segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pipoca l'ancienne


Depois da frustração de descobrir que o microondas assassino carbonizou as pipocas enquanto elas ainda estouravam dentro do saco de papel, achamos por bem ressuscitar uma técnica ancestral: pipoca de panela.
E que gostoso foi escutar aqueles estouros com eco metálico, ver a tampa da panela dar pulinhos de animação e sentir o cheiro que só a pipoca à moda antiga tem!
E que mal há em lavar uma panela ao final da brincadeira? 

Fazer pipoca na panela é uma maneira de economizar o plástico, o papel e o alumínio da embalagem para microondas, além de você ter a chance de dosar o sal e o óleo que vai ingerir.

E se você já se esqueceu como se faz isso, vai a receita de pipoca de panela para 2 pessoas:

Em uma panela com 1 palmo de diâmetro, coloque 2 colheres de sopa de óleo e milho suficiente para cobrir o fundo - cobrir o fundo com o milho é a referência do quanto de pipoca cabe nas panelas de proporção "normal", aquelas um pouco mais largas do que altas.
Acenda o fogo alto, tampe a panela e fique junto. Quando ouvir os primeiros plocs, abaixe o fogo e agite a panela algumas vezes até que o intervalo entre os estouros comece a ficar mais longo. Desligue o fogo, espere tudo acalmar e abra a panela.
Aos poucos, vá transferindo a pipoca para uma tigela, colocando sal nas "camadas"; assim ele já fica bem distribuído.

Um bom filme, sua novela preferida, um cd novo ou mesmo aquele livro que você não consegue largar são uma ótima companhia para sua pipoca à moda antiga. E não espere chegar o próximo final de semana!

8 comentários:

  1. Parabéns!!! Ressucitar a pipoca de panela na minha casa foi a melhor decisão que tomei!!!
    Como tenho um menino de 4 aninhos, a hora da pipoca é mais animada quando feita na panela. Ele me ajuda, pega a pipoca, coloca na panela e fica todo alegre ouvindo elas estourarem. Fora isso o sabor é muito melhor e a boca não fica com aquela sensação de gordura horrorosa.

    ResponderExcluir
  2. Não só a pipoca na panela é mais gostosa como tudo que pudermos( se tivermos tempo, é claro) fazer à moda antiga parece mais saboroso, não é?
    Hoje, chuvinha caindo, friozinho gostoso(fora de época,é claro)cabe uma pipoca l'ancienne!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Adoooooooooro pipoca, Juliana! Aliás, duvido que alguém não goste. Só faço à moda antiga, até porque não tenho micro-ondas - sou uma cozinheira também à moda antiga, assim, um pouco bruxa, mexendo o caldeirão e fazendo a alquimia dos elementos. Além disso, ainda não há resultado conclusivo, mas uma forte suspeita de que o micro-ondas tira a vitalidade dos alimentos e suas ondas não fazem bem à saúde. Prevenida que sou, não uso. Sua receita é ótima. Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Cleonice, Sonia e Angela,
    deliciosos depoimentos, obrigada! Quem sabe conseguimos fazer essa moda pegar?
    Um beijo grande,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  5. Tj

    Pipoca aqui em casa, só na panela, tenho uma pipoqueira antiga dessas que o pessoal utiliza nos carrinhos, funciona bem e não deixa queimar o fundo.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Cheguei aqui através da Neide Rigo ;)

    Há alguns anos aboli as pipocas de microondas, simplesmente por elas arranharem o céu da minha boca. A sensação depois de comê-las foi ficando cada vez mais insuportável e então, o desagrado superava o prazer de comê-las.

    Por um acaso da vida, uma panela pipoqueira veio parar nas minha mãos. Ela tem décadas de existência, foi de uma tia minha e tem manivela :D
    Oh puxa! Fazer pipocas em panela assim é um desejo de infância, que a gente nem sabe que tem ;)

    Agora, como muito mais pipoca do que antes, posso comer a tigela INTEIRA e SOZINHA :D :D :D que não tem mais problema. Uso azeite para estoura-las e bem pouco sal, pq ele tb incomoda as papilas (já tão sensíveis...)

    Tem um milho roxinho à venda na Liberdade, para pipoca mesmo e ele dá umas pipoquinhas nanicas! o sabor é diferente, mas nem todos percebem. Ele não é lá muito barato, custa 3,00 - 250 gr (se eu não me engano), comparando com o milho premium amarelo que tem no mercado, mas é uma opção simpática e curiosa.

    Ah! vou colocar o blog nas leituras do reader e vou lá para os primeiros post.
    Obrigada!!


    ResponderExcluir
  7. Oi, Juliana
    Este blog é mesmo pra mim.
    ODEIO pipoca de microondas, sempre odiei, elas não têm gosto, nem sal, nem graça rsrsrs
    A minha especialidade é a doce, que todos amam.
    Lavar panela é secundário diante de tanta gostosura.

    Bjs
    Letícia - RJ

    ResponderExcluir
  8. Tj, eu tinha uma pipoqueira dessas quando era criança. Sabe que não sei onde foi parar?

    Gabi, que coisa isso das pipocas de microondas arranharem o céu da sua boca! Qual será a explicação para isso? A pipoqueira de manivela é mesmo uma delícia, queria ter uma outra vez... E vou procurar o milho roxinho quando for à Liberdade, obrigada pela dica. Muito obrigada pela visita!

    Letícia, seja sempre muito bem vinda. E qual a sua receita de doce? Ensina!

    Um beijo grande,
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.