segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Horta em vasos - pé de louro


Um condimento muito comum na cozinha brasileira mas que quase nunca se vê plantado em hortas - principalmente as em vasos - é o louro (Laurus nobilis). Na verdade, é difícil encontrar um pé de louro por aí, mesmo nas ruas ou em quintais de casas antigas. Estranho, já que se trata de planta fácil de cultivar.

O louro é uma árvore de crescimento lento que prefere viver em meia sombra, o que quer dizer que pode se adaptar bastante bem em varandas de casas e apartamentos onde incida um solzinho por uma ou duas horas ao dia, no máximo. Ou então que não tenha nenhum sol direto mas que seja um lugar claro. Sombra fechada não funciona. E como tem crescimento lento, fica feliz por vários anos plantado em um vaso grande.

Dona Rosy Bornhausen ensina, no livro Ervas do sítio, que na mitologia grega o louro representa a virgem Daphne transformada por seu pai numa árvore de folhas brilhantes para escapar das perseguições amorosas de Apolo, que desde então passou a usar uma coroa de louros nos cabelos. A partir daí esse uso tornou-se um símbolo de vitória, e a coroa foi usada por reis, conquistadores, príncipes e poetas. Nos jogos olímpicos de 776 a.C. os esportistas vencedores receberam as coroas verdes da glória que continuam significando honra e poder.

Na culinário o louro é um tempero importante, sempre presente em peixes e feijões, e é um dos componentes do bouquet garni, mix de ervas que aromatiza caldos e sopas. Na cosmética, seu óleo essencial é usado na formulação de sabonetes para peles sensíveis e em cremes para o corpo, e para a medicina a planta tem importantes qualidades curativas, seja em uso externo, para aliviar reumatismos, ou em uso interno, para curar bronquite, gripe e problemas digestivos. E antigamente era usado, pelas nossas bisavós, dentro de potes de farinha para afastar os insetos.

Só que o tempo foi passando e, além de ficarem para trás esses usos e sabedorias, o louro virou, pras mocinhas e mocinhos que aprenderam a cozinhar nas últimas duas décadas (eu incluída), uma planta que se compra desidratada, dentro de um saquinho na prateleira do supermercado.

Mas ainda é tempo de mudar o curso da história. Um vaso grande, pedrinhas ou argila expandida, um bom tanto de terra adubada (de preferência com húmus de minhoca ou esterco) e regas a cada 2 ou 3 dias são tudo de que uma muda de louro precisa para crescer na sua casa. Veja no post da horta em vasos o passo a passo e o material necessário para plantar seu louro.

O meu veio em um vaso de plástico de uns 30 cm de altura, e tinha mais ou menos 60 cm quando comprei. Passei para um vasão de barro de 50 cm de altura e em um ano ele cresceu cerca de dois palmos, com vários galhos novos nas laterais. No começo eu tinha pena de tirar as folhas; a planta não era muito cheia, então economizei um pouco. Depois que começaram a brotar as folhas novas tomei coragem e agora uso sempre. Costumo escolher as folhas mais antigas, e arrancá-las funciona como uma poda, que estimula o louro a brotar mais. E com o uso frequente ele se mantém uma arvoreta, apesar de ter potencial para crescer bastante se for plantado no chão.

Não tem mistério. Talvez o mais difícil seja encontrar a muda para comprar, mas pesquise bastante, mostre interesse e pergunte, no caso de não encontrar, se é possível encomendar. Lojas e produtores tem seus contatos, e o comércio de plantas funciona como qualquer outro: a procura gera a oferta. Aumentar a disponibilidade de temperos e condimentos nas lojas depende muito dos plantadores urbanos.

38 comentários:

  1. Eu tb tenho um pé de louro num vaso na varanda! é ótimo mesmo, até p cozinhar o arroz, fica um gostinho diferente... tb uso p espantar as traças colocando folhas entre os livros e nos armários.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Aliás, Juliana, dá para ter uma hortinha de ervas em qualquer cantinho, plantando em vasos suspensos pelas paredes, ou no chão, dependendo do espaço. Eu mesma prefiro ter meus temperos à mão e tenho-os todos plantados bem na porta da cozinha. Adoro! Há os de cheiro, os de sabor, tem de tudo um pouco. E ter um pequeno cultivo, mesmo em apartamento, dá uma alegria e uma sensação de pertencer à terra! Gostei da postagem: uso louro até para cozinhar carnes. E esse detalhe que você citou é importante: elas são tão generosas, as ervas, que quanto mais se tira, mais elas se reproduzem. Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Juliana,
    Seu blog virou minha leitura diária. Sinto que depois que comecei a minha horta, estou mais disposta a ter atitudes mais dedo verde, tanto que já preparei a terra e amanhã irei plantar os tomates cerejas seguindo a sua "receita". Mas ainda quero plantar os tomates cereja samambaia: http://www.planetasemente.com.br/detalhes.asp?id=36&produto=130
    Na minha varanda do apartamento estão plantados hortelã, manjericão roxo, manjerona, manjericão, alecrim, coentro, salsa, salsão, pimentas, sálvia, oregano. Queria ainda plantar endro e estragão na parte das ervas. Escrevi queria porque agora incluí o louro na lista. Entretanto, preciso te perguntar: onde você achou a muda? Aqui em São Paulo vou no Uemura e não achei.
    Também vou seguir suas dicas e plantar em vasos alface, rucúla e a beterraba baby. Pretendo ainda fazer uma jardineira com mostarda, chicória, couve, almeirão, espinafre, enfim, o objetivo é comer salada completa e algumas folhas direto da varanda! E ainda penso na sobremesa: vou plantar moranguinhos!
    Muito obrigada pela inspiração e, por favor, continue postando suas dicas de hortas. De tudo o que li- e olha que fucei todo seu site- confesso que só não me animei em fazer a compostagem.
    Um beijo,
    Ivy

