrigado pela ajuda. Gustavo - Valinhos

    ResponderExcluir
  6. Gustavo, que interessante a sua obra. E agora fiquei curiosíssima com essa questão da falsa vinha. Em princípio te digo que pode ser que não funcione, porque existe uma característica das planas que se chama geotropismo negativo, que faz com que elas "queiram" crescer contra a gravidade. Por isso, plantando na área em cima da construção ela não vai querer grudar numa parede para baixo (apesar de que, na verdade não entendi se ali, na projeçao verde, vai haver uma parede ou se será um vidro, por ex).
    Mas além de grudar em paredes, a falsa vinha também emite brotos que ficam soltos, pendurados, e formam uma espécie de cortina que balança no vento dando um efeito muito bonito.
    Sua ideia é plantá-la numa jardineira na beirada do telhado ou em toda a sua extensão?
    Gostaria que me escrevesse por e-mail ou me telefonasse, para conversarmos mais a respeito.
    Acabo de me lembrar de um lugar que conheço onde ela está crescendo de maneira curiosa, numa laje. Posso te mandar uma foto.
    Aguardo seu e-mail.
    Um abraço,
    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, agradeço pelos comentários e peço desculpas pela demora em lhe responder. Aquí na cidade tem um condomínio em que a vinha subiu pelo muro e depois desceu pelo outro lado, como se nada fosse... A princípio estaria criando uma floreira que tomaria toda a extensão da laje de cobertura, mas prefiro mandar fotos para explicar melhor... Meu email é o gustavo(arroba)europe.com . Vamos nos falando ok? Abs

      Excluir
    2. Gustavo, eu acho que você deve experimentar e tem muitas chances de ter um resultado lindo.
      Se quiser me mandar fotos por e-mail fique à vontade para usar o juliana@deverdecasa.com
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  7. Olá Juliana, parabéns pelos textos excelentes. Gostaria de saber se todos os tipos de hera perdem as folhas no inverno (hera inglesa, canariense, ??). Tenho um muro muito longo (cerca de 70 metros) sem reboco e pensei em forrá-lo com heras, mas temo que uma enorme extensão sem forração no inverno possa ter um resultado estranho. Abraços!! Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      muitas heras não perdem as folhas. Você precisa se informar sobre as características específicas das espécies que mais gosta, para então escolher. Não conheço muitas variedades, mas acho que o Google pode te ajudar bastante.
      De qualquer maneira não acho que fique estranho o visual do muro com hera no inverno. Ela perde as folhas, fica com os caules marrons, com cara de secos, mas é um visual "outonal", digamos assim. rsrsrs
      Mas é questão de gosto.
      Um beijo e obrigada pela visita,
      Juliana.

      Excluir
  8. Oi, Juliana.
    Moro na região leste de minas. É um vale de baixa altitude e por isso das mais quentes do estado. Estou querendo plantar a falsa vinha numa parte da minha cobertura. Seria em vasos para cobrir parede pequena( 4x3 m²). É uma parede de muito sol (virada para o norte) e bastante calor e não sei se esta espécie se adaptaria. Desde já agradeço. Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, acho que você deveria tentar, sim, porque já vi hera plantada no Rio de Janeiro indo super bem, e também em São Paulo, que tem verões quentes. Se é uma parede de muito sol tem muita chance de ir bem, mas não deixe secar a terra, regue sempre. E vai cobrir rápido, porque uma parede de 3 x 4 metros é bem pouco para ela, que cresce bastante.
      Boa sorte e volte aqui para contar!
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
    2. Em quanto tempo vc acha q cobre?

      Excluir
  9. Td bem Ju? Quanto é que ta custando em media a muda da trepadeira falsa vinha? Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, aqui nas lojas de Holambra costumo ver a mudinha por R$1,70, mais ou menos. São sempre mudas pequenas, não é uma planta que se vende grande porque ela tem que crescer já ao lado da parede, senão não gruda.
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  10. Olá Juliana!
    fiquei super empolgada! consigo plantar falsa-vinha em vasos? ela pega em tela de aço? queria fazer um muro verde na minha sacada!
    obrigada pelas informações! Laura Barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ps: ou telas de nylon, enfim!

