quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Abaixo a cadeia alimentar

Tucano-toco ou tucanuçu (Ramphastos toco)

Lindo "meu" tucano, não é?
Dia desses nos assustamos um com o outro, eu saindo de casa com a câmera na mão para fotografar alguma coisa e ele pousando baixo na embaúba (Cecropia hololeuca), a três metros do chão. Foi o tempo de fazer a foto e ele foi embora.

E eu fiquei encafifada: que que esse tucano tem rondado tão perto aqui de casa? Já há dias eu o via sempre voando baixo e em árvores diferentes das que costuma frequentar. Achei que pudessem ser as frutas.

Ingenuidade vegetariana, a minha...
Ontem, enquanto falava no telefone, escutei um flaf flaf flaf no telhado, barulho de bicho grande batendo as asas meio nas telhas, meio nos galhos da árvore. Dei uma abaixadinha para olhar pela janelha e vi peninhas brancas caindo. Desliguei o telefone meio na cara da pessoa, me desculpando que não dava para falar naquela hora, e corri para espantar o gato, que eu supus que estivesse no telhado tentando pegar passarinho.

Foi quando vi o tucano fugindo com um bebê rolinha na boca. Voou até o ipê rosa e ainda deu umas chacoalhadas no bichinho antes de jogá-lo pra cima e engolir.
Sim, o tucano é lindo e come frutas, insetos e artrópodes, mas também gosta muito de ovos e filhotes de passarinho. Maledeto. Eu aqui fazendo levantamento das espécies que frequentam o sítio, colocando frutas e sementes no quintal para alimentar a passarada e o tucano comendo as criancinhas.

Eu sei, essa é a natureza. O leão come o Bambi, os lobos comem as galinhas, os cachorros comem os gatos, que comem os ratos, que comem...
Mas eu detesto ver isso e acho triste, oras. Agora a mãe volta para o ninho e cadê o filho dela?

Por falar em mãe, hoje cedo saí para dar uma volta na mata e assisti uma mãe bem-te-vi dando uma corrida em outro (ou no mesmo) tucano. Os bem-te-vis são bravos e defendem seus ninhos aos berros e bicadas. Esse de hoje saiu das folhas de uma palmeira e voou atrás do tucano atacando e dando uns gritos, para ver se espantava. Tinha ninho na palmeira, certeza. Eles fazem o mesmo com os gaviões, e isso eu já tinha visto, mas com tucano foi a primeira vez.

O ninho assaltado visto de baixo para cima. Não sei se sobrou alguém


E as peninhas que ficaram na grama

4 comentários:

  1. Consigo entender a sua decepção, também já passei por isso com um Tucano de Bico Verde, tão lindo quanto o Tucanuçu.
    Mas, é da lei.
    Em contrapartida seus predadores diretos,macacos e gaviões saqueiam seu ninho deixando a mamãe Tucano desesperada.
    Bjs.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não sei bem como anda o equilíbrio populacional, mas creio que a predação é responsável pela convivência harmoniosa das espécies, sem superpopulação. Como você vive em ambiente preservado, não é por falta de alimento que o tucano avançou no filhote de rolinha: é por instinto mesmo. Acho que rolinhas se reproduzem com uma rapidez estonteante e algumas devem perecer; que seja alimentando os tucanos! Difícil de ver e aceitar, mas a mãe natureza tem sua sabedoria. Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Na praia de Guaratuba-Bertioga-SP, todas as tardes um gaviãozinho leva uma surra de bicadas de uma turma de passarinhos que se unem em formação para espantar o vilão.Só não entendo como ele não aprende e faz a mesma coisa todos os dias na mesma hora.Você sabe?

    ResponderExcluir
  4. Wilma, é a vida, o que fazer? Obrigada pela visita.

    Angela, obrigada pelo "colo". rsrsrs

    Lili, acho que isso se chama persistência! Ou memória ruim! rsrsrs

    Um beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.