    ResponderExcluir
  4. Cristiane, que ótima a dica de espantar traças com louro! Obrigada!

    Angela, só quem planta conhece essa sensação boa de usar as ervas fresquinhas, não é? Dá pra comprar algumas delas na feira e no supermercado, mas as nossas são ainda mais gostosas!

    Ivy! Que lista imensa de vontade de plantar! Você vai ter que arrendar a varanda do vizinho, criatura! Que delícia ver mais gente empolgada assim. Minha muda de louro comprei numa loja de plantas aqui de Holambra. Não é mesmo muito fácil de achar em SP, me lembro de procurar quando morava aí. Mas encomende numa das lojas que costuma frequentar. Cobre, insista, e eles acabam conseguindo. O comércio funciona na base da procura.
    Muito obrigada pela visita e volte sempre.

    Um beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  5. Eu acabei de comprar uma muda aqui onde eu moro eh muito facil de achar a minha custou 10 reais.... Tenho um quintal mas estou na duvida de plantar no quintal ou em vaso ja que me disseram que vira uma arvore imensa...

    ResponderExcluir
  6. Coloquei na água um galho, verdinho, que comprei na feira após usar as folhas, esperei uns dias a raiz brotou, dai eu plantei. Já tem diversas folhinhas. Realmente ele é lento, mas vai indo. É prazeroso colher para usar!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Acho lindo mulher que gosta de plantas. Lembra-me aqueles filmes onde há uma casa, m belo jardim, um cachorro, filhos e uma família feliz.

    ResponderExcluir
  9. Olá meu nome é Andréa, acabei de comprar uma muda de louro,moro no Rio de Janeiro e aqui é facil de encontrar mudas em hortos, procurei um site pra saber como cuidar e achei o seu, gostei muito,amo plantas e estou fazendo minha horta e vou aprender a cultivar aqui no seu site. bjssss e obrigada

    ResponderExcluir
  10. Oi sou o edval carioca mas residente em brasilia hoje comprei minha segunda muda de louro a primeira levei pera a chácara e morreu acho que pegou muito sol essa segunda vou tentar cultivar em casa com a ajuda de vôces, obrigado e até a próxima

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre desejei ter um pé de louro em vaso. O pai de uma amiga sugeriu que se eu desse a ele uma muda de canela ele me daria uma muda de louro. Achei formidável essa troca. Encomendeiros em um horto e fizemos a troca. O meu já cresceu bastante. Tenho muitas coisas em vasos, desde alecrim ao pé de cajá. Este ano colhereiro abacaxi. É muito prazeroso. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Aqui em Natal-RN já revirei todas as floriculturas e afins e nada de achar uma mudinha de louro ou moreno. Será que alguém pelas redondezas tem aluma para vender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já encontrou? Necessito tanto e ñ encontro aqui em natal

      Excluir
  13. PRECISO DE MUDAS DE HORTALIÇAS :ONDE COMPRAR MUDAS NO RJ/LARANJERAS RUA PINHEIRO MACHADO? É PARA PLANTIO EM JARROS/TERRAÇO;AGUARDO RESPOSTA!
    a.francaleite@uol.com.br 06/12/2015 Horta de apartamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, eu gostaria de saber se já vem plantadas nos vasos?

      Excluir
  14. Eu,alice,a.francaleite@uol.com.br COMPRO MUDAS DE HORTALIÇAS para plantio em vasos no terraço pequeno em apartamento em Laranjeiras/Rua Pinheiro Machado/RJ.Grata pela resposta!
    Abs,alice

    ResponderExcluir
  15. Mnda muito bem em seu blog...eu estou começando agora minha ortinha e estou amando,esbarrei por acaso neste seu blog mais valeu apenas suas dicas...parabéns eu voltarei como cultivar orquideas em vasos de barros

    ResponderExcluir
  16. Comprei uma muda de louro agora,esta no vaso e estava regando todo dia... Bom saber q é de 3 em 3 dias. Obg pela dica!