      Excluir
    2. Laura, eu também sou assim, me impolgo e invento umas novidades!
      Vai dar certo sim, porque ela cresce fácil. Só que no começo demora, você precisa ter um pouco de paciência. As minhas, aqui em casa, ficaram paradas por uns 6 meses sem crescer absolutamente nada, e é assim mesmo.
      Mas um dia, quando você vê, nasceu uma folhinha e logo depois ela já começa a se prender.
      Plante e relaxe. Um dia sua tela vai estar linda!
      Ah, e sugiro que use tela de aço, tipo alambrado de cerca ou de galinheiro. Uma coisa mais firme do que tela de nylon vai dar um resultado melhor.
      Um beijo e volte para contar, de preferência com foto!
      Juliana.

      Excluir
  11. Oi, Tenho um barranco no meu quintal e gostaria de plantar a falsa vinha nele, para recobri-lo. O local tem 2m de altura e é bem inclinado... Um jardineiro me disse que não seria a planta ideal para o local por causa da manutenção. Ele me indicou plantar a hera comum, mas gosto demais da falsa vinha. Ele tb me disse que ela é lenhosa a que pode virar um problema e destuindo muros,telhados, etc. como a unha de gato. É verdade? Devo plantar no barranco? E se plantar, planto em cima ou embaixo? Abraço. Mara.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Mara,
    Na minha opinião a falsa-vinha não é mesmo indicada para barrancos, mas não por causa da manutenção e sim porque ela precisa de um suporte fixo para se prender, algo como tijolos ou cimento, e acho que tendo somente a superfície de terra ela não vai se fixar como se fixa num muro.
    Existem variedades de hera de terra bastante parecidas com a falsa vinha, acho que vale procurar um pouco uma folha que você goste. Existem as de folhas maiores, de folhas menores, dê uma pesquisada.
    A Hedera canariensis, por exemplo (veja no Google), é muito bonita.
    Mas que a falsa vinha é lenhosa e destroi muros e telhados como a unha de gato não é verdade. Certeza que não.
    Quanto a plantar em cima ou embaixo, sugiro que plante mudas (da hera de terra) em cima, embaixo e no meio, assim a planta fecha mais rápido toda a área do barranco.
    Qualquer outra dúvida, dê um toque.
    Um abraço,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Sabe indicar alguem que venda essa muda no Rio de Janeiro?
    Obrigado
    Joao

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ju, parabens pelo trabalho!
    Tenho um muro baixo ( 1,5m x 12m) e logo acima tenho uma cerca viva de ficus de uns 3m em toda extensao dos 12m.
    Estava pensando em plantar a falsa vinha na base do murinho para que cubra o muro e suba pelo ficus diminuindo seu crescimento e facilitando a manutenção.
    Acha uma boa estrategia?

    ResponderExcluir
  15. Ju, gostei muito do seu blog. Super elucidativo! Mas estou com uma dúvida que acredito ser até boba! Como faço para plantar mesmo? Vou comprar a muda, mas não sei como fazer! rs. Desculpe a pergunta boba! Glaucia Assis

    ResponderExcluir
  16. Olá Juliana. Parabéns por seus textos e pela disponibilidade em nos ajudar. Tenho um problema com minha falsa vinha. Ela é lindíssima, mas o meu vizinho construiu rente ao meu muro e agora está reclamando das folhas que entopem sua calha. Gostaria de saber se tem alguma tinta que eu possa passar no alto do meu muro que impeça a hera de ultrapassá-lo. Ouvi dizer que ela não se dá bem com paredes caiadas, mas tenho uma parte em que passei cal e ela já subiu por lá também. "Me" falaram também de passar óleo diesel. Gostaria de saber se procede isso. Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Olá Juliana,

    Atrás da minha casa tem um barranco de apróximadamente 3m altura. Quando chove desce terra e suja toda a minha área externa. Gostaria de plantar alguma trepadeira no barranco para evitar que isso aconteça, mas que seja uma planta de pouco crescimento, pois o local é difícil para realizar a poda. Você conhece alguma com essas características???
    Aguardo seu retorno.
    Maria de Lourdes.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Juliana. Estou encantada com sua disponibilidade em responder a todas as dúvidas de seus leitores e, como eles, gostaria de saber o seguinte: em torno de minha casa de praia, há muros de blocos de aproximadamente 2 metros de altura, onde gostaria de fazer um revestimento com hera japonesa. Esses muros não estão rebocados. Para revesti-los é necessário colocar telas ou fios para fixar a planta?
    Grata, Rita.

