quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Para você, que um dia chupou fruta no pé


CamomilaRosaeAlecrim foi a primeira a comentar o post sobre as jaboticabas e contou que lembrou da infância, quando tinha um pé desses no quintal.

Isso acontece todas as vezes que escrevo ou converso com alguém sobre frutas. 
Uvaia, pitanga, goiaba, cambuci, jaboticaba e muitas outras frutas remetem as pessoas à infância, quando subiam em árvores e comiam frutas no pé, sem lavar mesmo, que criança nem lembra disso.
E é impossível não pensar naqueles que estão crescendo sem essas experiências tão gostosas que formaram os adultos de hoje (ou, em casos ainda mais extremos, os adultos de ontem, idosos de hoje).

Por isso não posso deixar de fazer um pedido - quase um apelo - àqueles que sabem o que é subir em árvore e valorizam cada fruta que chuparam no pé do quintal: façam sua parte, assim como nossos bisavós e tetravós fizeram. Plantem frutíferas por aí e deixem de presente às próximas gerações pés de frutas que fizeram parte da história de vocês. Chega dessa moda de plantar ficus, pinheiros e eucaliptos. Encham as casas, ruas e praças de frutas e levem seus filhos e netos para conhecê-las. Comam amoras direto do pé junto com eles e dêem risada de ficar com a boca e as mãos roxas. Colham uvaias e levem para casa para fazer suco. Catem pitangas do chão e semeiem em caixas de leite longavida, para depois plantar a muda perto de casa. E se acontecer uma picada de abelha, que ela também entre para a história!

Chega de tanto passeio no shopping. Cinema é cultura, batata frita é uma delícia e videogame diverte, sim, mas esses adultos por vir só terão essas lembranças de infância?

15 comentários:

  1. Ai que delícia!
    Amora tem gosto de infância, de mão, boca e roupa sujos... bom demaaaaais!!!
    beijinhos e obrigada por compartilhar...
    Ro

    ResponderExcluir
  2. Amora, pitanga, cereja, goiaba, pera, maçã, e outras que não me ocorrem agora temos no pomar da casa dos meus pais.Meu pai,(que Deus o tenha) plantou mudas quando ainda nem a casa havia sido construida. Meus filhos e netas conviveram com elas, subiram muito em seus galhos e se deliciaram com seus frutos. Adoro estas lembranças!

    ResponderExcluir
  3. Faz uns 3 anos eu retirei algumas arecas do quintal para fazer uma horta e um pequeno pomar. A horta tem seus altos e baixos, mas o pomar começou a frutificar este ano. Além da jabuticabeira, tem grapefruit, limão, acerola, laranjinha kinkan e uma pitangueira, esta, presente de um passarinho!!! Meu neto de dois anos mora ao lado de casa e já adora a pitanga!!

    ResponderExcluir
  4. Que postagem tão oportuna! Estamos no mês em que se comemora o Dia da Criança e, em geral, os adultos e a mídia têm 'apressado' a meninada para a vida adulta, queimando etapas importantes da infância, essa época tão maravilhosa na formação de valores...
    Temos que plantar frutíferas inclusive nas grandes cidades - que importância tem uma frutinha ou outra aparentemente 'sujando' as calçadas e passeios? Pagamos impostos e as prefeituras têm a obrigação de cuidar. Frutíferas atraem passarinhos e insetos, lembrando que não estamos sozinhos no planetinha azul. Beijos, Juliana. Parabéns! Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. No quintal da minha avó, crescia a vontade, ela sempre dizia para esperarmos amadurecer direito, mas quem aguentava. Era o lanchinho da tarde...

    ResponderExcluir
  6. ola gostaria de saber se ainda tem mudas de cambuci estou atras de comprar uma mas é tao dificil de achar adoro a fruta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aliene. Já comprei da Fazenda Citra (www.fazendacitra.com.br). Eles tem tanto o cambuci como várias outras frutas nativas raras.
      Já comprei várias vezes deles.

