segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Barulho na vizinhança

Quando ainda morava em São Paulo, costumava ser acordada de madrugada por um canto melodioso. Sabiá laranjeira (Turdus rufiventris) era o nome dele.
Sem noção de horário nem adequação, essa figura gosta de começar o dia bem cedinho, ainda no escuro, assoviando um inconfundível turi-turu-turi-turu-turi-turu...tu-tu (por favor, me dê um desconto, porque descrever canto de pássaro não é lá muito fácil).

Sabiá laranjeira

Quando me mudei para a "roça", descobri que tem gente que gosta de cantar ainda mais cedo do que ele, com mais empolgação, mais volume e, para acordar mesmo toda a vizinhança, canta em grupo!

No início não foi muito fácil descobrir quem era porque nunca tinha ouvido aquilo e, meio dormindo, não via nada no escuro nem conseguia memorizar aquele canto de muitas vozes misturadas. De um vizinho ouvi que deveria ser siriema, mas essa eu já conhecia, já tinha ouvido cantar, então sabia que era diferente.

Mas num final de tarde, enquanto trabalhava sozinha na horta em silêncio quase absoluto, tomei um susto quando toda aquela turma da madrugada começou a cantar de uma só vez, em altíssimo e bom som. Era como se um maestro tivesse dito "um, dois e... já!". Parecia Parabéns pra você em festa surpresa.
Pé ante pé, acabei descobrindo diversas Saracura-três-potes (Aramides cajanea) no meio da matinha, andando sob as mesas de plantio do viveiro.

Saracura-três-potes

Elas são lindas, parecem pequenas galinhas pernaltas e de rabinho para cima. O dorso é cinza esverdeado, a barriga é preta, as pernas são vermelhas, o peito é laranja, a cabeça é azul e o bico mistura amarelo na base e verde claro na ponta. Coloridas demais!

Casal de Saracura-três-potes

Até correr para casa e voltar com a câmera, perdi o grupo todo junto, mas consegui registrar imagens suficientes para comparar com as ilustrações do livro Aves brasileiras e plantas que as atraem, de Johan Dalgas Frisch e Christian Dalgas Frisch, e descobrir de quem se tratava.
São mais ouvidas do que vistas, cantam no início e no final do dia e gostam de andar em áreas brejosas e de vegetação densa. O canto é um dueto entre os membros de um par e, às vezes, em coro com vizinhos, dizendo "três potes, um coco, um coco.
Eu não concordo com essa "tradução", mas também não vou me arriscar (de novo!) com onomatopaicas. Para saber mais e ouvir o canto das Saracuras-três-potes, acesse o Wikiaves, site imperdível para quem gosta daqueles que voam.

5 comentários:

  1. Aha! Temos o livro que você citou, meu marido é passarinheiro dos bons e lá no sítio também temos saracuras, sabiás-laranjeira, siriemas, tizius, garrichas, sanhaços, tico-ticos, juritis, saíras, corujinhas buraqueira e suindara e mais um monte destas criaturinhas de Deus. Uma festa! Uma sinfonia abençoada! Bom demais, não? Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. três potes, um coco! ahahah

    na casa dos meus pais tem um monte de passarinho também. a gente sempre inventa um "verso" pro canto de cada pássaro. o bem-te-vi a gente diz que tá chamando meu irmão, Guilherme. "Guiiiiiiii" hahaha

    ResponderExcluir
  3. Moro em São Paulo e acordo todos os dias com o sábiá laranjeira cantando no escuro, chatinho, chatinho...Já reparou que quando está para chover o bem te vi enlouquece e berra sem parar?

    ResponderExcluir
  4. Angela, que delícia sua lista de espécies! Você em lá uns que eu não tenho aqui. Inveja!!!

    Flanzie, às vezes eles "comem" o bem-te e sai só o viiiiii, não é? rsrsrs

    Lili, nunca reparei nisso do bem-te-vi anunciar a chuva... e realmente, quando o sabiá da pra ser chato, logo cedinho...

    Beijo!
    Juliana

    ResponderExcluir
  5. Essas saracuras três potes são lindas, mas extremamente escandalosas. Moro em zona urbana, só que no terreno baldio do lado de casa, todo dia, as 5 da manhã, as saracuras começas a cantoria, acordando todo mundo e me deixando profundamente irritado por não conseguir dormir mais e as 6 pular pra trabalhar. Não sei o que faço para espanta-las, já soltei bombinhas e fiz todo tipo de barulho, mas elas sempre voltam no dia seguinte.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.