    ResponderExcluir
  19. Hehehehe....Esse é o primeiro site em que vejo alguem tão prestativa como vc Ju....sou de Salvador-BA,estou terminando de reformar minha casa, estava td certo para colocar cerâmica no muro quando minha esposa deu a ideia de colocar um muro revestido por planta...aí sabe como é...a parede da frente da casa era de ceramica, o pedreiro já arrancou deixando a mostra o antigo "contra-piso", mais aí fiquei na dúvida...
    1)É necessário eu arrancar esse "contra-piso" e depois chapiscar a parede ou deixa como está?????
    2)Estou como uma dúvida semelhante a pessoa anterior...necessita de telas???

    Forte abraço!!!!

    ResponderExcluir
  20. Como algumas pessoas parecem ter duvidas sobre o comportamento da hera, aqui vão algumas informações:

    1) Ela cresce em TODO tipo de superfice por conta das ventosas super aderentes que se fixam em uma variada gama de texturas. Portanto não precisa de guias ou telas para sustentação dos ramos

    2) A hera tem um crescimento absurdamente rápido na primavera, mais lento no verão ate entrar em dormência no outono. Aqui em curitiba funciona assim. Não sei exatamente como se comportaria em climas quentes com calor o ano inteiro

    3) Tenho a especie num muro lateral de casa exatamente pela versatilidade que apresenta ao longo do ano. Vale a pena ficar 3 meses com a parede "seca" e sem folhas porque as cores de outono compensam: variam do roxo intenso, vinho, vermelho, laranja e amarelo. Num clima mais quente não deve apresentar cores de outono assim, então acho que uma espécie perene seria mais adequada...

    ResponderExcluir
  21. Se souber algum lugar que venda hera japonesa ou falsa vinha em salvador me avise já cansei de procurar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a tua dificuldade seja por conta do clima: é uma trepadeira da zona temperada, então vai ser dificil de encontrar na tua região mesmo... Aqui em curitiba é super fácil, vende em todo lugar. De repente seria mais facil "importar" as mudas ate aí!

      Excluir
    2. Meu medo em importar é as mudas chegarem mortas!

      Excluir
  22. E agora você me acendeu outra questão Carlos, será que essa planta vai se desenvolver no clima do nordeste? ainda mais na Bahia que ultrapassa os 30 º graus todos os dias. (Parabéns pela atenção poucos blogueiros respondem os comentários)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, a principio diria que não. Por exemplo, quem trabalha com Bonsai sabe que não adianta plantar uma espécie de zona 5-8 numa zona 12 porque simplesmente não vai pra frente. Depois de um tempo elas definham e morrem. Entretanto, alguém comentou sobre a hera sendo cultivada no Rio, então de repente há a possibilidade de adaptação né. Só não espere coloração abundante no outono, porque dai precisa de frio mesmo para ocorrer...

      Excluir
  23. Obrigado Carlos, vou procurar alguma trepadeira que se adapte melhor ao clima da Bahia, e que não danifique o muro, se tiver alguma pra indicar eu te agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a Hera Inglesa (Hedera helix) seja uma boa opção no teu caso. Tenho ela no jardim também, embora o aspecto perene sempre-verde que ela adota seja entediante na minha opinião

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Obrigado mais uma vez Carlos mais você saberia me dizer se ela danifica o muro? Por quê desisti de plantar muitos tipos de trepadeira por conta disso.

    ResponderExcluir
  26. Olá Juliana,

    Plantei hera a cada 50 cm em um canteiro de 6 metros de comprimento por 30 cm de profundidade e 25 cm de largura, está indo muito bem, se agarrando a parede e crescendo bastante e rápido já 1 metro de altura aprox.. Minha dúvida: Será que por estar plantada nesse canteiro limitado pelo chão de cimento em baixo ela poderá crescer a ponto de cobrir um muro de 6 metros de comprimento por 5 metros de largura? caso seja possível, alguma adubação especial?
    Obrigado e parabéns pelo seu Blog.