      Excluir
  7. OLÁ,FAÇO DE MINHA AS SUAS PALAVRAS,EU TENHO MUITA SAUDADE DE MINHA INFÂNCIA EU VIVI NUM PEQUENO SITIO ONDE MEU VÔ PLANTAVA MUITOS PÉS DE FRUTAS,TÍNHAMOS MANGA,GOIABA,MAMÃO,CAJU,UVA,LARANJA E TODO TIPO DE FRUTA,MUITAS DAS QUAIS AINDA NÃO TINHA DADO FRUTAS POIS INFELIZMENTE EM NOME DO PROGRESSO MEU VÔ TEVE QUE VENDER,E PARA TRISTEZA DELE TUDO O QUE ELE PLANTOU FOI DESTRUÍDO E TRANSFORMADO EM UM BAIRRO NOVO.MEU AVÔ MORREU LOGO DEPOIS DISSO,ISSO NÃO FOI FÁCIL PARA ELE.MEU MAIOR SONHO ERA TER UM PEQUENO SÍTIO,PAREI DE ESPERAR E RESOLVI PLANTAR NO MEU QUINTAL MESMO,HOJE EU TENHO AQUI MANGA ,AMORA GOIABA,JABOTICABA,ACEROLA E LARANJA.UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  8. Quando meus filhos eram pequenos vendemos tudo o que tinhamos em sp e fomos para o interior,era sacrificado por q meu esposo ainda trabalha em sp, mas compensador pq nossos filhos e nós estamos em meio a jabuticabas,amoras,limão,acerola, goiaba,framboesas e muitas pitangas,fora uma gama de verduras e legumes sem tóxicos o que rendeu a eles uma infancia livre de doenças e uma vida adulta mais forte.
    A todos que puderem e estiverem dispostos a deixar de lado um "conforto'e se jogarem numa vida mais livre e cheia de saude
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  9. Nadia, horta realmente exige uma certa dedicação, mas o delicioso das árvores é que elas fazem todo o trabalho sozinhas (ou, no máximo, com a ajuda dos pássaros)!

    Angela, seria legal se cada família levasse suas crianças para plantar uma árvore no dias das crianças, não seria?

    Aliene, minhas mudas de cambuci ainda estão muito pequenininhas...

    Édis, muitos adultos têm histórias como a sua, de lembranças no quintal do avô, que teve que vender a casa, etc. Uma pena mesmo. Mas que bom que você conseguiu montar seu pomarzinho.

    Lubélia, ainda pequeno porém corajoso esse grupo de pessoas que, assim com você (e eu!), conseguiu trocar a cidade pelo campo. E são pouquíssimos os que se arrependem, não?

    Um abraço,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  10. Que Post literalmente delicioso, ao construir recentemente minha casa, transportei do terreno um pequeno Pé de Amora, estava condenado pela indiferença do construtor. Pois bem, hoje além de amoras, ele é morada obrigatória de Tiês Sangue,Tiês Galos, Tiês Preto, Sanhaçus, Sabias, Saíras nas cores Azuis, Amarelas, Verdes, Sete cores, Cambacicas, Bem-te-Vi e Pardais.
    Não teve jeito, entrei para o Wikiaves, hoje fotografo-os da sala de casa.
    Ganhamos todos.
    Um grande abraço
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilma, do que é capaz um simples pé de amora, não?
      Um abraço e parabéns pelo resgate e pelo trabalho.
      Juliana.

      Excluir
  11. liiiiindo texto!! chorei tá!

    Bjao, Tércia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teté, num chora, amiga! Vai colher amora com a Alice!
      Beijo grande,
      Ju.

      Excluir
  12. Colhi algumas amoras nesses ultimos 2 fins de semana e apresentei para minha filha de 1 ano e 7 meses...ela ADOROU !!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.