    ResponderExcluir
  17. Sou de Fortaleza no Ceará,aqu a também é difidif encontrar.consegui uma munda por um site, agora estou pesquisando como fazer ela ficar bem bonita (Ari Netto)

    ResponderExcluir
  18. Aqui em casa também tenho um pé. Em 2006 consegui uma mudinha com raiz e plantei em um vaso e depois de alguns anos meu marido plantou direto na terra. Hoje já é um pé enorme. Já demos vários galhinhos para os vizinhos.

    ResponderExcluir
  19. Meu marido também conseguiu fazer várias muda. Ele fez alporquia que descobriu pela internet e deu certo.

    ResponderExcluir
  20. Booom Diia " Maravilhada " com todos os Benfícios do Louro ; sempre ganho de uma amiga; mas o desejo de ter um vaso em casa aumentou .um Abraço à todas eh vamos passando á frente o assunto " Importante " de muitas Décadas 😙

    ResponderExcluir
  21. Ganhei uma muda em um vasinho e não estou sabendo cuidar.
    As folhas já estão secando e fico sem saber o que fazer.
    Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  22. PLANTEI O MEU ONTEM, FIQUEI MUITO FELIZ... JÁ QUERIA TER UM EM CASA FAZ TEMPO, OBRIGADO PELAS DICAS!! SEU BLOG É MARAVILHOSO !!

    ResponderExcluir
  23. Tenho um pé de louro no meu quintal,só que está muito alto e eu queria podar,qual altura ideal para eu não perder ele?

    ResponderExcluir
  24. eu uso louro q compro na feira livre mais aqui no Nordeste temos uma planta que chamamos de louro so que não é o mesmo louro q se conheçe aí,gostaria muito de saber q planta é essa ela tem folhas muito cheirosas e uma sementinha pretinha!

    ResponderExcluir
  25. Minha filha e meu genro plantaram um pé de louro em um vaso aqui na minha casa em SC antes de se mudarem para Belém no Pará. Só que nesse vaso enterraram as duas placentas das minhas netas que estavam no congelador da casa deles. O vaso ficou ba frente da casa debaixo de um toldo onde não pegava chuva só sol. Foi ficando feio, cheguei o vaso pra parte descoberta não adiantou, acabou secando. Não entendi se ele gosta de sol ou não. Penso em comprar outro pé, mas talvez seja melhor colocar o vaso na varanda dos fundos com menos sol. Mas se fosse plantado no chão não pegaria o sol direto? A rega não tem que ser de acordo com a umidade da terra? Obrigada Lucy Corrêa

    ResponderExcluir
  26. Tenho um pé de louro num vaso na praia, mas ele etá muito feio. Além de ter um tronco alto, não está com muitas folhas, e está num vaso alto e não muito largo e acho que toma muito sol. Qual a sua sugestão. Troco de vaso e coloco em um lugar que tome menos sol?

    ResponderExcluir
  27. Olá!! Moro em Natal-RN e há muito tempo procuro uma muda de louro para comprar aqui e não consigo encontrar. Uma pena, pois adoro cozinhar com ervas frescas... Olha, adorei seu blog! Parabéns pelo conteúdo! Muito informativo e útil!!

    ResponderExcluir
  28. Tenho uma planta que dizem ser louro. O gosto e o mesmo , mas a folha e diferente.
    Existe mais de um tipo. E serve p cha?

    ResponderExcluir
  29. Meu pé de louro na varanda mais não cresce

    ResponderExcluir
  30. Como faço para o pé dê louro crescer

    ResponderExcluir
  31. Este site é protegido por reCAPTCHA. A Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

    ResponderExcluir
  32. A gravação de tela é um processo de gravação das atividades que ocorrem na tela do computador. Você pode usar a gravação de tela para criar tutoriais em vídeo, capturar vídeos em streaming e muito mais. O Windows possui um gravador de tela integrado, mas também existem muitos programas de gravação de tela de terceiros disponíveis. Neste artigo, mostraremos a você como gravar a tela do celular. Existem algumas maneiras diferentes de gravar a tela do seu celular. A primeira maneira é usar um programa de gravação de tela. Existem muitos programas diferentes de gravação de tela disponíveis, e a maioria deles são programas pagos. No entanto, existem alguns programas gratuitos que funcionarão bem. Um dos programas de gravação de tela mais populares é o Camtasia. Camtasia é um programa pago, mas oferece versão de teste gratuita. Se você está procurando uma opção gratuita, o Screencast-O-Matic é uma boa escolha. É um programa simples e fácil de usar.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.