    Arnobio

    ResponderExcluir
  27. Oi Juliana,
    Plantei falsas vinhas em vasos grande e jardineiras para cobrir um alambrado. Estão indo muito bem e gostaria de saber como mantê-las. Quando adubar, se pouca ou muita agua, etc...
    Agradeço a atenção
    Mirian Cunha

    ResponderExcluir
  28. Olá Juliana, me chamo Joce S.Klug
    Construí minha casa com tijolos grossos, e por fora não reboquei. Plantei a hera vinha em setembro ao redor da casa. Meu sonho era que cobrisse a casa toda. Eu plantei uma muda por metro. O que foi uma pena pois se eu tivesse plantado uma muda a cada 30 cm iria ter forrado quase toda a casa já no primeiro ano. Algumas mudas que plantei chegaram ao teto do sobrado. Algumas não vingaram e ficaram espaços grandes na parede sem nada. Neste ano vou plantar novamente, mas bem juntinhas as mudas para que cresça por igual. Uma coisa que notei, é que as mudas crescem mais se regarmos elas diariamente. Eu gostaria de fazer mudas da própria hera que tenho na parede, já tentei, mas não consegui fazer com que pegasse. Você saberia me explicar como posso fazer mudas de hera?

    ResponderExcluir
  29. Eu morava em casa e tinha a falsa vinha corindo toda uma parede do quintal.Era muito linda. Agora, moro em apto. com uma varanda a qual plantei a falsa vina. tambem está lida. Em um ano já deu para ver a beleza do verde.Ela esta plantada jardineira. Gostaria de saber como faço para adubar a terra.Abraço.

    ResponderExcluir
  30. Olá, moro em uma chácara e gostaria de plantar a falsa vinha na parede da frente da casa, esta parede é da minha sala sera que ira prejudicar a parede tipo dar rachaduras ou infiltrações, vejo muitas fotos de falsa vinha recobrindo paredes e fico com muita vontade de ter uma também, mas tenho um pouco de receio, poderia me ajudar? grata bjs. Eliane Piemonte.

    ResponderExcluir
  31. Oi. Gostaria de saber se a falsa vinha se daria bem em Brasilia, pois o clima daqui ou é de muita chuva ou seco com baixa umidade.Quanto tempo ela fica caduca? Qual o tipo ideal de terra? Onde posso comprar boas mudas?
    Obrigada. Jacqueline Sigaud

    ResponderExcluir
  32. Oi comprei sementes de falsa vinha japonesa e semeei proximo ao muto, mas ainda não germinaram, sabe informar quanto tempo demora e se devo ter algum cuidado especial?
    Obrigada Marcia

    ResponderExcluir
  33. Olá, ela suporta bem clima quente (CE) que receberá sol o dia inteiro no muro? Alguma sugestão de trepadeira?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  34. Olá a falsa vinha padece de alguma doença? seria falta de água as folhas estarem caindo nesta época já que elas acabaram de brotar ?as folhas parecem que estão com uma ferrugem . Obrigada !

    ResponderExcluir
  35. Moro em Angra dos Reis, a uma distancia de cerca de 50 metros do mar. A falsa-vinha tem condicoes de se adaptar ao clima de praia? Qual a distancia do plantio entre cada muda?; como aqui em Angra o inverno praticamente nao existe, mesmo assim a trepadeira ficar'a sem folhas, neste per'iodo?; qual a profundidade m'inima necess'aria para as ra'izes da planta se desenvolverem saud'aveis? obrigada

    ResponderExcluir
  36. Eu tenho a falsa vinha em casa, é linda, parece uma parreira de uva, mas a manutenção é constante, pois não quero que ela vá para o outro lado do muro (vizinho) nem vá para os lados, fica confinada num espaço de 2,40 x 6m, na época de chuvas a poda é, praticamente, semanal, pois ela se expande muito rapidamente, se bobear logo esta onde não queremos. Minha vigilância é o preço que pago para ter um muro coberto por esta linda trepadeira. Rogério (Jundiaí - SP - Brasil)

    ResponderExcluir
  37. Oi ju eu queria por a falsa vinha moro no interior de sao paulo gostaria de saber sobre a manutenção

    ResponderExcluir
  38. Oi Ju, tudo bem? Moro em Brasília, aqui o clima no verão é chuvoso e muito quente, enquanto o inverno é muito frio, porém seco. Vc acha que a hera-japonesa se adaptativa bem aqui? Mesmo com este clima estranho de Brasília?

