quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A fábrica de jabuticabas

Eram sete da manhã e no primeiro passo para fora de casa já se podia perceber que algo diferente estava acontecendo. Um perfume intenso no ar, um zum zum zum forte, um tipo de vibração. 
E os curiosos que seguiram as pistas logo descobriram no caminho a jabuticabeira com os galhos todinhos cobertos de branco.


Era como se tivesse nevado à noite. 


Abelhas jataís e africanas trabalhavam com empenho nas flores, coletando néctar e deixando de presente a polinização feita, para que tenhamos frutos em algumas semanas.


Era delas que vinha a vibração. Impressionante o som que diversos enxames juntos são capazes de fazer enquanto trabalham na florada de uma árvore. Na "vida metropolitana" só se ouve coisa parecida ao passar perto de um ar condicionado daqueles grandes, capazes de resfriar um andar inteiro de escritórios.


Ao cair da tarde comemos uma boa panelada de pipocas debaixo desse monumento florido, curtindo a vida e assistindo ao pôr do sol sob uma chuvinha fina de pétalas brancas que começam a cair. 
Mas o espetáculo deve continuar, porque entre os pompons já abertos se vê pequenas bolinhas; são os pompons ainda embrulhados que abrirão amanhã e, com seu perfume forte convidarão mais abelhas, que nos atrairão com mais zum zum zum, e quem sabe comeremos mais pipocas, até que venham as jaboticabas.

 

16 comentários:

  1. Amei...amei este seu post! As fotos são encantadoras e me levou para a infância quando tinha um pé desses no quintal! E realmente na florada o perfume e as abelhas dão um show!
    Perfeito!
    Bjs e te desejo uma ótima quinta-feira!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. CamomilaRosa, muito obrigada pelo comentário.
    E cadê os pés desses nos quintais, pras crianças crescerem com lembranças iguais às suas?
    Precisamos plantá-los, como fizeram nossos avós, bisavós, tetravós...
    Beijo!
    Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Que pena que não há mais espaços para uma jabuticabeira nos quintais das casas....Belo post, gostei!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Delícia! Frutinha tão nossa e tão boa! De quebra, um concerto de zum-zuns: sei bem como é, lá no sítio elas orquestram nas jabuticabas e também nas pitangas. Vida se renovando. Lindas fotos. Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que linda! nunca vi em flor, as minhas nascem em bolinhas

    ResponderExcluir
  6. É tão lindo quando ela floresce!!! Eu tinha uma jabuticabeira que produziu por muitos anos, mas adoeceu e morreu! Era uma festa visual, olfativa e sonora!!. Já providenciei outra, que apesar de pequena, já começou dar frutos...uma mini festa ainda!!! beijos!

    ResponderExcluir
  7. Impossível não se encantar com estas fotos!! Lindas e remetem à infância,sim!
    Obrigada por postá-las!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Tj

    Na casa da minha avó tinha um pé de jabuticaba, comi muita jabuticaba direto da arvore... bons tempos. Meu avo usava para fazer licor porque a produção era muito grande e a criançada não dava conta de comer tudo... bem que tentavamos...

    ResponderExcluir
  9. Duh, não há mais espaço no quintal das casas e os condomínios plantam as jaboticabeiras em vasos, o que limita muito o crescimento e o espetáculo. Uma pena.

    Angela, como nas jaboticabeiras as flores ficam no caule, você só vê as abelhas se entrar debaixo da copa, mas você deve se lembrar que a pitangueira às vezes fica com a copa escura, de tanta abelha nas flores!

    angela, são dois estágios de bolinhas: as bolinhas botões das flores e as bolinhas jaboticabas ainda mini.

    Nadia, sua árvore deve ter sido enxertada, por isso produz mesmo pequena. É o "truque" para quem quer colher jaboticabas sem ter que esperar anos e anos para a primeira safra, como ocorre na natureza.

    Sonia, Tj e Neide, obrigada pela visita!

    Um abraço,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  10. Que coisa fantástica que é a natureza e que legal que vc está retratando esse momento fugaz da belíssima jaboticabeira. Fazia seculos que nao via uma florada dessas. Colírio pros olhos e muita comida pras abelhas!
    Heguiberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heguiberto,
      que gostoso tê-lo de novo por aqui!
      Alguma chance de vingar uma jaboticabeira aí onde você mora? Podemos tentar...
      Quer me escrever um e-mail? Vamos conversar sobre essa possibilidade.
      Um beijo e volte sempre,
      Juliana.

      Excluir
  11. Heguiberto, as jaboticabas estão espetaculares. Hoje, 5 de novembro, já estão maduríssimas. E por falar em comida e colírio para os olhos, as suas comidas... hum!
    Um beijo e obrigada pela visita,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  12. oi Juliana td bem? vi suas jabuticabas no Come-se da Neide Rigo. Gostaria de saber se vc sabe avariedade dessa jabuticabeira. Pelas foto da Neide parece coroada ou açú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia,
      essa é a sabará. A maior parte dos frutos é de tamanho medio, digamos normal. Às vezes tem umas gorduchas, mas são minoria.
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  13. Pessoal estou com medo, pois hoje acordei com esse zumzumzum de abelhas no quintal de casa, igualzinho as fotos, essas abelhas vão embora em algum momento??? tenho 2 crianças em casa e tô com medo delas ficarem por lá...

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.