    ResponderExcluir
  39. oi, boa tarde! sou fa da falsa vinha e a tenho aqui em casa pelas 4 paredes! acontece que agora elas estão se apoderando do telhado...vc acha que tem problema? pode dar infiltracao? ou será um novo tipo de telhado verde? muito obrigada pela atencao!

    ResponderExcluir
  40. Olá amada, vejo que nao responde mais, será que vc nao mantem mais o site? Enfim, se alguem puder me ajudar, agradeço. Nos mudamos para uma cobertura e ela tem um revestimento de cerâmica bem feio nas paredes, gostaria de saber se a unha de gato ou a falsa vinha aderem em piso? Obrigada, shirlei.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde Juliana,pretendo usar a falsa vinha em minha casa,tenho um corredor de um metro,quero usá-la ,dos dois lados,e um arco em cima,onde moro é quente,porém o coredor não tem muito sol,você acha que da certo?

    ResponderExcluir
  42. Ou Juliana,
    Muito interessante a sua matéri. Gostaria de saber se a falsa-vinha cresce em alambrados e se não pesaria muito, provocando o risco de desabamento.

    ResponderExcluir
  43. Outra curiosidade é saber se ela pega de galho ou somente por muda.
    Grato,
    Marcelo Valladares

    ResponderExcluir
  44. OOI Juliana, boa tarde.
    No caso de um muro de blocos de concreto, voce saberia me informar se plantando do lado de fora, as raizes podem causar fissuras que infiltrariam agua para o lado de dentro?

    ResponderExcluir
  45. OOI Juliana, boa tarde.
    No caso de um muro de blocos de concreto, voce saberia me informar se plantando do lado de fora, as raizes podem causar fissuras que infiltrariam agua para o lado de dentro?

    ResponderExcluir
  46. Ola ....sou o PATRIC de Curitiba Pr,eu plantei mudas da falsa vinha e o outono aqui e bem frio e algumas amarelaram e outras secaram e algumas estao bem verdes queria saber se morreram se vao esverdea novamente? Deus de ja obrigado pelo retorno

    ResponderExcluir
  47. ola?? tdo bom?
    meu nome eh Diogo, fiz um deck e pergoladono meu jardim de invero no mei apto( antes era um poço de luz) quero certcar tdo o pergolado pra crescer a falsa vinha... nao queria q ela aderice a parede.. por isso vou deixar uma distancia da parede pra ela soh crescer na grade q farei!! vc acha que tem problema?? ficara bom??

    ResponderExcluir
  48. minha duvida como semear comprei sementes e nao sei como plantar

    ResponderExcluir
  49. minha duvida como semear comprei sementes e nao sei como plantar

    ResponderExcluir
  50. Ola, queria saber se essa planta cresce em região que costuma ser quente o ano inteiro (interior de MT).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, queria saber se essa planta cresce em região que costuma ser quente o ano inteiro (interior de MT).

      Excluir
  51. Olá Juliana, parabéns pelo seu blog! Muito completo, útil e bonito!

    Você saberia dizer em média quanto tempo a falsa vinha levaria para subir e cobrir um muro bem alto de pelo menos 12 metros com as mudas plantadas em jardineiras de 30 ou 40 cm de profundidade?
    Pensamos em usar a Thumbérgia Trepadeira, que já observei em outros muros com crescimento bem rápido.

    Você poderia me dar sua opinião se a falsa vinha seria mesmo a melhor opção? A profundidade de 30-40 cm de terra poderia impedir tal crescimento?

    Seria para um muro de arrimo do jardim de um condomínio no Jardim Paulista, São Paulo.

    Ficaria muito grata pela sua opinião!

    Muito obrigada,

    Gisele

    ResponderExcluir
  52. Alguém saberia me informar onde eu posso encontrar sementes da falsa vinho....

    ResponderExcluir
  53. ola,tenho falsa vinha no meu muro secou no inverno e na primevera ia muito bem,ate que as folhas começaram a aparece cortadas e algumas foram cortadas do caulezinho caindo a folha inteira no chao.achei que era sauva mas ja olhei de dia e de noite e nao vejo nehuma formiga o unico inseto que vejo nela e a vespa verde metalica que tem aumentado basttante pela presença de baratas de um muro compartilhado.procurei em habitos alimentares dessa vespa e na =da fala sobre folhas.tam procurei larva e lagartas e nada .poderia ser a vespa ou ate mesmo as baratas?estao detonando com minha parreira.obrigado

    ResponderExcluir
  54. Onde consigo comprar parthenocissus tricuspidata hera japonesa
    Se alguem puder me informar agradeço
    Meu email gianramacciotti@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  55. Onde consigo comprar parthenocissus tricuspidata hera japonesa
    Se alguem puder me informar agradeço
    Meu email gianramacciotti@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  56. Onde consigo comprar parthenocissus tricuspidata hera japonesa
    Se alguem puder me informar agradeço
    Meu email gianramacciotti@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  57. Onde consigo comprar parthenocissus tricuspidata hera japonesa
    Se alguem puder me informar agradeço
    Meu email gianramacciotti@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  58. Olá, Juliana. Parabéns e obrigado pelo seu site. Moro em Curitiba, PR, e penso cobrir com falsas vinhas dois pequenos muros que tenho em casa, um de 2m (altura) x 2m30, com sol à tarde, outro de 2m30 (altura) x 1m55, sem sol. Por mais de uma razão, quero plantá-las em jardineiras suspensas, fixadas aos muros a uns 15cm do chão. Também por isso, pretendo as menores (e mais leves) jardineiras possíveis, de preferência de material natural (madeira, cerâmica, etc.). Perguntas: 1) Para os muros não ficarem totalmente sem folhas no inverno, pensei em plantar/forrá-los com unhas-de-gato e plantar por cima/cobrir as unhas-de-gato com as falsas vinhas. Daria certo? 2) Quantas mudas (de cada, se for o caso) comprar para cada um desses dois espaços? 3) Há melhor(es) e pior(es) época(s) para esse(s) plantio(s)? 4) Que terra/adubo(s) usar? 5) Quanto tempo essas heras levariam para forrar esses dois muros? 6) Que jardineira(s) você me sugere e onde comprá-la(s)? 7) Como fixar essas jardineiras nos muros? 8) O que mais você gostaria de me dizer, mesmo sem eu ter perguntado? Muito obrigado. antonio

    ResponderExcluir
  59. Cresce com sombra constante?

    ResponderExcluir
  60. Bom dia Juliana, Parabéns pelo site e pela disponibilidade que você em tirar tantas duvidas. Estou com um pequeno problema em minha cara, na estrada da mesma, tem uma parede 3mx4m que fica na lateral do jardim (ou seja, um muro que vem desde o portão e é ligado a estrutura da casa) esta é revestida com a unha de gato, nunca tive problema com ela até mesmo com as poucas podas que faço, mais ultimamente venho notando que a porta da minha casa começou a raspar o chão como se o chão tivesse subindo e também a calçada da casa ta trincando e sedendo e fastando ligeiramente do muro, acho que já fastou uns 3cm nos últimos 4 ou 5 meses, ja estava imaginado que fosse as raízes da trepadeira, mais não queria acreditar, já que minha casa é edificada em terreno argiloso aqui da região e sempre é comum rachaduras nas paredes, mais tive a confirmação que é sim da Unha de Gato, estou morrendo de pena de ter que mata-lá, e gostaria de saber se a Falsa Vinha reage da mesma forma no solo? Pois quero manter a mesma estrutura na estrada da minha casa que acho muito botina e ameniza o calor já que estou no Interior do Ceará região onde facilmente todo dia marca 37° graus. Qual trepadeira você me indicaria seria melhor a Falsa Vinha ou a Amor Agarradinho?

    ResponderExcluir
  61. Olá Juliana! Tenho falsa-vinha aqui em casa em um muro chapiscado. Elas nao chegam a subir muito no muro e logo caem e crescem para os lados. Será que fita adesiva poderia ajudá-las a subir mais? Teria algum problema se eu usasse? Desde já, agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
  62. Comprei tres mudinhas pequenininhas prá ver se vingavam....depois de um tempo secaram, pensei: já era. Eis que para minha surpresa umas das mudas "vingou" e meu muro está ficando lindo! Todo dia vou lá dar uma olhada e cada vez mais estão aumentando. Vou colocando pregos na parede para guiá-las seja subindo ou descendo. Estou amando!!!!

    ResponderExcluir
  63. Oi! Minha hera não quer grudar na parede, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde. Minha hera japonesa cresce um metro rapidamente e de repente parou de crescer. Isso já faz um mês. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  65. Olá, eu tenho um muro com grafiatoe gostaria de saber se da certo para ela subir

    ResponderExcluir
  66. Olá eu comprei 30 mudas de falsa vinha e plantei no meu terreno. No dia seguinte as formigas retiraram todas as folhas e pedaços dos caules. Gostaria de saber se a planta morreu ou se brotará de novo?

    ResponderExcluir
  67. Oi eu estou pensando em plantar pra cobrir o telhado de minha casa que e de telha de amiãnto para diminuir o calor será que e uma boa?

    ResponderExcluir
  68. Onde posso comprar a hera japonesa?

    ResponderExcluir
  69. Oi Juliana,parabéns pelas respostas e pelo trabalho. Estou decidido a colocar uma falsa vinha na parede do quintal de casa perto de uma grande cascata ao lado piscin. Entretanto sabendo que ela perde toda a folhagem no inverno, ficando assim com os ramos aparentes, pensei em plantar outra planta junto que no inverno pudesse cobrir os galhos aparentes. Seria possível? Qual planta?las?elas brigaram por um lugar e deixariam de se desenvolverem?

    ResponderExcluir
  70. Juliana, como fazer para a falsa vinha não ir para os vizinhos?
    Tem alguma superfície que ela não grude?

    ResponderExcluir
  71. Gostaria de saber se ela invade o telhado e afasta as telhas, causando goteiras.

    ResponderExcluir
  72. Juliana a nossa falsa vinha esta com alguns troncos desgrudando e caindo da parede.Elas perderam as folhas faz pouco tempo.Esta brotando folhas novas, mas em uma parte do muro, esta despencando...o que pode ser?

    ResponderExcluir
  73. Olá, moro num Condomínio e plantei a Hera no meu quintal, a síndica me "alertou" sobre possível dano estrutural no muro. Queria saber se está trepadeira causa dano pela raiz, como rachadura, ou pelos ramos, como infiltrações. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Se o que você plantou foi essa espécie da foto, não terá problemas com rachaduras ou infiltrações porque ela não danifica estruturas.
      Mas se o que plantou foi a Unha de gato, daí sim é totalmente desaconselhável, porque ela é capaz de quebrar paredes e levantar a estrutura do telhado.
      Pesquise na internet como são as folhas da unha de gato, se não tiver certeza.
      Boa sorte!

      Excluir
  74. Boa noite Juliana, li todos os comentários com a maior atenção e mesmo assim decidi colocar a questão.
    Esta hera japonesa supostamente não causa danos em paredes e telhados, mas será que se ela for bem antiga não levanta as telhas? Estou prestes a comprar uma casa que está invadida por esta planta e tenho receio de como estará o telhado. Tenho fotos que poderia partilhar, mas não consigo anexar aqui no comentário.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  75. Gostaria de saber se a falsa vinha pode danificar a parede da casa. Tenho ela plantada até meia parede do primeiro piso. Agora estou pensando deixar crescer e tomar a casa toda mas, aí fica a dúvida. Será que ela pode danificar a parede especialmenteo reboco, quanto a pintura nao me preocupo.

    ResponderExcluir
  76. Ela causa muito peso no muro será?

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.